Olá amigos e visitantes!

Que bom receber vocês aqui no meu espaço!
Estou reunindo um pouco das minhas preferências: minhas estórias, relatos de viagens, meus artesanatos, o meu carinho pelos animais, pessoas que admiro e que se dispuserem a colaborar para
tornar este espaço muito agradável.
Vou ficar muito feliz se você se identificar com as matérias aqui postadas e com meus relatos. Aproveite e compartilhe, afinal, tudo o que está aqui é NOSSO. Pretendo fazer atualizações semanais e, agradeço, desde já, o retorno que puderem dar, com sugestões e comentários.
Aprendi que é dividindo o conhecimento que se multiplicam
as coisas belas e que ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar.
Só não se esqueça de dar os créditos das autorias, porque a "etiqueta" na internet está valendo!!!
Um grande abraço a todos e obrigada pela visita.

Viagens

URUGUAI

De vez em quando a gente precisa se afastar um pouco do olho do furacão e apreciar as belezas do mundo - que são tantas - e voltar com uma nova energia, um novo brilho, uma nova vontade de continuar a luta diária.
E foi assim, fiz uma escapada rápida, de apenas cinco dias, para conhecer um pouco das belezas do Uruguai, um país que fica tão perto geograficamente, mas que ainda não tinha tido oportunidade de conhecer. Estivemos em Montevidéu, em Piriápolis, Ponta Ballena e Punta del Este. Gostaria de ter conhecido Colônia del Sacramento, mas o tempo não permitiu.

Adorei a cidade de Montevidéu. Beirando o Rio da Prata, é limpa, organizada e me senti em segurança, andando por suas ruas. Gente, dessa vez utilizei bastante taxi, mas também eu andei muito a pé, precisei de muitas "curitas" (band-aid), para protegê-los, mas só assim para conhecer um pouco mais em tão pouco tempo.

Saímos de São Paulo no voo das 8 e almocei em Montevidéu, depois de devidamente instalada num lindo hotel, na Rambla Bretaña. Era só atravessar a rua e estava na praia e a paisagem que via da minha janela era simplesmente encantadora.

Andar pelas ruas da Ciudad Vieja é muito gostoso. O moderno e o antigo se harmonizam e pude me imaginar nas páginas dos livros de Mario Benedetti, o mais conhecido autor uruguaio e que eu gosto muito.
É dele o livro da minha cabeceira nos últimos tempos:

"Me gusta la gente capaz de entender que el mayor error del ser humano es intentar sacarse de la cabeza aquello que no sale del corazón."

(In Fragmentos de "La gente que me gusta")

A Puerta del Ciudadela - O que restou da fortificação, que deixava a ciudad vieja dentro da muralha, como nas cidades européias.

Andar pelas ruas, sentar nas praças, tomar um mate, conversar com os moradores sobre fatos cotidianos e me atrapalhar com a língua...tudo uma delícia. Me sentia em casa. Os uruguaios são muito gentis com os turistas.

O Palácio Presidencial da República Oriental do Uruguai.

O Palácio Legislativo

O Teatro Solis

A Catedral (o interior)

O Sofitel Hotel e Cassino - No bairro Carrasco

Flores e descanso na Plaza Independência

O lindo Shopping Puerta Carretas

Eu vi roupas lindas e belos sapatos, mas também apreciei livrarias...rs.

Perguntei ao recepcionista do hotel:
Hay cosas que hacer en un domingo lluvioso? ¿Cómo lo hacen los uruguayos?

E lá fomos nós conhecer o Mercado Agrícola e viver um dia típico dos uruguaios.

Comer um belo churrasco

Passear pelas ruas do bairro Puerta Carretas...

Ir ao Parque Rodó

Apreciar a festa para Iemanjá que estava acontecendo na Playa Ramirez

E, mortas de cansada, terminar a noite com um lanche no hotel... Muito bom!

O Uruguai é uma planície e a única região onde tem alguns morros é Piriápolis, situada no caminho para Punta del Este e que foi o primeiro balneário do Uruguai.
Hoje foi ultrapassada em importância, riqueza econômica por Punta del Este, mas devido ao seu aspecto geográfico, permanece como uma cidade mística e para lá se dirigem as pessoas que tem alguma relação com as forças do Universo. É muito linda cidade também!

Punta Ballena. Um lugar muito bonito e é onde está localizada a Casa del Pueblo, de Carlos Paez Vilaró. Hoje é um misto de casa, hotel, museu, quase tudo aberto ao público, mediante cobrança de taxa, é claro!

Passar pela Ponte ondulada é uma gostosura, o estômago sobe e desce, como numa montanha russa e é uma bela construção da engenharia uruguaia.

Gostei de Punta del Este, mas fiquei um pouco decepcionada. Por ser um dos mais famosos balneários do mundo, confesso que esperava mais do local. Acho que o maior erro foi tê-lo comparado ao nosso Guarujá ou ao Rio de Janeiro.  Mas valeu conhecer a escultura "Los Dedos", que fica na Playa Brava, o condomínio dos famosos do mundo, com casas espetaculares. Fotografei a casa do Maradona e do proprietário da Grendene (um quarteirão de construção, cada uma delas). Gostei também de ter ido ao Cassino Conrad, um lugar de beleza e sofisticação.

Escultura "Los Dedos"

A cidade de Punta del Este

O Cassino Conrad é maravilhoso!

Esse era o prêmio do dia, no Cassino Conrad, para os apostadores TOP...rs.

Bom, eu quero mais Uruguai. Adorei esses dias. É um lugar que recomendo!

ITÁLIA, FRANÇA E ALPES SUÍÇOS

Aos pássaros Deus deus asas, a mim deu desejo de conhecimento, coragem para ultrapassar obstáculos e muita fé na vida e nos homens.
Conhecer a Itália e a França sempre foi um sonho, acalentado durante muitos anos. Devo reconhecer que a inclusão da Suíça nesse passeio acrescentou belezas que precisam ser sentidas e guardadas na memória do coração.
Posso dizer que, em todos os lugares onde estive, não consegui ficar apenas com a visão da turista deslumbrada com as belezas da natureza e as construídas pelas mãos humanas, mas teve muito peso a visão da historiadora, principalmente na Itália.
Roma, a capital da Itália, é uma dessas cidades que realmente vale a pena conhecer, ver de perto monumentos e lugares eternizados em livros e em todas as formas de arte.
Transpirando história, é mesmo a Cidade Eterna, assim chamada por sua existência que atravessa milênios.
Impossível conhecer todos os pontos turísticos de Roma numa viagem tão curta, para cada lado que se olha é um mergulho na história. É uma cidade que, desde seu nascimento, vem cultivando construções que deixam qualquer pessoa encantada. Também tem construções modernas e, como qualquer grande metrópole, tem muito trânsito e um grande contingente de turistas.
Importante registrar os passeios ao Vaticano e seu museu, a Capela Sistina, ao Coliseu, ao Fórum Romano, ao Phanteon, Fontana de Trevi, Piazza di Navona e outros.
Fomos também à Nápoles, consegui ver o Vesúvio, que graças a Deus está adormecido, a Ilha de Capri e a bela Ana Capri. Depois de voltar a Roma, seguimos viagem, passando pelos campos da Umbria, chegamos à Toscana, para conhecer a linda Firenze (ou Florença), uma das mais belas cidades da Itália e o berço do Renascimento. Revivi as aulas de História e de Direito, andei pelas ruas onde andaram muitos gênios, como Leonardo da Vinci, Michelângelo, Dante Alighieri, Filippo Brunelleschi e Nicolau Maquiavel, que contribuíram para sua grandeza. A Catedral de Firenze, Igreja de Santa Maria del Fiore é, sem dúvida, uma verdadeira obra de arte.
Fomos também a Pisa, Veneza, Pádova (ou Pádua), Verona e Milão. Me emocionei muito em Pádova, foi uma benção chegar à Catedral no horário da missa e conseguir receber a eucaristia das mãos do Arcebispo de Pádova. Acho que foi um bom sinal!
Seguimos depois, passando pelo Lago de Como, para os Alpes Suíços e fiquei maravilhada. Assim como eu, eles amam as flores e os chocolates (e os relógios também) e a paisagem é belíssima. O Lago dos Quatro Cantões é um espetáculo à parte e a gente fica com vontade de não parar de apreciar a beleza. A Suíça é linda, linda. Não digo que moraria na Suíça, porque adoro o Brasil e meu coração está aqui, mas seria maravilhoso passar umas longas férias, em muito boa companhia.
Almoçamos na estação Rigi, com direito a um legítimo founde e torta de frutas do bosque, depois fizemos a subida de teleférico, descemos de trem e fizemos uma pequena viagem de 40 minutos de barco, até Lucerna, que é uma cidade deliciosa.
O Hotel Europe, em Lucerna, é um verdadeiro palacete e eu quase me senti uma dama antiga...rs.
A França é um caso de amor. Passamos por vários "villages" do nordeste da França, até chegarmos a Dijon, uma cidade que mantém um toque medieval, onde se fabrica a famosa mostarda e que tem as corujas como símbolo. Elas estão por toda parte, até no chão, nas placas de bronze que indicam a rota turística da cidade.
Estivemos em Versalhes, para conhecer o Palácio e seus maravilhosos jardins. Mais uma emoção! A grande sala dos espelhos é uma obra de muita arte e muito luxo. para entender toda a opulência e ostentação do lugar é preciso voltar os olhos para a história da França de 1682, quando Luís XIV se mudou para lá e Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França, até 1789.
Paris...eu me apaixonei por paris. Posso dizer: Paris, Je t'aime. A linda Cidade Luz, que durante séculos recebeu as mentes mais iluminadas nas diversas vertentes das artes e que parece que não dorme nunca. Ainda não vi cidade mais bonita, nem mais romântica, nem mais sedutora. Ah! Paris...
Foi simplesmente delicioso andar por suas ruas, as praças, tomar um café num dos famosos bistrôs, fazer o passeio de Bateau Mouche pelo Rio Sena e contornar a Île de La cité (o coração da cidade), a Capela de Saint-Chapelle e Igreja de St. Geneviève, andar pela Champs-Élysées (que forma o eixo histórico de Paris), conhecer a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, a Catedral de Notre Dame, a Sacre Couer e tantas outras belezas.
Ficou um gostinho de quero mais e até pisei no marco zero de paris, em frente à Catedral de Notre Dame, para dizer que pretendo voltar.
Amei a viagem, amei a companhia, as pessoas maravilhosas que conheci. Tudo de bom!
Fiz muitas fotos, mas infelizmente nada consegue retratar o que ficou gravado em minha memória e meu coração.

