SUGESTÕES PARA A PÁSCOA
Arranjos em vidros, sempre uma feliz ideia!
Para decorar a mesa, um cantinho, o quintal...
IDÉIAS CRIATIVAS
Latas antigas enfeitam a parede com charme
Vestindo as paredes com sugestões em preto e branco.
Quadrinhos simples para alegrar a parede branca.
DECORANDO COM PEQUENO GASTOS
Restos de linha para crochê, vidros, cola e um pouquinho de habilidade.
ARTESANATO DE FÉRIAS
Pra quem está de férias, uma tarde fazendo artesanato com as crianças pode ser um passatempo muito agradável.
Encontrei uma ideia muito bonita na internet e muito fácil de fazer: pedras pintadas, como se fossem cactos e acomodadas dentro de um vaso com pedrinhas brancas. Alguém se aventura?
ARRANJOS EM VIDROS
VELAS EM MAÇÃS
VELAS EM TAÇAS
GUIRLANDA PARA ARTESÃS
CAIXINHAS MIMOSAS
Ótimas para acomodar pequenos objetos.
VASO PORTA-AGULHAS
CAPAS DE CROCHÊ PARA VIDROS
Achei essa idéia uma graça, para reaproveitar vidros de geléia, revesti-los de crochê e usá-los como porta-trecos ou até como cachepôs para mini vasos.
ENFEITES PARA FESTA JUNINA
Junho lembra festa junina. Ano passado já publiquei várias idéias para deixar a sua festa mais bonita e gostosa. Mas encontrei outras idéias e apresento pra vocês. Reunam as crianças e façam dos preparativos uma grande diversão. Boas festas, com muito quentão, vinho quente e muita comemoração para Santo Antonio, São Pedro e São João!
Feita com peneira, pedaços de chita e fita. Uma graça!
Para enfeitar as mesas, topiarias de pipoca!
CACHEPÔS EM CROCHÊ
Um pouco de linha e muita criatividade bastam para deixar nossos vasos mais bonitos. Encontrei essas lindas idéias de cahepôs em crochê, fáceis de fazer e encantadores.
DIA DAS MÃES
O Dia das Mães está chegando e a mamãe merece ser homenageada, mimada, presenteada, todos os dias do ano, mas nesse dia já se tornou habitual a homenagem. Muitas mamães ainda gostam de receber objetos para a casa, mas a maioria espera ganhar um presente pessoal. O comércio divulga e incentiva o consumo de roupas, sapatos, perfumes e jóias. No entanto, existem muitas idéias para presentear a sua mamãe, com o seu toque pessoal, que podem ser encomendadas para uma artesã, adquiridas em lojas ou feitas por você. Pensei em algumas idéias.
1- Que tal um belo xale ou cachecol para aquecer os ombros da sua mamãe?
Veja algumas idéias:
2- Saídas de praia
3- Bolsas de tecido
PÁSCOA
A Páscoa está chegando e já estou preparando alguns enfeites para a minha casa. Geralmente, passamos o domingo de Páscoa em família e as crianças estão habituadas a encontrar a casa da vovó preparada para esse dia tão especial para os cristãos.
Eles estão aprendendo o verdadeiro sentido da Páscoa, mas não deixamos de preparar algum enfeite alusivo à data.
Garimpei algumas idéias simples na internet, que podem enfeitar um cantinho da sua casa ou a mesa dõ almoço. Tudo lembra os famosos coelhos e ovos de Páscoa, elementos já introduzidos no consciente coletivo.
Essa linda guirlanda pode enfeitar a porta ou uma janela.
O aparador fica lindo assim decorado!
Que tal enfeitar a bicicleta que está no quintal?
Aproveite cascas de ovos e embalagens vazias e faça esse lindo arranjo!
Velas decorativas, em formato de ovos também fazem bonito na mesa!
IDÉIAS COM BOTÕES
As festas de final de ano acabaram e está chegando o Carnaval. Para quem não viaja nesse período, como eu, dá para aproveitar e fazer algum artesanato. Separei algumas idéias muito fáceis e lúdicas, que não requerem nenhuma habilidade excepcional.