Em Roma - Coliseu

No Vaticano - Igreja de São Pedro

A Fontana de Trevi

O teto do Phanteon - Maravilhosa obra de arquitetura.

Em Verona

Casa da Julieta, em Verona

Em Veneza

Nos Alpes Suíços - no lago dos Quatro Cantões

Um delicioso founde na Estação Rigi, Suíça

Muitas flores em Lucerna, Suíça

ESTADO DE SÃO PAULO

O Estado de São Paulo guarda uma grande riqueza em termos de turismo, seja na capital São Paulo ou no seu interior . Não pretendo esgotar o assunto, porque ficaria muito cansativo, vou apenas mostrar algumas opções de passeios de praia e do interior.

A Capital é pródiga em restaurantes famosos, belos parques, o centro histórico (região da Praça da Sé, Pátio do Colégio e do Mercado Modelo), o centro financeiro (Avenida Paulista, onde também está o Museu MASP) , o reduto chique da moda (Rua Oscar Freire) e seus bairros pitorescos, como a Liberdade (concentração de Japoneses, chineses e coreanos), o Brás (venda por atacado de confecções), o Morumbi (bairro de classe alta e onde está situado o Palácio do Governo), a região do Ipiranga, com seu Museu e o lindo Parque Ibirapuera.
A cidade de São Paulo conta com os maiores e melhores shoppings centers do país e, em muitos deles, acontecem desfiles de moda, apresentações de corais e outras atividades culturais, em determiandas épocas do ano.

Vou tentar mostrar um pouquinho de cada região, porque é quase impossível revelar todas as facetas de uma imensa cidade como São Paulo.

Além das oportunidades de lazer, culturais e gastronômicas que a cidade de São Paulo oferece, encontram-se também muitas belezas, tanto no seu litoral como no interior.

Litoral:
As praias mais famosas de São Paulo estão no trecho que margeia a Rodovia Rio-Santos: entre Santos e o Rio de Janeiro (Santos, Guarujá, Bertioga, Maresias, Caraguatatuba, Ubatuba, Boiçucanga e outras). Também, tem cidades muito conhecidas, como a Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe (no litoral sul), além de lindas ilhas, como a Ilha Bela (norte) e a Ilha Comprida (sul).

Interior:
O interior paulista reúne muitas opções de passeios para quem mora nas grandes cidades e deseja aproveitar os encantos das cidades próximas. Grandes hotéis-fazenda, cidades históricas, produtoras de vinho, centros de artesanato (Embu das Artes), cidades com vocação religiosa (Aparecida, Pirapora do Bom Jesus), cidades onde se concentram os rodeios (Barretos, Jaguariúna), passeios de barco em Avaré, turismo de aventira em Brotas, Presidente Epitácio (divisa com Mato Grosso e ás beiras do Rio Paraná.
- Campos de Jordão
- Serra Negra, Águas de Lindóia, Lindóia e Amparo, denominados de Circuito das Águas.
- Pedreira e Jaguariuna
- Campinas e seu entorno (Sousas, ...., Vinhedo, Atibaia)
- Sorocaba, Itu e São Roque
- Embu das Artes

PERU

Ah! O Peru...Uma grata surpresa!

Conhecer o Peru sempre foi o meu sonho, desde a época em que fiz a faculdade de História e me especializei em Geografia, História e Arte da América Latina. Queria ver, ao vivo e a cores, tudo o que havia visto e aprendido com os livros.
Em duas ocasiões planejei, com algumas amigas, mas não deu certo. Então, quando meu filho caçula me convidou, aceitei de pronto. Era a oportunidade tão esperada.
Devo confessar que fiquei um pouco apreensiva, já tinha ouvido algumas estórias de viajantes, que relataram passagens não tão agradáveis pelo Peru. Mas eles viajaram como mochileiros e eu fiz uma viagem tradicional, com todo o roteiro planejado pelo meu filho, as reservas feitas para a primeira etapa da viagem e indicações para aquisição de ticket's e hospedagem nos demais locais.
Posso dizer que foi uma aventura e tanto. Maravilhosa viagem e maravilhoso é o Peru.
Nem sei se conseguirei retratar aqui um pouco da magia, dos encantos e das delícias do Peru, mas vou tentar.

E assim fui eu, em setembro de 2011, conhecer o Peru. É um país vibrante como o sol, colorido, alegre e eles colocam toda a magia das cores nas roupas, na música e no seu artesanato. Não tem como não se apaixonar.

Para ficar mais didática a exposição, vou dividir em tópicos: Lima, Cusco, Vale Sagrado, Ollantaytambo, Águas Calientes e Machu Pichu.

Sobrevoar a Cordilheira dos Andes e saber que já estávamos em território peruano me deu uma grande emoção. As montanhas nevadas são um grande espetáculo, vistas do alto e emocionantes quando as vimos em terra.

A chegada a Lima, viajamos pela Taca peruana, uma ótima companhia aérea, com muito bom serviço de bordo. O Aeroporto Internacional fica na cidade de Callao, nos arredores de Lima.

Lima

Lima é a capital do Peru, uma grande e bela cidade. Nós nos hospedamos em Miraflores, que é um distrito de Lima, que mais se parece com um bairro nobre da capital, com a diferença que lá tem uma polícia local, um comércio muito bom, o shopping Larcomar (o melhor e mais bonito do Peru). Nosso hotel estava localizado a apenas duas quadras do Shopping Larcomar, o que facilitava muito as comprinhas e as refeições noturnas, durante a nossa estada em Lima, sendo que ficamos em Lima durante 5 dias, fizemos o roteiro turístico e na volta, ficamos mais 3 dias. Posso dizer que foram poucos dias porque Lima tem muita coisa bonita pra se ver e fazer.

Hotel - Nos hospedamos no El Ducado, um hotel muito aconchegante, que tem um pátio interno que se parece com os pátios das casas da Espanha.

Acho que gostei tanto do hotel porque em todos os lugares tinha objetos de arte e artesanato, minhas maiores paixões.

Essa era a visão do meu quarto no hotel. Uma curiosidade: em Lima não chove, ou quase nunca chove e mesmo assim, as plantas são belíssimas. Acho que é a umidade do ar.

Passeando por Miraflores

Essa foto é da sala de espera de um "locutório" (cabine telefônica). Me chamou a atenção o conforto e a limpeza.

Shopping Larcomar

O Larcomar se debruça sobre o Oceano Pacífico e de lá se tem uma das mais lindas vistas.

O Larcomar tem lojas maravilhosas, algumas conhecidas mundialmente e também lojas regionais.
A preocupação dos peruanos com a preservação da natureza me surpreendeu. Essa loja preservou, no seu centro, a pedra existente, com inscrições pré-incaicas.

É muito comum encontrar artesãos trabalhando nas lojas.

O Larcomar também tem restaurantes muito bons, com comidas peruanas e internacional. Ficamos fãs do Zanzibar e o Portofino.

Rsrs...ganhei até flores do maitre...

Durante a nossa estada em Lima, não tivemos nenhum dia de rotina, era passear, passear, passear. Havia muita coisa para ser vista e além disso, estava acontecendo o Festival de La Mistura, que é um evento gastronômico, que acontece uma vez por ano, no mês de setembro e recebe chefes de cozinha de todo o Peru e do mundo. Uma oportunidade imperdível para apreciar a culinária regional. Outra visita imperdível é ao local do Circuito Mágico das Águas, com shows deslumbrantes.

Huaca Plucana
É um sítio arqueológico, descoberto há poucos anos. Fica em Miraflores e está sendo estudado pelos arqueólogos. A cada dia são feitas novas descobertas. Passamos quase um dia inteiro lá, tem muita coisa pra ver: todo o sítio arqueológico, museu e um lindo restaurante.

Meu filho André foi um grande companheiro de viagem, amou o Peru e tudo o que conhecemos lá.

Jardins do restaurante em Huaca Plucana.

Os "perros"peruanos são muito bem cuidados. Essa é uma raça de cachorros que não tem pelos. Eles são os guardas do local e vestem camisetinhas da Lacoste, a famosa marca do Peru.

Plaza de Armas

Como já expliquei quando falei sobre a Plaza de Armas da Argentina, em todas as cidades de colonização espanhola, as Plazas de Armas eram o centro político e administrativo da cidade.

A Catedral de Lima, fica num dos lados da Plaza de Armas

Existe um presépio permanente na Catedral

Sede do Governo do Peru

Sede Administrativa (uma espécie de Prefeitura)

Prédio do Congresso Peruano

Festival de La Mistura

É um festival que acontece anualmente, sempre nos meses de setembro. Reune a culinária regional e dos países vizinhos. Muita festa e comida diferente e típica, passamos uma tarde inteira nos deliciando.

O festival acontece num grande parque. Os peruanos gostam muito de praças e parques e todos são muito bem cuidados e as pessoas se sentem absolutamente seguras.

Me diverti muito e tirei muitas fotos com as "chicas". Elas adoram exibir seus trajes típicos e se oferecem para as fotos.

Nesse dia, resolvemos experimentar não só as comidas típicas, mas também a famosa cerveja "Três Cruzes".

Durante o dia fez muito calor, mas por volta das 17:00 horas a temperatura começa a cair e faz muito frio à noite. Nós saíamos com roupa de calor e voltávamos agasalhados. Nesse dia até precisei comprar um agasalho na rua.

Experimentamos algumas coisas, principalmente uma comida feita no chão, no meio das brasas, chamada pachamanca.

Um xamã estava escolhendo algumas pessoas para abençoar e abençoou a comida. Fui escolhida, talvez por ser a única loira da fila...rs.

A pachamamca (carne, raízes e feijões, com molho apimentado)

O meu filho não quis experimentar prato tão exótico, preferiu ficar com o tradicional "Pollo a la brasa"

Circuito Mágico das Águas

Localizado no Parque de la Reserva, é um espetáculo. Gostamos tanto que fomos duas noites. O espetáculo da dança das águas, com música clássica e show de luzes acontece às 20:00 horas, mas é aconselhável chegar mais cedo e passear pelo parque. Estava fazendo um frio!!!!!

Sempre uma delícia encontrar brasileiros. Encontramos o Hugo no Circuito das Águas, nas duas noites em que lá estivemos.

Conhecemos também o José e a Helena, casal de brasileiros, morando em Lima. Estivemos com eles na festa da Mistura, nos encontramos no Circuito Mágico das Águas e eles nos levaram ao Cassino. Adoramos!

Fomos ao Cassino Atlantic City, o mais bonito de Lima. Consegui perder alguns dólares na roleta, mas não pagamos as bebidas, o jantar e as deliciosas sobremesas que comemos. Valeu!

Passeios pela cidade de Lima

No Parque de La Muralha

O Museo das Catacumbas

Um lugar que merece a visita, mas se você for asmático ou alérgico a poeira, não vá. É umn lugar subterrâneo e ali encontram-se as valas e poços com ossadas dos antepassados povos que li viveram. Uma espécie de cemitério, mas com os ossos à mostra.

Museu do Oro

O Museo do Oro do Peru retrata a história da ouriversaria pré-incaica no peru, com objetos de ouro, prata e pedras preciosas. Um deslumbre e riqueza inimaginável.

É terminantemente proibido fotografar dentro do Museu, existem cãmeras de vigilância por todos os lados e é até compreensível, uma vez que o valor histórico e financeiro das peças precisa ser preservado.  Essa foto é da internet, de uma das figuras mais representativas da cultura pré-incaica. Comprei uma réplica, para a minha parede de lembranças.

No Museo do Oro também está em exposição, armas de diferentes culturas. A riqueza dos objetos impressiona.

Museo de La Nación

Também abriga uma grande quantidade de objetos de arte pré-incaica e incaica. Um espetáculo!!!

Museu de Artes de Lima

Museu do Índio e Indian Market
Grandes centros de artesanato peruano. Coisas belíssimas!

Praça dos Amores

Lima tem muitos restaurantes típicos.

Além do Larcomar, Lima também tem outro shopping muito bom e bonito.

CUSCO

Cusco é considerada a capital arqueológica das Américas. Arqueologicamente, Cusco e seus arredores são consideradas uma maravilha para a humanidade e guardam os vestígios de uma civilização poderosa e de uma cultura que ainda se mantém em algumas partes do Peru. Cusco é um museu vivo.

Seu nome que dizer "umbigo do mundo", uma vez que dali saíam caminhos que levavam a todos os outros locais de importância para os índios.

Esse é o mural da cidade. Na frente tem a cascata de água e o grande símbolo de Cusco e no verso tem um grande painel.

A cidade é toda cercada de montanhas, onde existem os sítios arqueológicos.

Cusco está localizada a 3.400 metros de altitude. É muito comum os turistas sentirem os efeitos do mal de altitude, denominado de "soroche". Recomenda-se a todos que, ao desembarcarem em Cusco, façam uso do chá de Coca e descansar por algumas horas, para se aclimatarem.

Situada no Vale Sagrado dos Incas, Cusco é cercada de história, lendas e mistérios. Foi planejada pelos incas para ter a forma de um puma, mas seu traçado foi modificado pelos espanhóis, que destruíram grande parte do patrimônio construído pelos incas.

Plaza de Armas de Cusco

Muito bonita e bem cuidada, só perde para a Plaza de Armas de Lima, a mais bonita que já vi.

Catedral de Cusco

Igreja de San Bláz

Bastante visitada por turistas, a Igreja de San Bláz tem um jardim lateral, de onde se tem uma bela vista de Cusco.

No bairro de San Blás, é onde encontra-se a maior parte dos artesãos de Cusco.Todas as ruas, cada portinha é uma loja de artesanatos.

Nas ruas, as pessoas também vendem artesanato, num grande comércio a céu aberto. Eles oferecem as mercadorias e o segredo é "negociar".

Bons hotéis e restaurantes em Cusco, com as garçonetes vestidas tipicamente.

É muito tranquilo e gostoso andar pelas ruas de Cusco.

Em Cusco, por todos os lados que se olha, tudo é história. A cultura pré-incaica e incaica está presente em tudo e o passado de destruição praticado pelos colonicadores também. Um sentimento de revolta toma conta da gente quando conhecemos de perto a riqueza que foi o império inca e o que foi feito com essa cultura.

Um exemplo de destruição é QoriKancha, que foi o principal templo do Deus-Sol.
Em 1534, os espanhóis construíram uma Igreja Dominicana e posteriormente o Convento de Santo Domingo, sobre o local, que para os incas era sagrado. Isso era muito comum no período do descobrimento e da dominação colonizadora, era necessário acabar com a cultura do povo subjugado e isso se iniciava com a destruição dos templos religiosos.

Imagens de Qorikancha e Convento de Santo Domingo:

Interior do Convento. Restauradas algumas salas do templo indígena. A pedra no centro era um altar de sacrifícios.

Área externa do Convento, um lindo jardim.

Na avenida de Cusco, tendo ao fundo o Convento San Domingo.

Cusco é a porta de entrada para a descoberta da herança deixada pelos povos incaicos e pré-incaicos. Visitamos o Vale Sagrado, local onde se concentram vários sítios arqueológicos, que preservam muito da cultura inca. Os principais são Qenqo, Sacksawaman, Tambomachay e Pucapucara.

Sacksawaman-
Aqui fica muito fácil notar o estilo arquitetônico dos Incas. Essa construção está relacionada com a religião e a filosofia dos Andes  e foi feita para homenagear os raios e é em forma de zigzag. Está relacionada à serpente, que representa o mundo de espera e conhecimentos, entre o nosso mundo e o dos Deuses (uma espécie de purgatório).

Foi construída num local bem alto e de lá se enxergava a cidade de Cusco.

Qenqo - Nesse local existe uma mesa de sacrifícios, onde os incas matavam lhamas, alpacas e às vezes até criançcas, para os sacrifícios (rituais).

Pucapucara - Um templo de passagem e mumificação

As águas que desciam das montanhas eram conduzidas por sistemas de canaletas feitas com as pedras. Um sistema hidráulico que impressiona até hoje.

Tambomachay - Aqui a altitude é de mais de 4000 metros. Conseguimos chegar até a altura de 3765 metros  e fomos surpreendidos por uma nevasca repentina, o que impossibilitou a subida pela trilha, até o topo mais alto.

Meu filho aguentou a temperatura fora do carro, mas eu preferi me proteger. Um vento cortante e a neve caindo, caindo...

E de repente, tudo foi ficando branco e a neve foi tomando conta da paisagem. Emocionante!

Vale de Urubamba e Pisac.
 No Vale do Urubamba os índios praticavam a agricultura. Era o celeiro de Cusco e até hoje, continua sendo o local mais produtivo do Peru.

O vale é lindo.Fizemos várias paradas: para almoçar num lindo restaurante de estilo europeu e paramos também nos centros de artesanato ao longo da estrada. Lhamas e alpacas faziam a festa dos visitantes.

As lhamas são mansas, mas tem o péssimo costume de cuspir nas pessoas. É aconselhável se aproximar com cuidado.

Por todo o trajeto encontramos pessoas vestidas com trajes típicos peruanos e vendendo suas artesanias.

Depois de várias horas e muitas paradas, chegamos a PISAC, onde tem a famosa feira de artesanato peruano.

Ollantaytambo

Conhecer Ollantaytambo foi, para mim, uma prévia de Machu Pichu.

Chegamos a Ollanta por volta das 16:00 horas e nos dirigimos ao Parque Arqueológico de Ollantaytambo.
É uma das mais belas fortalezas incas e se constitui num complexo que inclui cidade e construções monolíticas, do período Inca e está localizada na província de Urubamba, na região de Cusco e pertence ao Vale Sagrado de Los Incas.

Dali se avista ruas de pedra, canais de água, antigos terraços agrícolas dispostos em diferentes alturas, além de depósitos, templos e conjutos habitacionais da época inca.

O local é magnífico e tão impressionante quanto Machu Pichu. Historicamente, testemunhou uma vitória da resistência dos incas sobre os colonizadores, logo após a tomada de Cusco. Foi o local para onde Manco Inca se retirou, depois de ter conseguido cercar Cusco por vários meses e impedir a dominação espanhola naquele momento, fato que ocorreria tempos depois.
O guia nos informou que o nome Ollantaytambo significa "casa de Ollanta", que era um general que se apaixonou por uma princesa inca.

Vista do complexo:

Pernoitamos em Ollanta e pudemos sair passear e jantar à noite, na cidadezinha. Fomos apresentados a um prato típico do Peru, o Cuy, uma espécie de porquinho da índia.

No dia seguinte, após o almoço, nos dirigimos por uma avenida florida, até a estação de trens, para seguirmos em direção a Águas Calientes.

Não resisti e fotografei o "serviço de taxi" de Ollanta. Pitoresco!