Trabalhar com botões coloridos é uma delícia e pode virar uma diversão para toda a família. Vejam:
Trabalhar com botões coloridos é uma delícia e pode virar uma diversão para toda a família. Vejam:
1- Cúpula de abajur com botões coloridos e de vários tamanhos. Colar com cola quente.
2- Base de abajur - também são colados sobre uma base de cerâmica.
3- Colar de botões (eu acho que fica mais bonito fazer numa única cor).
3- Colar de botões (eu acho que fica mais bonito fazer numa única cor).
5- Almofadas com botões
ESTÁ CHEGANDO O NATAL!!!
Adoro essa época. As ruas, os shoppings, as lojas enfeitadas. Tudo isso traz uma alegria especial ao meu coração.
Tenho vontade de enfeitar tudo, a porta, as janelas, as cortinas e distribuir mimos pela casa inteira. Esse ano nem o quintal vai escapar...estou com algumas idéias...
A tradição, na minha casa, é começar a enfeitar a casa no dia 06 de dezembro e colocar o último enfeite na véspera do Natal e só retirá-los no Dia de Reis, em 06 de Janeiro.
Já coloquei os meus presépios, lembranças de viagens. Sou apaixonada por eles.
Já coloquei os meus presépios, lembranças de viagens. Sou apaixonada por eles.
Estou montando a árvore, aos poucos e quando ficar pronta, mostro pra vocês. Diminuí um pouco o tamanho dela e usei os mesmos enfeites de vários anos. Esse ano, será um repeteco dos anos anteriores; idéias não me faltam, mas pura falta de tempo.
Consegui garimpar algumas idéias fáceis, baratas e de grande efeito visual, para que todos possam fazer. As idéias vão desde guirlandas, enfeites para cadeiras, almofadas, porta-guardanapos, objetos de gesso pintados, idéias para árvores e lindos espaços decorados. Aproveitem!
Vejam essa guirlanda feita com balas de goma! Também podem ser feitas com balas embrulhadas com papéis coloridos e até com bombons, o princípio é o mesmo.
E essa idéia de guirlanda revestida de botões!!! Um charme e pode ser feito nas cores da sua preferência!
Essa idéia é muito criativa. Pedaços de revistas, papéis coloridos e até jornal. Colados uns ao lado dos outros sobre uma base de papelão, recortado em formato de círuculo
Olhem a simplicidade dessa guirlanda e como é linda!
Vejam essa guirlanda, feita com balões de festa infantil.
E quem foi que disse que guirlanda precisa ser sempre redonda?
O sofá ou a poltrona podem entrar no clima de Natal, com lindas almofadas
Você também poderá fazer lindas capas para suas cadeiras
Qualquer janela fica bonita com um enfeite desse
As árvores de Natal são um encanto. Cada um pode dar o seu toque e fazer uma árvore tradicional, simples ou mesmo criativa. Vale qualquer coisa para deixar a nossa casa no clima.
E podem ser imensas e suntuosas, como a árvore em Gramado, simbolizando o Natal Luz.
Os enfeites com botas são tradicionais
Até o seu quintal pode receber os enfeites natalinos
Os presépios fazem parte da tradição do Natal em todos os países de origem cristã, principalmente nos países predominantemente católicos.
Na minha casa, por tradição, o primeiro enfeite a ser colocado é o presépio e fazemos isso no dia 06 de dezembro e ele só será retirado no Dia de Reis, ou seja, em 06 de Janeiro. Adoro presépios e tenho alguns, que trouxe do Peru, do Chile e dos Estados Unidos. Hoje, eles irão reinar na minha casa e só depois é que irei montar a árvore.
Os presentes podem receber embalagens bonitas e ajudar a compor a decoração.
As mesas podem receber vários mimos e a decoração pode ser nas cores tradicionais ou inovando, afinal, cada um tem a sua cor preferida e o colorido do natal não é igual para todos.
ARTESANATOS DO NORDESTE BRASILEIRO
O Nordeste brasileiro é de uma riqueza cultural impressionante, tanto na culinária, que é muito farta e com uma tradição de muitos séculos e também no artesanato. Em cada Estado do Nordeste predominam tipos diferentes de bordados e tapeçarias, assim como o artesanato em barro. Tudo é muito colorido e encanta os olhos. Vou mostrar pra vocês um pouco da arte dos lugares que conheço e que tive a oportunidade de fotografar. Alguns eu não resisti e trouxe na bagagem.
Lindos artesanatos de Maceió- Alagoas (esse eu fiz questão de deixar para a minha mesa)
Toalhas de lavabo e de cozinha
Bordados maravilhosos de Fortaleza-Ceará (essa eu trouxe para usar no Natal)
Lindos artesanatos de Maceió- Alagoas (esse eu fiz questão de deixar para a minha mesa)
Toalhas de lavabo e de cozinha
Bordados maravilhosos de Fortaleza-Ceará (essa eu trouxe para usar no Natal)
Aqui as famosas redes do Nordeste, no Tropical Tambaú Hotel, em João Pessoa.
Rendas e brodados, no Centro Cultural de Recife, em Pernambuco.
Artesanato em barro, de Olinda-Pernambuco.
Arte do Mestre Vitalino
Bolsa feita com tecido em tear e com o algodão natural da Paraíba. De João Pessoa.
Chapéus de fibra natural, de Cabedelo, na Paraíba.
TAPEÇARIA
Todos nós temos as nossas predileções e, confesso, bordado não é o meu forte. Acho que é trauma de infância, ganhei minha primeira toalha riscada e as linhas para bordado quando fiz sete anos. Aprendi bordar vários pontos e durante muito tempo fiz ponto cruz e algumas tapeçarias. Há uns dois anos atrás, resolvi dar um tempo nas pinturas em telas e resolvi fazer esse tapete, misturando meio ponto e esmirna, mas a coisa não avançava. Pensei que nunca iria acabar, fazia um pouquinho por dia, enjoava e guardava, pegava de novo. Consegui terminar e olha como ficou bonito. Valeu a pena o trabalhão que deu.
IDÉIAS PARA UM DELICIOSO PIQUENIQUE
Piquenique é sempre muito gostoso. O contato com a natureza, a descontração do evento, a companhia de pessoas queridas. Tudo contribui para que sejam momentos agradáveis, mas tudo pode ser feito com muito charme.
Alguns cuidados precisam ser observados: esolha um local seguro; verifique se não correrão riscos de ataque de formigas ou pernilongos e não se esqueça de levar repelente, filtro solar e acondicionar adequadamente as frutas, as bebidas e as comidinhas.
Encontrei algumas imagens na internet e quero dividir com vocês.
FESTA JUNINA - DECORAÇÃO DE MESAS e ENFEITES
Achei essas fotos lindas na internet e não resisti. Muitas vezes queremos decorar um cantinho para uma festa junina em casa ou em algum sítio ou chácara e não temos idéias. Estou deixando algumas sugestões de mesas e enfeites.
REFORMA DE ESPELHO
O espelho de um banheiro da minha casa estava feio, com algumas manchas e resolvi reformá-lo para dar um ar mais alegre. Essa técnica pode ser aplicada em qualquer base de vidro ou de espelho.
Desenhei as flores conforme o tamanho do espelho e transferi o risco com carbono. Apliquei relevo em pasta (de bisnaga) sobre o risco e depois preenchi as flores e folhas com tinta vitral. Fiz algunas detalhes com relevo dourado para iluminar, uma vez que o desenho foi feito com cores fortes. Olhem o efeito:
MINI - CHALES
Os mini-chales são ótimos. Principalmente se eles forem presos na frente. Eles esquentam as costas e os o peito e deixam os braços livres, para a movimentação com os afazeres. Confiram essas idéias.