Fomos de trem de Ollantaytambo para Águas Calientes (2 horas) e depois voltamos de Águas Calientes para Cusco (5 horas). O serviço de trem é explorado pela PeruRail, do grupo Oriente Express e tem 3 categorias: a de mochileiros, a Vistadome e a Hiram Binghsm, que foi a que escolhemos, por ser servida de muito conforto, com assentos estofados e mesas para refeições, excelente serviço de bordo e janelas panorâmicas no teto, o que nos permitiu apreciar a linda paisagem das montanhas nevadas.

Chegamos em Águas Calientes por volta de 17:00 horas, nos hospedamos no Hotel Presidente, com ótimas acomodações e bem localizado. Águas Calientes é a cidade ao pé da montanha Machu Pichu.

Foi muito gostoso passear por Águas Calientes, com suas ruazinhas estreitas e intenso comércio.

Fomos conhecer a Igreja de Águas Calientes e achei muito curioso ver uma imagem do Cristo  negro. Pensei que fosse para que ficasse parecido com a pele morena dos peruanos, mas me explicaram que foi o efeito da queima intensa de velas muito próximo da imagem, ela escureceu pela fumaça das velas.

À noite fomos jantar no Índio Feliz, um restaurante bem aconchegante, inteiramente decorado com artesanatos peruanos e onde tem um salão com mensagens deixadas pelos turistas, enfeitando as paredes. Nós também deixamos a nossa mensagem.

No dia seguinte pela manhã, pegamos o micro-ônibus, para a subida até o Parque Arqueológico Machu Pichu, a cereja do bolo, como dizia meu filho.

Um pouco da história de Machu Pichu, conforme a Wickipédia:

" Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti, primeiro imperador inca. Consiste de duas grandes áreas: a agrícola, formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos e a outra, uma zona urbana, zona sagrada, onde se destacam templos, praças e mausoléus reais.
Há diversas teorias sobre a função de Machu Pichu, porém a mais aceita, afirma que foi um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia ds regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano inca e seu séuito mais próximo, em caso de ataque.
Foi o professor norte-americano Hiram Bingham quem à frente de uma expedição da Universidade de Yale, redescobriu e apresentou ao mu7ndo Machu Pichu, em 24 de julho de 1911."

A chegada a Machu Pichu se faz em frente a um grande hotel, com portões de ingresso para a entrada no parque. Nós já estávamos com os bilhetes, comprados desde Lima, uma vez que o ingresso tem número limitado de pessoas por dia. Tudo é muito organizado.
Aconselha-se levar protetor solar, repelentes de insetos, chapéu e uma bengala típica de montanha e eu fiz tudo isso. Garanto que me ajudou muito nas subidas e descidas dos degraus e rampas nas ruínas. Era um entra e sai de um lugar para o outro e nós, seguindo o nosso guia Ronaldinho, que explicava tudo com muita paciência.

Quando entramos no local, fui acometida de forte emoção. Tudo aquilo é história a céu aberto.

As portas são em forma trapezoidal, mais estreitas no alto e as pedras são lapidadas e encaixadas com tanta perfeição que nem o abandono por tantos séculos conseguiu modificar.

Quando chegamos, por volta das 9:00, estava muito frio e com bastante neblina, mas aos poucos o sol foi aquecendo e a neblina desapareceu e pudemos ter a visão maravilhosa daquele lugar mágico.

Nessa foto, eu estava num dos pontos mais altos.

Visão geral

Torre do Deus- Sol

É uma emoção indescritível e de lá, do alto da montanha, pode-se sentir a energia deixada pelos antepassados que ali viveram.

A nossa viagem não terminou aí. Ainda voltamos a Cusco e mais alguns dias em Lima, para as visitas que faltavam e as tão merecidas comprinhas de artesanatos.

Deixamos o Peru já sentindo saudades e um gostinho de quero mais. Fica meu carinho ao povo peruano, sempre tão solícito e gentil e posso dizer, com certeza: eu voltarei ao Peru.

Peru 2011 - Parte 1- Lima

Peru 2011 - Parte 2- Cusco

Peru 2011 - Parte 3- Machu Pichu

ARGENTINA - BUENOS AIRES

Buenos Aires, a capital da Argentina é a cidade de maior importância. É um daqueles lugares onde as pessoas precisam conhecer. Repleta de vida e de coisas interessantes, com lembranças um pouco apagadas da Argentina de Evita Perón e de todo o glamour em torno do mito e do país. Um lugar que tem muita história e esquecendo a antiga rivalidade entre argentinos e brasileiros, muito por conta do futebol de Maradona, vale muito o passeio.

Existem muitos pacotes de viagens que prometem levar o turista a conhecer Buenos Aires em dois dias, mas não acredite. Penso que não dá para visitar essa cidade repleta de historicidade e de encantos em menos de cinco dias, porque só assim, a pessoa entra no clima portenho, anda pela cidade sem pressa e consegue fazer programas diurnos e noturnos sem o cansaço habitual das maratonas de viagem.

Apesar de ter passado por algumas contrariedades, que descreverei ao longo das postagens, eu adorei Buenos Aires e pretendo voltar outras vezes.

Como tem muita informação, achei mais interessante dividir as postagens em três etapas, para ficar mais didático e auxiliar quem pretende fazer essa viagem. Inicio com o centro de Buenos Aires, onde vou incluir a Plaza de Mayo e suas atrações (Casa Rosada, El Cabildo, Catedral Metropolitana, Pirâmide de Mayo, o Banco de La Nación Argentina, o Congresso, o Parque Colón), a Avenida de Mayo, a Avenida 9 de Julio, o Obelisco e a Calle Florida, com seu shopping a céu aberto, o Café Tortoni e a Libreria El Ateneo .
Posteriormente, farei as postagens sobre o bairro La Boca e o Caminito, o Bairro da Recoleta, Palermo, Puerto Madero.
E, por último, os shoppings da cidade ( Galerias Pacífico, Abasto e o Alto Palermo), casas de tango,  restaurantes, os parques, as lindas áreas verdes de Buenos Aires e outras atrações.

1- Buenos Aires Central

Plaza de Mayo -  Esse tópico merece um pouco de história.

O nome Plaza Mayor provém dos tempos do descobrimento dos países do Novo Mundo, onde os reis católicos se preocupavam em fazer um lugar que servisse para priorizar os mercados e comércio. Preocupavam-se também em ter um local para concentrar a população das novas cidades em caso de ataques. Ao redor dessa praça foram abrigados também os principais edifícios públicos, como a casa de controle administrativo e a igreja. Essas praças eram conhecidas como Plaza de Armas. Isso pode muito bem ser observado em cidades de colonização espanhola, especialmente no Peru (Lima, Arequipa, Cusco, Puno), na Argentina, Equador, México.
O coração do centro histórico e cívico de toda cidade hispanoamericana é a Plaza Mayor, que se desenvolvia na medida em que as necessidades locais iam crescendo. Nesses locais, aconteceram e ainda acontecem os grandes festejos e solenidades públicas, como os atos de fé, execuções, corridas de touro e atualmente, os pronunciamentos dos Presidentes, revoluções, conflitos sociais ou manifestações em geral.

No caso específico de Buenos Aires, a Plaza de Armas dicou conhecida como a Plaza de Mayo, por causa da Revolução de Mayo, ocorrida em 25.05.1810, que iniciou o processo de independência das colônias da região sul da América do Sul, mas a sua origem data de 1580, quando a cidade foi fundada pela segunda vez, por Juan de Garay (a primeira fundação data de 1536). Quando comparadas a outras Plazas que eu conheço (de Lima, de Cusco e de Santiago), a Plaza de Mayo me decepcionou pelo abandono de seus gramados e jardins. Senti falta das flores que são muito abundantes no Peru e no Chile.

No centro da Plaza de Mayo, encontra-se a Pirâmide de Mayo, um pequeno obelisco, erguido em 1811, para comemorar o início do processo de indenpendência. Ela ficava em outro local e foi trasladada para o centro da praça em 1912.

A Plaza de Mayo tem ao seu redor, a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana, o Cabildo e a Prefeitura de Buenos Aires e o Banco de La Nación Argentina e dessa praça, saem importantes avenidas, como a Avenida de Mayo e as Diagonais Sur e Norte.

Casa Rosada - Sede do Governo da Argentina e residência da atual Presidente, Cristina Kirschner. Funciona como sede do governo desde 1810 e tem essa cor desde 1873, inspirada na Casa Branca americana, idealizada por Domingo Sarmiento.

Em frente à Casa Rosada, acontece a tradicional troca da guarda presidencial. Achei um tanto acanhada, quando comparada à beleza da troca da guarda em Santiago do Chile.

El Cabildo - Antiga construção, cujo prédio era destinado à administração da cidade pela metrópole espanhola. É um local histórico e hoje funciona como um museu da independência, uma vez que foi nesse local que os habitantes mais expressivos da cidade se reuniram para planejar a independência.

A Catedral  Matropolitana- Muito bonita. Em estilo greco-romano, com suas colunas. Fica do lado esquerdo da Plaza, para quem está de frente para a Casa Rosada. Seu interior é lindíssimo, com muito ouro e prata, um material abundante nos países de colonização espanhola.

As mães da Plaza de Mayo - Desde 1970, mães se reunem nessa praça, com fotos de seus filhos desaparecidos pelos militares, durante a ditadura na Argentina.  A ditadura durou sete anos (de 1966 a 1973), e foi um período denominado pelos argentinos como "cruel e sangrento", onde aproximadamente 30 mil pessoas foram sequestradas pelos militares e "confessos" mais de 8.000 mortos, muitos deles após métodos tenebrosos de tortura. Atualmente, essas mães constituíram uma associação, denominada "Associação das Mães da Plaza de Mayo" e que teve uma dissidência por razões políticas. Todas as quintas-feiras às 15:00 horas, essas mães se reúnem e caminham em círculo pela praça, com fotos e cartazes de seus filhos desaparecidos. É emocionante e não resisti, me engajando na passeata.