MAIS IDÉIAS EM TRICÔ - GRAVATA E GOLA
Essa idéia foi feita com fio importado. Usei 100 grs e também é fácil de fazer. Inicia-se o trabalho fazendo um retângulo, do tamanho que se quiser o laço. Faz-se a diminuição da metade dos pontos e trabalhar o comprimento do pescoço com essa metade de pontos. Colocar os aumentos para voltar a ter a mesma quantidade de pontos do início e fazer outro retângulo. Prender com uma fivela no lugar onde foi feita a diminuição e o aumento dos pontos. Facílima e de grande efeito.
GOLA
As golas estão em alta nesse inverno. Seja para aquecer, seja para enfeitas. Essa eu fiz com 100 grs, de lã peludinha, para sobrepor numa blusa preta, que não tem gola, é decote careca e assim, dar um efeito na roupa. Adorei!
GRAVATAS CACHECÓIS EM TRICÔ
O inverno está chegando e um cachecol é sempre muito gostoso para nos aquecer. Sem contar que é um detalhe que enfeita e dá um charme a qualquer produção. Os tradicionais cachecóis retos fazem bonito, mas essas gravatinhas são um charme. Aquecem e não tem aquelas pontas que ficam escorregando. Fiz algumas no inverno do ano passado e trouxe essas amostras pra vocês. Façam de várias cores, é rápido e baratinho (1 novelo de 100 gramas de lã é suficiente - eu prefiro as lãs de espessura média).
MAIS UMA IDÉIA
Continuando a mesma idéia de reforma de móveis, resolvi dar uma repaginada num armário de banheiro. Era de madeira escura e enjoei, deixava o banheiro com uma aparência pesada e menor. Ele ara assim:
Lixei, limpei bem e fiz uma pátina em tons de marfim e verde. Encerei a pátina com cera incolor e fiz os puxadores com cera dourada. Adorei o resultado.
MÓVEIS RECUPERADOS
Ganhei algumas peças de ferro, daquelas usadas em enfermarias de hospital. Iriam para o lixo, uma vez que estavam muito judiadas, com pontos de ferrugem, amassados, sem vidros. Levei para casa, lixei, passei massa onde precisava, tirei os pontos de ferrugem, pintei e mandei colocar os vidros, inclusive nas prateleiras. Como estava decorando minha casinha da chácara e queria muitos tons de azul e branco, escolhi esse tom de azul, puxado para o lilás. Do antigo armário fiz uma critaleira e dos carrinhos de medicamentos, fiz dois carrinhos de bebidas e outros objetos. Vejam o efeito:
CAPA NOVA PARA O BANCO
Adoro esse banco. Ele é de madeira maciça e tem partes forradas com couro, mas o banco estava feio, com o couro bastante desgastado. Fiz uma capa de crochê, com barbante e o resultado está aí, um banco com jeitão novo.
RECICLAGEM - REAPROVEITAMENTO
Formas para dar uma cara nova em peças usadas
As palavras do momento são: reduzir, reaproveitar, reciclar, que constituem os 3 r's, da teoria que considero bastante oportuna.
A comodidade leva, muitas vezes, às criações tecnológicas que resultam cada vez mais no aparecimento de novos tipos de descartáveis.
Antigamente, comprávamos o leite diretamente do leiteiro, na porta de casa e tínhamos garrafas de vidro, que eram lavadas todos os dias. Os refrigerantes e cervejas vinham em garrafas de vidro reutilizáveis e dessa forma, vários outros produtos eram acondicionados em embalagens que tinham uma vida útil prolongada ou não precisavam de sacos plásticos ou alumínio. Também, nas nossas casas, principalmente quem morava em cidades pequenas, não havia coleta pública de lixo; as pessoas davam um destino ao seu lixo caseiro. As cascas dos alimentos serviam para adubar a horta e as sobras de alimentos dos pratos, serviam para alimentar galinhas e porcos (era a natural redução de resíduos), e que é a forma mais interessante para a preservação ambiental ou a preservação dos recursos naturais.
A comodidade leva, muitas vezes, às criações tecnológicas que resultam cada vez mais no aparecimento de novos tipos de descartáveis.
Antigamente, comprávamos o leite diretamente do leiteiro, na porta de casa e tínhamos garrafas de vidro, que eram lavadas todos os dias. Os refrigerantes e cervejas vinham em garrafas de vidro reutilizáveis e dessa forma, vários outros produtos eram acondicionados em embalagens que tinham uma vida útil prolongada ou não precisavam de sacos plásticos ou alumínio. Também, nas nossas casas, principalmente quem morava em cidades pequenas, não havia coleta pública de lixo; as pessoas davam um destino ao seu lixo caseiro. As cascas dos alimentos serviam para adubar a horta e as sobras de alimentos dos pratos, serviam para alimentar galinhas e porcos (era a natural redução de resíduos), e que é a forma mais interessante para a preservação ambiental ou a preservação dos recursos naturais.
Partindo disso, resolvi apresentar para vocês algumas peças antigas e muito desgastadas pelo uso, que, certamente, iriam para o lixo. Também, a idéia é mostrar peças feitas por mim e por outras pessoas, que possam dar um jeito novo ou um novo uso a materiais usados.
Inicialmente, vou mostrar um biombo que reformei para um dos consultórios médicos do local onde eu trabalho. Infelizmente não tenho a foto do antes, mas vou tentar dar uma noção de como era e o trabalho que foi feito.
Era assim:
Um biombo de ferro,dobrável e com 3 partes. Com muitos anos de uso, bastante enferrujado e com a pintura muito encardida, ele tinha apenas as ferragens laterais, inferior e superior, que fazem a divisão das 3 partes. Era fechado com três partes de tecido, que já estavam até apodrecendo.
Um biombo de ferro,dobrável e com 3 partes. Com muitos anos de uso, bastante enferrujado e com a pintura muito encardida, ele tinha apenas as ferragens laterais, inferior e superior, que fazem a divisão das 3 partes. Era fechado com três partes de tecido, que já estavam até apodrecendo.
O que foi feito:
a) retirei o tecido, lixei toda a peça e passei uma demão de anti-ferrugem;
b) Chamei o serralheiro e desenhei a armação de ferro que foi chumbada nas 3 partes, fazendo desenhos geométricos, onde havia o tecido;
c) Pintei toda a peça com 3 demãos de tinta à óleo verde-água.
d) Fiz uma pátina bem leve, com pasta dourada. Deixei o pincel com pouquíssima pasta.
e) Juntamente com a vidraceira, definimos as cores para os vidros (usamos vidro belga, porque tem um colorido mais bonito que o nacional);
f) os vidros foram assentados com massa tingida no tom verde-água.
Vejam que efeito bonito ficou. Todos elogiaram e a peça ficou nova, dando um visual alegre para o consultório que foi pintado de cores claras e tem armários brancos.
ELEFANTE COM DOURAÇÃO
Adoro elefantes. Acho que eles tem uma simbologia de força e determinação. Dizem que um elefante não se esquece de nada, talvez daí venha a famosa frase: "memória de elefante". Fiz essa peça para colocar na minha sala, de bundinha virada para a porta, dizem que atrai prosperidade.
Cada um pode fazer na cor que quiser. Eu quis sair do tradicional cinza e fiz o meu num tom de azul acinzentado com pátina num tom mais claro. Também, não quis que ficasse num tom brilhante, então, fiz uma acabamento acetinado.
Materiais:
1 peça de gesso, lixada as imperfeições e passado uma demão de goma laca incolor.
tintas PVA nas cores: azul noite, branco, preto, marfim e vermelho natal.
betume da judéia
aguarrás
pasta dourada diluída em pouquíssima aguarrás (aquela famosa)
Modo de fazer:
Misture as tintas PVA azul, branca e um pingo de preto até ficar na cor desejada e aplique em toda a peça. Nos locais de profundidade, escureça com uma nuance mais escura.
Depois de bem seca, com uma esponja marítima molhada e bem espremida, faça leves batidinhas molhando na tinta que sobrou, clareada com branco (deixe bem clarinho).
Pinte a capa de vermelho, os dentes de marfim, faça os olhos e pinte os pingentes com tinta dourada.
Com muito cuidado, aplique o betume diluído em aguarrás, somente na capa vermelha, limpando bem. Deixe secar.