Os trabalhadores rurais da Argentina, incentivados por seu sindicato, estavam fazendo uma manifestação na Plaza de Mayo. Havia acampamento e muitas faixas.

O Congresso Argentino - O prédio é muito imponente e sua cúpula verde foi inspirada no Capitólio americano.

Prédio onde funciona a atual Palácio de Governo da Ciudad Autónoma de Buenos Aires (Prefeitura)- Fica na esquina da Plaza, ao lado do Cabildo.  Um palacete de estilo francês.

O Banco de La Nación Argentina - é uma espécie de Banco Central brasileiro. Aqui são decididas as questões monetárias e de câmbio do país.

Avenida de Mayo  - É uma linda avenida, com prédios de arquitetura clássica. É muito gostoso andar por essa avenida.

Na Avenida de Mayo existem construções consideradas monumentos históricos, como o caso do Edifício La Prensa, que já foi o mais importante jornal do Novo Mundo.

A Avenida de Mayo tem estações de metrô que ligam a cidade em vários pontos.

Avenida 9 de Julio - Eu achei a avenida mais bonita de Buenos Aires. O Hotel em que nos hospedamos fica nessa avenida, em frente ao Obelisco. Nesse ponto, a avenida tem 9 faixas de rolamento em cada lado da pista, separada por lindos canteiros ajardinados, comércio intenso e estações de metrô.

As paineiras estavam floridas quando lá estivemos e davam um colorido especial às avenidas.

Obelisco - Fica na Avenida 9 de Julio e é um dos mais altos do mundo.

Essa foto eu tirei da sacada do quarto do hotel.

Calle Florida - É uma rua de pedestres e parece um shopping a céu aberto, uma galeria de arte. Os artistas expõe seus trabalhos no chão, os portenhos fazem show de tango. Apreciando um show, minha carteira foi furtada de dentro da minha bolsa, com meus cartões de crédito e dinheiro. Para minha tranquilidade, percebi de imediato, consegui bloquear os cartões e tinha uma reserva de dólares e real no hotel, além dos documentos originais, que estavam em segurança. Mas foi bastante desagradável, afinal era o meu primeiro dia em Buenos Aires.

Show de tango em plena Calle Florida

Café Tortoni - As cafeterias são muito comuns em Buenos Aires. Os portenhos gostam de sentar-se, pedir um café e ficar longo tempo saboreando a bebida e lendo jornais ou livros. Esse é um dos cafés tradicionais e muito luxuoso e atualmente funciona também como restaurante e exibem shows de tango à noite. Almoçamos lá e foi uma das refeições mais saborosas (um pollo com papas e ensalada).

Na Calle Florida há uma infinidade de galerias e lojas de casacos, calçados e artigos de couro em geral.  Uma festa do consumo...rs.

Teatro Colón - Uma maravilha!!! Foi considerado um dos mais bonitos teatros do mundo. Ali apresentam-se as grandes companhias teatrais e de balé.

Essa foto é da frente do teatro à noite

Essa foto é na frente do teatro, durante o dia

Aqui é a parte de trás do Teatro Colón, com vista para a Plaza Lavalle.

El Ateneo - Situada na Calle Florida, é uma livraria imensa e muito frequentada. Fiquei impressionada com a quantidade de livrarias que tem em Buenos Aires; andando pela Av. Corrientes, visitamos várias. Os portenhos cultivam o hábito da leitura.

2 - Buenos Aires  - Bairros La Boca com seu Caminito e Puerto Madero

La Boca -

O bairro "La Boca" é um dos mais antigos de Buenos Aires. Foi onde se instalou o primeiro porto e ali o Rio Riachuelo desembocava no Rio da Prata.

A região recebeu um grande contingente de imigrantes, principalmente italianos, que compoucos recursos, construiram casas com chapas de zinco e madeira e as pintavam com sobras de tinta dos barcos que ali ancoravam. Geralmente eram pintadas com cores vibrantes.
Até hoje, os moradores preservam essa paisagem colorida das casas, que hoje abrigam um grande número de artistas (pintores, escultores, dançarinos de tango).

O trecho mais famoso é o Caminito. Trecho pequeno e muito visitado por turistas e explorado pelos moradores. Nas suas proximidades existem cafés, cantinas, restaurantes e artistas que se exibem nos shows de tango de rua.

Na chegada ao bairro encontra-se o famoso estádio de futebol do "Boca Juniors", conhecido como "La Bambonera", que teve Maradona como seu principal ídolo.

Puerto Madero

Localiza-se de frente para o Rio da Prata. É um bairro nobre e moderno. Ali está localizado o centro financeiro de Buenos Aires e está cercado de excelentes restaurantes, ruas largas e arborizadas e prédios envidraçados

Ali está também a Puente de La Mujer, do arquiteto espanho Santiago Calatrava

Está também ancorada a Fragata Sarmiento, que hoje abriga um museu.

3- Buenos Aires - Recoleta

Recoleta é o bairro onde se concentra a aristocracia portenha. Ali estão lindas lojas de grife, os consulados (inclusive o do Brasil), o famoso Cemitério da Recoleta, onde estão os restos mortais dos heróis e dos políticos influentes da Argentina. O jazigo mais famoso é o de Evita Perón. Existe até visita guiada em espanhol e em inglês.
Também ali estão a sede da Casa Decor e Design, o Hard Rock Café, a Igreja de N. Sra. do Pilar, escultura de S. Martin e nas proximidades está a Faculdade de Direito e a escultura da Floralis Generica, a flor metálica. É um bairro que precisa ser conhecido.

Entrada do Cemitério da Recoleta

Jazigo da família Peron -  Evita Perón

Uma rua cheia de charme e glamour. Lojas maravilhosas na Recoleta

A Recoleta tem praças muito bonitas. Essa é a praça em frente à Casa Decor e Design.

4 - Buenos Aires - Palermo

Palermo é um dos maiores bairros de Buenos Aires e o mais "verde" . Cheio de praças, parques e jardins, ele é conhecido como o "pulmão verde".
Esse bairro se divide em outros.
O Palermo Soho é um lugar mais antigo, com muitas lojas de atacado e outlet's procurados por turistas.
É bastante movimentado e andar por suas ruas é relativamente fácil.

A beleza de Palermo fica por conta do Palermo Chico (pequeno). Ali se encontram lindas residências e verdadeiras mansões e palacetes. É um bairro que precisa ser visitado.
Ali também estão os Lagos de Palermo, com sua beleza infinita.

O Jardim Zoológico de Buenos Aires é também muito conhecido. Infelizmente não pude conhecê-lo. Preferi visitar o Jardim Japonês

E o Parque Rosedal, também muito lindo. Transmitem paz aos visitantes.

ESTADOS UNIDOS

Nova York  (a Big Apple)
Vamos para Nova York?

A pergunta de uma amiga me aguçou a vontade de conhecer essa cidade. Sempre quis conferir de perto tudo o que já tinha ouvido a respeito.
E assim começou a minha primeira aventura internacional e minha primeira viagem à capital do mundo.
Os meses que se seguiram foram agitados; precisava fazer o passaporte, conseguir o visto, arrumar as malas e deixar tudo organizado no trabalho e na casa.
Foi a primeira vez que deixei o marido e os filhos aqui no Brasil e lá fomos nós, numa viagem de amigas, oito para ser mais precisa.
O mais difícil dos preparativos, confesso que foi tentar não levar muita coisa, porque sabia que as compras em Nova York seriam inevitáveis.

Pensei muito em como fazer um pequeno relato, de forma a dar uma noção de uma viagem à essa cidade deslumbrante e sei que muito do que poderei dizer, ainda será pouco, porque é um lugar que tem muito a ser visto e desfrutado.

O vôo dura em média 11 horas e chega ao aeroporto John F. Kennedy. Logo na chegada, um grande mural me deixou encantada. Ele conta a história dos imigrantes, principalmente os ingleses, que chegavam aos Estados Unidos, desembarcando do navio Mayflower, para fazer a vida na América. Muito bonito.

Quem pensa que Nova York é só Manhattan, está muito enganado. Manhattan é o coração da cidade de Nova York, que por sua vez, é uma pequena parte do Estado de Nova York.

A cidade de Nova York está localizada no extremo sul do Estado de NY e é formada por um arquipélago, composto de cinco distritos: Bronx, Brooklyn, Queens, Staten Island e Manhattan. Somente o distrito de Bronx está localizado no continente.
O Brooklyn abriga a maioria das instalações portuárias de NY.
O Queens é um distrito multicultural, com muitas residências e ali estão localizados dois aeroportos: o La Guardiã e o John F. Kennedy.
Staten Island é um distrito mais isolado e possui amplas áreas verdes e praias. Muitos americanos possuem casas de veraneio na ilha.
Os arredores de Manhatan são muito bonitos e valem a pena visitá-los.

A melhor definição que já ouvi sobre a cidade é que ela “é um caldeirão de emoções, funciona como um coração para o mundo”.

No séxulo XIX, ir para os Estados Unidos da América, ou “fazer a América”, era um sonho para pessoas pobres de todos os continentes, que para se dirigiam em massa. Todos queriam ir para lá, latino-americanos, europeus e asiáticos. Os Estados Unidos representavam o sonho da liberdade. O resultado é que Nova York se transformou numa grande e rica metrópole. Ela é um retalho de diversas terras. Andar por Nova York é como se estivesse andando por vários outros países. Além de estarem espalhados por toda a cidade, também tem bairros, com maior concentração de imigrantes de um determinado país, como a Litle Ytaly (pequena Itália), Chinatow (o bairro chinês).

Tudo para mim era novidade, queria saborear cada metro quadrado, cada esquina, cada loja.

Ficamos hospedadas em Manhatan, na 64t Street, bem próximo do Central Park, da Brodway e do agito dos teatros e também bem próximo da 5 Avenida.
Adoramos passear várias vezes no Central Park. Ele é imenso, fica localizado bem jo centro de Manhattan e possui muitos lagos, parques, passeios de charrete. Muitas atraçoes.

Esquina do Central Park

O Centrak Park é uma atração que merece ser visitado todas as vezes que se vai à Nova York. Em cada estação do ano ele apresenta uma paisagem diferente.

No Central Parque existe uma homenagem a John Lennon e sua música "Imagine"

Esquilos são animais presentes nos parques americanos

Uma delícia passear de charrete pelas alamedas do parque

Os lagos são lindos e neste, a estátua do anjo das águas
O Central Park tem 23 mil árvores catalogadas e é delicioso contemplar a natureza dae qualquer ponto do parque

Passeando mais por Nova York

Em Chinatow

Edifício Dakota, na esquina do Central Park, onde vivia John Lennon

É muito fácil andar em Manhattan, seja a pé, de táxi amarelinho ou de metrô. Tudo é bem plano e as ruas são numeradas de forma que fica fácil localizar tudo o que se quer.

O metrô é dos mais antigos do mundo, mas funciona muito bem e a cidade é inteira servida por eles.

Na minha primeira viagem a Nova York, as torres gêmeas ainda estavam lá, imponentes, simbolizando o poderio econômico dos Estados Unidos e fazendo o charme de Wall Street.

Em Wall Street, onde ficavam as torres - uma praça em frente. Essa esfera de metal, que ficava entre as duas torres, sofreu os efeitos do atentado de 11 de setembro, mas conseguiram recuperá-la e hoje ela está no Batery Park.

Fomos ao observatório do Word Trade Center

A visão da Ponte do Brooklyn, do alto do observatório

Depois do ataque terrorista de 11 de setembro de 2011, no lugar do marco zero, próximo onde estavam as torres.

Um mural que homenageia as vítimas do 11 de setembro

O touro representa a força de Wall Street e da economia americana.

Passeamos pelo lindíssimo Batery Park, que fica na beira do rio Hudson e é dele que saem os ferryboats para a Ilha da Estátua e Ellis Island.
Na primeira foto, a esfera metálica que ficava entre as torres gêmeas.

Eu e Aninha perdemos uns minutos para ler a homenagem aos heróis da Guerra da Secessão.

Fizemos o passeio de barco para conhecer de perto a Estátua da Liberdade

Passamos boas horas passeando na Liberty Island.

Tomamos o barco e deixamos a ilha da Estátua para irmos para Ellis Island.

Chegando à Ellis Island, a antiga imigração americana. Lá tem um museu muito interessante.

Fomos ao Empite State

Visitamos o Observatório do Empire State, de lá é possível se enxergar a cidade toda.

Passeamos muito pela região do Rockfeler Center. São várias torres, com lojas francesas,  inglesas, um luxo só...

Americano gosta muito de dourado. A estátua de Prometeus, no Rockefeler Center é um exemplo.

Passamos uma tarde deliciosa no Pier 17, local de antigos barracões do porto e que hoje abriga um grande centro comercial, com lojas e restaurantes. Nesse dia, chorei de saudades de casa, quando vi um barco com a bandeira brasileira.

A famosa Ponte do Brooklyn é linda de dia e à noite

Muito gostoso andar pela  Brodway, na Times Square, comprar os Tickets para os espetáculos teatrais

Assistimos algumas peças nos teatros da Brodway. Gostei muito do Fantasma da Ópera, Vitor e Vitória e Miss Saigon. Como não podia fotografar, guardei os ticket's dos espetáculos como lembrança

Visitamos vários museus

Museu de Cera Madame Tussauds, em plena Times Square.

Museu Metropolitan - Fica na Quinta Avenida e o fundo dá para o Central Park. Maravilhoso. Adorei visitar algumas alas. Passamos quase um dia inteiro lá e é impossível ver tudo em um único dia.

Uma foto do pintor Cèzane, no MAM

Réplica da Pietá no Metropolitan

Entrada da Ala Egípcia

O Museu de História Natural é uma grata surpresa. Muito visitado, principalmente por escolas, porque ali estão expostas as maiores ossadas de dinossauros do mundo.

O Museu Gugenhein Nova York também é muito bonito.

Conhecemos e fizemos algumas comprinhas em lojas famosas. Aqui, debaixo do toldo da Loja da Chanel

Passeamos muito pela 5ª Avenida, apreciando, comprando...Paraíso do luxo.

Edifício Donald Trump, o famoso Trump Towers NY.

No final da 5ª Avenida, o arco dá início ao Greenwich Village

Em NY, fica chique até sentar em cima das sacolas de compras, depois de um dia de compras

Almoçamos e jantamos em restaurantes muito bons

Fomos ao Plaza tomar um vinho e comer uma sobremesa (aquele hotel do filme "Esquceram de mim 2"

Fomos aos bares da moda: Planet Holywood, Hard Rock Café

Achei deslumbrante a Catedral de Saint Patrick

Também, fomos assistir um culto na Abyssinian Baptist Church, no Bairro do Harlen, um espetáculo. A comunidade se veste como se estivesse indo para uma grande festa e para eles é mesmo, mas achei muito espalhafatosas.

Sempre que viajo, procuro apreciar um pouco da culinária local. Nos Estados Unidos, mais especificamente em Nova York, pode-se encontrar comida do mundo todo. Mas, os crepes, os waffel's com mel, os donnut's e os cupcakes, são maravilhosos.

Amigos, Nova York é muito mais do que consegui retratar aqui e pode-se voltar muitas e muitas vezes, que a cada volta você verá uma paisagem diferente, um lugar diferente. É imensa, é cosmopolita, é diversificada e é tudo muito big, big, big...Adoro Nova York.

NEW JERSEY

Atravessando o Rio Hudson, do outro lado da margem está o Estado de New Jersey. Os turistas geralmente atravessam o rio interessados nas grandes compras nos Outlet's de Secaucus e toda a região. Lojas de marcas famosas, muita roupa para bebês e enxovais. Impossível resistir. Mas New Jersey tem muito mais do que isso.

Em Elizabeth, uma cidadezinha de New Jersey, tem o Jersey Gardens Outlet Mall, um complexo com 230 lojas, a maioria outlet's de marcas famosas.

Loja da GAP, em Jersey Gardens

WASHINGTON

Washington é a capital política dos Estados Unidos. Uma bela cidade, com seus monumentos e símbolos famosos.

Capitólio

É a sede do Congresso americano. Lindo, uma atração imperdível. O tour dentro do Capitólio é gratuito e dura mais ou menos uma hora.
No sub-solo fica o Centro de Visitantes e também tem a sala de cinema.

Outra vista do Capitólio

No interior da Rotunda (parte redonda do prédio) tem uma exposição de quadros e no Domo está a famosa pintura "The Apotheosis of Washington".

A Casa Branca é a residência oficial dos Presidentes americanos e um dos maiores símbolos do país.

Monumento a Washington (Obelisco)

Washington é uma cidade de contrastes: tem muitos prédios que são símbolos do país e também tem muitos parques. Nas proximidades do Monumento a Washington (Obelisco), tem uma avenida com muitas cerejeiras, presente do Japão aos Estados Unidos, em 1912. Elas são muito bem cuidadas e quando florescem fazem um verdadeiro espetáculo.

O Memorial Lincoln não pode deixar de ser visitado.

O 4 de Julho é comemorado com festa nos Estados Unidos, mas em Washington a festa é muito bonita. Os americanos são muito patriotas e passam o dia nas ruas comemorando.

Parque Botânico fica próximo do Capitólio e é muito gostoso andar por suas alamedas, admirando os pequenos jardins e espécies que ali se encontram.

SANTA CATARIA IV

Itapema, Treze Tílias e Penha (Beto Carrero Word)

ITAPEMA
 Itapema é  uma linda cidade. É o município catarinense que mais cresceu nos últimos anos. Situada ao norte de Santa Catarina, possui 7 km de litoral fascinante, formando uma baía de águas calmas e areia branca, que se misturam com o verde da Mata Atlântica.

Possui lindas praias, como a Praia Central

A praia do Costão

É uma cidade muito bem servida de lindos hotéis (como o Chateau Blanc) e bons restaurantes

É muito gostoso passear pela cidade. A ponte dos suspiros oferece um gostoso passeio e belas fotos.

É muito prazeroso passear pela orla e andar por suas praias.

TREZE TÍLIAS

Treze Tílias é uma cidadezinha muito charmosa. Situada bem no coração do Vale do Contestado, a bela cidadezinha foi fundada por imigrantes austríacos e é conhecida como o Tirol brasileiro.
Algumas imagens de Treze Tílias:
Pórtico de entrada

Prefeitura Municipal

Consulado da Áustria

Casa do Chocolate

Homenagem aos fundadores

Um lindo hotel inspirado na arquitetura austríaca

Construção tradicional na cidade

Pórtico de saída da cidade...deixa saudades.

BALNEÁRIO PENHA

O Balneário Penha foi o local escolhido por Beto Carrero para instalar ali o seu parque temático. Vale muito a pena a visita. Mas Penha não é só o parque do Beto Carrero; tem várias praias, muito procuradas pelos turistas, como a praia Alegre, a Bacia da Vovó, a praia Grande, a da Cancela, a da Armação de Itapocoroy e a de São Miguel, que tem mar calmo e é muito boa para banhos.
Praia de São Miguel

Também tem a Ilha Feia, que não se sabe ao certo porque recebeu essa nome, uma vez que é muito linda. Chega-se a ela por passeios de barco, cuja travessia demora uns 15 minutos.