Pegue pouca pasta dourada levemente diluída, retire o excesso num papel toalha e vá aplicando, bem de leve, nas áreas salientes da capa. Deixe a quantidade de dourado a seu gosto. Reforçe a douração dos pingentes.
Aplique um verniz spray fosco nas partes sem douração.
PINTURA EM TELHA
Os descartáveis fazem um grande mal à Natureza porque, em geral, não se degradam e ainda ocupam lugar nos aterros sanitários, diminuindo as suas vidas e exigindo a busca de outros sítios para novos aterros. Muitos desses "descartáveis" podem ter uma reutilização ou reciclagem, como no caso de potes plásticos, que podem ter uso doméstico, podem servir de vasos para plantas e outros destinos. As garrafas PET, o jornal, os pneus e sobras de madeira, também podem ser reutilizadas ou recicladas.
Gosto muito de reformar móveis antigos e desgastados pelo tempo, dar-lhes cara nova e um novo uso.
Passo-a-passo:
Lave muito bem a telha e deixe secar 24 horas. Com cuidado e utilizando a furadeira, faça dois furos na parte superior para depois conseguir passar um cordão e pendurar. Passe várias demãos de PVA branco, até cobrir toda a cor da telha.
Escolha o motivo da sua preferência e marque levemente o contorno e as partes principais do desenho. Eu gosto de pintar paisagens e, geralmente, aproveito as sobras de tinta à óleo de alguma tela que esteja pintando (restos da palheta).
Com tinta à óleo, diluída em óleo de linhaça e com algumas gotas de secante de cobalto, vá fazendo a pintura até ficar do seu agrado. Demarque o contorno do desenho com algumas pinceladas. Deixe secar muito bem e aplique verniz spray semi-brilho.
Outras idéias:
TELA RELÓGIO
Materiais:1 tela painel 40 x 40
tinta à óleo nas cores desejadas
óleo de linhaça
secante de cobalto
conjunto de números (1 a 12)
Cola instantânea
Máquina de relógio
tinta à óleo nas cores desejadas
óleo de linhaça
secante de cobalto
conjunto de números (1 a 12)
Cola instantânea
Máquina de relógio
Passo-a-passo
1- Utilize uma tela painel de 40 x 40 cm. Posicione um prato raso sobre a tela para servir de molde para o círculo central e risque, de modo a sobrar as laterais. Escolha o risco que será pintado no interior do círculo e passe o desenho bem leve, riscando mais ou menos as figuras principais (flores e folhas). No caso da foto, escolhi crisântemos. Não precisa riscar os detalhes, eles serão feitos à mão livre.Com a tinta ligeiramente diluída com o óleo e com um pouco de secante, pinte as laterais na cor escolhida, que combine com a cor do desenho e depois pinte o círculo, fazendo um fundo para as flores.
1- Utilize uma tela painel de 40 x 40 cm. Posicione um prato raso sobre a tela para servir de molde para o círculo central e risque, de modo a sobrar as laterais. Escolha o risco que será pintado no interior do círculo e passe o desenho bem leve, riscando mais ou menos as figuras principais (flores e folhas). No caso da foto, escolhi crisântemos. Não precisa riscar os detalhes, eles serão feitos à mão livre.Com a tinta ligeiramente diluída com o óleo e com um pouco de secante, pinte as laterais na cor escolhida, que combine com a cor do desenho e depois pinte o círculo, fazendo um fundo para as flores.
2- Pinte as flores e botões, as folhas, faça os cabos dos botões, os arabescos e pequenas florzinhas, para dar leveza à pintura. Deixe secar bem. Posicione os números nos lugares que indiquem as horas (medir com cuidado para ficarem corretas as horas) e cole com cola instantânea. Marque o centro da tela e faça um pequeno furo com uma tesoura. Introduza o pino do relógio (que vem preso aos ponteiros) e parafuse no verso. Coloque a pilha no local indicado no verso e acerte os ponteiros no horário correto. Pendure de maneira a ficar bem certo na parede, para não desregular o relógio.