O povo de Penha, assim como em quase todo o litoral catarinense, cultiva traços da colonização açoriana. Um exemplo é a Capela de São João Batista, muito bem conservada, apesar da antiguidade.

A grande atração de Balneário Penha é o Parque Temático "Beto Carrero Word", que constitui um grande complexo, instalado numa imensa área, com inúmeras atrações, que agradam tanto às crianças como os adultos. A praça de alimentação é gigantesca, tem lojas de artesanato, tem lagos, passeios de trenzinho, animais e muita diversão. Os brinquedos não deixam a desejar, se comparados com grandes parques do mundo.
Postei apenas algumas fotos, para que vocês possam apreciar um pouco da beleza daquele lugar e posso dizer com certeza: um dia somente não dá para conhecer tudo.

A entrada do parque

Uma visão de dentro do parque

Uma praça no parque

Um dos brinquedos

Como eu disse, não são apenas as crianças que se divertem...nós também nos divertimos, e muito!!!

Eu tive coragem de ir naquele barco, o marido não...

SANTA CATARINA III

Balneário Camboriu e Joinville

BALNEÁRIO CAMBORIU

De origem indígena, o significado de seu nome deriva de "onde há robalo", um peixe muito comum na região.
Surgiu no cenário catarinense, como município, em 1964 e, desde então, tem se transformado, cada dia mais, numa linda cidade, com agitada vida urbana e muitas e belas praias.
O povo é muito religioso e predomina o estilo típico açoriano, como se observa da Capela de N. Sra. do Bom Sucesso.

A cada ano, Camboriu recebe um volume imenso de turistas e os nossos "hermanos" argentinos e uruguaios são presença constante no local, fazendo de Balneário Camboriu, sua praia de veraneio.
O Cristo, fica iluminado à noite e é um dos atrativos de Camboriu.

Possui praias badaladas, competindo com as mais famosas de Florianópolis.

Há alguns anos, também conta com o Parque Unipraias, que liga duas praias, através de teleféricos e "pequenos trenós", que passam pela Mata Atlântica, constituindo um dos atrativos de Camboriu, pela beleza visual que oferece.

Foto da Estação Mata Atlântica

Algumas praias de Camboriu:

1- Praia do Estaleiro
2- Praia das Laranjeiras - Possui águas claras e transparentes. É muito bem servida por bares e restaurantes. Ali existe tambném um sítio arqueológico, onde vários registros foram feitos. Pode-se chegar a ela pela Via Interpraias ou pelo bondinho do Parque Unipraias.

3- Praia de Taquaras

JOINVILLE

Situada ao norte de Santa Catarina, Joinville é uma cidade populosa e bastante industrializada.

Joinville é uma linda cidade, me pareceu um tanto nostálgica, mas encantadora, como se pode verificar das fotos.

Foi povoada por imigrantes europeus, alemães na sua maioria, o que acabou por caracterizar a arquitetura da cidade, uma vez que eles reproduziam a imagem que trouxeram e para matar um pouco da saudade do seu país de origem.

O Rio Cachoeira passa pela cidade:

Um palacete:

Estação Ferroviária:

A Catedral de Joinville:

O Mercado Municipal:

Uma praça:

A Rua das Palmeiras é um ponto tradicional da cidade e leva ao palácio dos Príncipes.

SANTA CATARINA II

BOMBINHAS

Um pedacinho do céu em terras catarinenses!

Um pequeno município, situado a 66 km ao norte de Florianópolis, localizado no litoral de Santa Catarina, que foi presenteado por Deus, com exuberantes belezas naturais.
Bombinhas é quase uma ilha, sua formação é em forma de península e tem 18 praias catalogadas. Em meu breve relato, vou retratar aqui apenas algumas delas, mas todas são belíssimas e valem o passeio. Algumas delas são bem desertas e outras, se alcança somente por via marítima.

Os amantes da natureza podem se deliciar com passeios de escuna, banhos, esportes aquáticos, trilhas, montain bike e cavalgadas.

A paixão por Santa Catarina eu transmiti aos filhos. Aqui está meu caçula, mergulhando nas águas de Bombinhas.

A história relata que os índios carijós foram os primeiros habitantes dessa região. Existem alguns sítios arqueológicos ali encontrados que demonstram isso.
Assim como em Floripa, em Bombinhas também se nota a forte presença açoriana, nas casas, nas festas (principalmente as religiosas), nas canoas de um pau só e também nas lendas, que revestem o local de um certo misticismo.
A cidade é pequena, mas bem servida de comércio, bares, restaurantes, hotéis e pousadas e campings.

Algumas praias de Bombinhas, para mim, maravilhosas:

1-Praia de Bombinhas – É uma praia de mais ou menos 1 km de extensão e recebeu esse nome porque, antigamente, as suas areias eram ricas em cristais de quartzo e, ao serem pisadas, estalavam. Hoje quase não se percebe mais esse fenômeno. É a praia mais movimentada do município e conta com boa infra-estrutura de comércio.

2-Praia da Conceição -  O acesso a ela é feito pelas areias da praia de Canto Grande, depois de passar pela Ilhota. Tem águas cristalinas e seu costão oferece uma deliciosa piscina natural.

3-Praia de Canto Grande – É a mais extensa do município, com areias limpas, propícias para deliciosas caminhadas. É formada pelo “mar de dentro” por 1 km e pelo “mar de fora” por uns 3 kms, fazendo divisa com Mariscal, outra praia linda.  As águas do “mar de fora”, nos meses de julho e agosto, servem de refúgio para baleias que migram da Antártida.

4-Praia da Sepultura – É uma praia bem pequenina (uns 100 metros), mas de muita beleza. Rodeada de verde, é um dos cartões postais da cidade.

5-Praia das Quatro Ilhas -  Linda praia, com larga faixa de areia, muito procurada por turistas de todas as faixas etárias, é considerado um dos lugares místicos. É a praia de onde se avista melhor as ilhas Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo (onde tem a Reserva Biológica do Arvoredo).

6-Ilha de Porto Belo -  Dos passeios de escuna, contorna-se esse pedaço de terra maravilhoso.

Bombinhas tem muito mais. Outras praias não poderiam ficar de fora desse relato: Atalaia, Mariscal, Zimbro etc.

As cidades vizinhas também são belíssimas e não se pode esquecer que, Porto Belo é a cidade e o porto mais próximo de Bombinhas, distante apenas 15 km.

Depois de tantas recordações felizes, deixo a vocês com a linda visão de um por do sol maravilhoso, avistado em Bombinhas.

SANTA CATARINA

Santa Catarina é um Estado encantador. Reúne uma diversidade de cenários que encanta todos que o conhecem. Tem praias de areias brancas, tem serras que ficam cobertas pela neve no inverno e tem matas tropicais.
Também tem cidades belíssimas e grande pólo industrial em várias delas. Assim como o Rio Grande do Sul, o Estado de Santa Catarina recebeu muitos imigrantes: alemães, austríacos, italianos e também os portugueses açorianos.

É um Estado que já foi castigado por grandes catástrofes ambientais e se reergueu, graças ao esforço do país inteiro, muito solidário, mas também pelo jeito de ser do povo catarinense, muito trabalhador e determinado.

É uma terra que aquele que conhece quer voltar. Os índices de qualidade de vida, apontam Santa Catarina como um dos melhores do Brasil.
Falar de Santa Catarina não é fácil, justamente pela diversidade que apresenta. Pretendo mostrar algumas praias que conheci e alguns passeios que fiz neste Estado maravilhoso, mas vai faltar muito.
Santa Catarina tem um circuito de festas muito famoso, principalmente a Oktoberfest, um dos maiores eventos do país, realizada todos os anos no mês de outubro, sendo que Blumenau recebe o maior número de turistas. O Vale do Itajaí é um pedaço da Alemanha encravado em plena Santa Catarina. Além de Blumenau, Brusque e Pomerode fazem parte desse cenário.

Cidades como Treze Tílias e Fraiburgo são um pedaço da Europa em terras tropicais. Fraiburgo é considerada a capital da maçã.

Santa Catarina também tem os caminhos da neve. Serras e planícies são cortadas por canyons e formam a paisagem da região, onde situa-se São Joaquim, a cidade brasileira que mais recebe neve e atrai muitos visitantes.

Inicio meu relato, com fotos e minhas homenagens sobre Santa Catarina, por sua capital, Florianópolis, o que já reúne beleza para muitas páginas e posteriormente, farei alguns relatos sobre outros locais de Santa Catarina, que já foram mencionados acima.
Ilha de Santa Catarina – Ela é descrita como a Ilha da Magia. É uma deliciosa fatia do paraíso, com 523 km2 de encostas, lagoas e 42 praias, uma mais linda que a outra. Algumas são mais movimentadas e conhecidas e outras, ainda preservam o cenário bucólico das praias quase desertas.

A Ilha de Santa Catarina abriga a Capital do Estado, Florianópolis, ou Floripa, como é conhecida. As fotos são antigas, Floripa está cada dia mais bela.

Chega-se à Ilha, através da Ponte Pedro Ivo Campos. A saída é pela ponte Colombo Salles.

Antigamente, a travessia rodoviária era feita pela Ponte Hercílio Luz, uma ponte pênsil, que não é mais utilizada para esse fim e que ficou conhecida como o cartão postal da cidade.

Ao chegar em Floripa, a linda avenida Beira-Mar dá as boas vindas para quem vai de carro.

Lagoa da Conceição – Uma linda e grande lagoa, encravada no coração da ilha. Ali se faz muito notável a presença da cultura açoriana, nas igrejas, na feirinha das rendeiras, lojinhas de artesanato, nas casas com o estilo próprio dos Açores, no jeito das pessoas e também nos barcos coloridos e na culinária.

Praia da Joaquina – Seu acesso se faz pela Lagoa da Conceição. Já foi uma praia muito famosa, freqüentada por surfistas, mas hoje, outras praias de Floripa estão sendo preferidas pelos turistas. Entre a Lagoa e a praia da Joaquina, encontram-se as dunas de areia, onde as pessoas brincam e serve de cenário para lindas fotos.

Meu marido não resistiu e foi brincar nas dunas com as crianças.

Praia Jurerê – Nessa praia, situa-se o famoso condomínio Jurerê internacional, com casas de veraneio dos milionários brasileiros. É uma praia muito bonita e tem muitas opções de lojas e restaurantes.

Praia Mole- Uma das praias mais lindas de Santa Catarina, a Praia Mole, que tem este nome devido à areia solta e macia, é freqüentada principalmente por surfistas e praticantes de parapente.

Praia Galheta - Localizada entre duas das praias mais movimentadas da Ilha de Santa Catarina, Barra da Lagoa e Mole, a praia da Galheta é semideserta e própria para o nudismo, que não é obrigatório. Tem acesso por uma trilha de 300 metros, a partir da costa norte da Mole. Totalmente virgem, sem infra-estrutura de bares e restaurantes a Galheta é ideal para quem curte a natureza.

Praia do Santinho -  Essa praia é procurada principalmente por turistas que gostam da natureza e tranqüilidade do lugar. Os surfistas são os maiores freqüentadores. O costão do santinho é um lugar maravilhoso e imperdível.

Praia dos Ingleses – Outra praia muito linda!!! Tem grande concentração de turistas estrangeiros, assim como em Casnavieiras. Tem quase 5 km de extensão e as dunas que separam a praia dos Ingleses da praia de Santinho é lindo atrativo natural. É uma praia que oferece grandes ofertas de hospedagem e de restaurantes.

Praia Canasvieiras – Assim como a praia dos Ingleses, tem muito boa infra-estrutura.

Passeios – Nos arredores de Florianópolis existem fortalezas, do tempo da colonização e que podem ser visitadas e de onde se belas visões do paraíso. Visitamos o Forte de Anhatomirim e o Forte de São José da Ponta Grossa. O acesso para Anhatomirim pode ser por estrada (meio ruim) e também por um belo passeio de escuna.

RIO GRANDE DO SUL

"Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo"  (estrofe do hino do RS)

Inicio meus relatos sobre viagens, com o Rio Grande do Sul, em especial, com as Serras Gaúchas, um lugar onde a gente não se cansa de estar; que é bonito no inverno e no verão. Além de ter paisagens incríveis, também tem a hospitalidade do povo gaúcho.

Porto Alegre é um caso para ser comentado em separado e, pretendo fazê-lo brevemente.

Só posso dizer: Voltarei ao Rio Grande do Sul, tantas vezes quantas forem as oportunidades e sei que sempre descobrirei coisas novas.
Esse meu amor por essa terra se deve, em parte, porque ela me remete aos meus antepassados, da minha porção italiana. Gente trabalhadora, que para cá imigraram, para construir suas vidas e um país.
Me encanta olhar o cuidado das pessoas com suas casas, mesmo as mais simples, sempre tem um jardim na frente e uma horta nos fundos.
Lá tudo é muito limpo e organizado. E se come muito bem e com muita fartura.
Do chimarrão, não sinto saudades, porque aqui na minha casa, fui acostumada a tomá-lo, minha família é adepta do chá.
A viagem de carro ao RS, penso ser a ideal, porque a gente vai apreciando a paisagem, que é belíssima, parando para saborear as delícias que só o povo do sul sabe fazer. Apreciar as macieiras do sul de Santa Catarina no outono é muito gostoso e poder parar e colher uma maçã no pé, tem outro sabor.

As fotos que vou postar, na sua grande maioria, não ficaram dignas da beleza do lugar. Tem algumas bem antigas, do tempo em que ainda não tinha máquina digital e outras mais recentes, com uma definição melhor, mas a minha intenção foi fazer o registro e mostrar o quanto o nosso país é belo e merece ser visitado.

O Rio Pelotas faz a divisa entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O pórtico de entrada do RS são grandes esculturas, com uma chaleira e uma cuia, convidando a todos para um bom chimarrão.

Atravessando vales e montanhas, passando por grande plantações de uvas e vinícolas, chega-se ao ponto alto da viagem: cidades lindas, como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Petrópolis, Gramado e Canela (sem falar das cidadezinhas menores, que não perdem em nada no charme e beleza). Os italianos e alemães são os grupos de imigrantes mais presentes nessas cidades.

NOVA PETRÓPOLIS

Uma cidadezinha encantadora, com arquitetura no estilo enxaimel. O destaque fica por conta dos grandes jardins floridos e do Labirinto Verde. Tudo é muito bem cuidado e até os orelhões da cidade merecem destaque. A grande praça central é inteira de canteiros de flores e, caminhando pela cidade, vai se descobrindo uma casinha mais linda que a outra. Adorei Nova Petrópolis.

CAXIAS DO SUL

Aqui, a presença italiana é muito grande. Na cidade existe um grande monumento ao imigrante e anexo ao Pavilhão da Uva,  eles construíram uma réplica das casas dos imigrantes do século XIX.
Caxias reserva surpresas muito agradáveis: a Igreja de São Pelegrino guarda as relíquias do pintor Aldo Locatelli, lindas pinturas murais, em especial, da Santa Ceia.  As portas são esculpidas em bronze e no interior da Igreja encontra-se um túmulo (disseram ser de Aldo Locateli), com um sistema eletrônico, no qual o túmulo se ergue da altura do chão e vai aparecendo alguns dizeres bíblicos.

O relógio solar, do lado de fora da Igreja é bem interessante, um canteiro com muitas flores.

A casa do colono italiano também merece a visita, ela guarda relíquias do tempo da imigração e podemos imaginar como era difícil a vida naquela época.

Em Caxias do Sul existem bons hotéis, ótimas churrascarias, com música ao vivo e danças típicas.

BENTO GONÇALVES

A região de Bento e Garibaldi é toda cercada por imenso parreirais e muitas vinícolas, algumas bem artesanais, onde se pode fazer a degustação dos produtos ali vendidos.
O destaque maior para a cidade aconchegante de Bento Gonçalves é a Vinícola Aurora, que merece uma visita guiada, para apreciação de todo o processo de fabricação do vinho, armazenagem e conservação em seus gigantes tonéis. A área de degustação conta com uma estátua do Deus Baco.

GARIBALDI

Outra cidadezinha muito bonita e pitoresca. Seu maior destaque é a pista de esqui, que recebe turistas o ano inteiro. Fica em um lugar alto, muito agradável, com gramados, muitas flores e restaurantes e tendas de artesanato.

GRAMADO

Essa linda cidade é um capítulo à parte. Com inspiração arquitetônica da Normandia 9alguns dizem que é estilo bávaro), suas construções são bem características.
Além de sediar o Festival de Cinema de Gramado, é uma cidade que se transforma de acordo com a época do ano. Na Páscoa, as fábricas do melhor chocolate do Brasil, oferecem formatos típicos dessa época e a cidade começa a ficar toda enfeitada de hortênsias azuis e rosas, esperando o inverno. No inverno, a temperatura chega a ficar alguns graus abaixo de zero e a neve é muito esperada pelos turistas. No final do ano, a cidade se enfeita para o Natal, que é, sem dúvida, um dos mais lindos do Brasil. Em Gramado pode-se experimentar um delicioso foundue, o famoso café colonial, além das comidas típicas do Sul.

Em Gramado existem muitas atrações:

1- Lago Negro

2- Lago Joaquina Bier
3- Parque Knorr
4- Mini Mundo

5- Catedral de São Pedro

6- Mirante da Ferradura

CANELA

Canela é uma cidade muito próxima de Gramado e também reserva muitas atrações.

1-Sem dúvida, a maior atração é o Parque do Caracol, com sua famosa cascata.

2-  A Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, a famosa Igreja de Pedra, é maravilhosa e não pode deixar de ser visitada.

3- Aldeia do Papai Noel
4- Museu do Mundo a Vapor

5- Alpen Park

Amigos, eu poderia ficar aqui, horas e horas, falando sobre os encantos do Rio Grande do Sul. Mas, espero ter despertado nas pessoas que não conhecem, o desejo por conhecer e naqueles que conhecem a doce recordação daquelas terras.
           A minha homenagem ao lindo povo gaúcho, que como ninguém sabe preservar a sua cultura e recepciona os turistas com grande hospitalidade.

Me aguardem, eu logo estarei voltando...Até breve.

EU AMO VIAJAR!!!
Quando saímos do nosso mundinho e nos aventuramos,  para conhecer novos lugares, outras culturas, precisamos verdadeiramente mergulhar na cultura do lugar onde estamos. Alguém poderia dizer: "Em Roma, como os romanos". Eu prefiro citar o grande velejador Almir Klink, que fez uma declaração, que gosto muito, sobre o que é viajar:

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”
Amyr Klink

Neste espaço, pretendo falar de algo que me apaixona, que é viajar. Devo confessar que adoraria sair por aí, sem destino certo, parando onde tivesse vontade, mas alguns impedimentos de ordem prática não me deixam. Até hoje, não me arrisquei ser mochileira, mas quem sabe um dia...o problema é que eu gosto de viajar com algum conforto, levar umas malinhas, umas coisinhas combinando com as outras e deixar espaço nas malas para trazer artesanatos dos lugares para onde vou.
Conheço muito pouco do mundo, mas o pouco que conheci, foi com paixão.
Sem pretensão de ser um guia ou um blog especializado (existem muitos bons sites e blogs especializados no assunto), pretendo escrever sobre algumas viagens que fiz, colocar algumas fotos, dicas  de lugares interessantes para se conhecer e algumas curiosidades.
Conto com vocês para me enviarem material, contar um pouco da experiência que tiveram e deixar, nos visitantes, a vontade de se aventurarem em novas e lindas viagens.