FALSO MOSAICO NO VIDRO
1-Limpe o vidro com álcool. Utilizando o volume cetim preto (pasta relevo em bisnaga), faça desenhos aleatórios, imitando cacos. Eu optei por fazer cacos grandes. Deixe secar de um dia para outro. Pinte, com tinta PVA os desenhos dos cacos, com as cores desejadas. Deixe secar e dê mais duas demãos. Secar bem.
Na tampa, aplique duas demãos de primer para PET, intercalando secagem de 12 horas. Pinte a tampa com PVA com uma das cores usadas para o vidro.
Na tampa, aplique duas demãos de primer para PET, intercalando secagem de 12 horas. Pinte a tampa com PVA com uma das cores usadas para o vidro.
2- Aplique uma demão de verniz base para craquelar e depois de bem seco, aplique o craquelador incolor. Deixe secar por 6 horas ou mais. Com flanela macia, aplique a pasta metálica na cor desejada (eu escolhi o dourado solar). Aplique esse processo no vidro e na tampa.
ANJINHOS DE GESSO
Técnica aquarelada, craquelê e patina cera dourado solar.
AFRICANA
Prepare a peça, lixando e pintando com tinta PVA, nas cores desejadas.
Aplique betume na peça, limpando com pano macio.
Aplique a pasta dourada nas partes que interessarem. Envernize com verniz semi-brilho.
POTES DE CERÂMICA - Técnica da louça antiga (craquelê)
Eu amo craquelê, porque ele me desafia, uma peça nunca fica igual à outra e ele se quebra do jeito que quer. Podemos controlar mais ou menos o tamanho dos cacos, mas ele sofre interferência do clima, da espessura do craquelador, da marca do craquelador etc.
PASSO A PASSO
Lixe a peça de cerâmica, para retirar as imperfeições maiores. Lave e deixe secar muito bem, de preferência ao sol. Passe uma demão de selante (pode ser goma laca incolor) e deixe secar. Passe 1 demão de base para craquelar e deixe secar novamente. Não passe tinta na parte interna do pote para pode usá-lo como uma peça utilitária. Se pingar tinta, deixe secar e lixe.
Escolha o risco e transfira para a peça, com leveza, para não marcar demais. Inicie a pintura sempre pelo miolo das flores e vá fazendo as outras partes, aguardando começar a craquelar as extremidades.
Escolhi o tom azul para fazer as bordas e a tampa. Para o fundo da peça misturei o craquelador branco com um pingo de caramelo (para ficar um branco sujo e com cara de antigo). Se quiser lavar a peça, é melhor envernizar com um verniz spray (neste caso, pode ser o brilhante).
PINTURA NA CERÂMICA - SAPATO PORTA-JÓIAS
Obs: Proceder da mesma forma que a pintura no gesso.
Lixe qualquer irregularidade e limpe bem a peça. Passe 1 camada de goma laca incolor na peça. Passe uma demão de tinta PVA marfim ou areia.Utilizando tinta acrílica, pinte a peça nas cores desejadas. No caso, fiz uma pintura no estilo animal.
Utilizei tinta acrílica nas cores: caramelo, marrom café e preto.
Envernizei a peça, com verniz semi-brilho. Se quiser, pode colocar um laço chato de cetim, colado com cola quente.
Uso para deixar minhas pérolas.
Outras peças de Cerâmica
MORINGA - Esta peça foi feita da seguinte forma: definido o desenho, fiz a paisagem com massa "papelgel", dando relevos e profundidade com espátula. Pintei com PVA nas cores desejadas. Envernizei.
CANDELABRO RÚSTICO - Esta peça foi feita sobre uma base de cerâmica, aplicando cola e areia grossa, para dar o efeito rústico. Pintei com tinta acrílica, nas cores do Natal. Pintei o suporte de dourado.
PINTURA EM VIDRO
A pintura em vidro também permite muitas variações. Dependendo da técnica empregada, o vidro exige um preparo com primer para metais ou PET, por ser muito liso e precisar de maior aderência para a tinta.No caso da queijeira de vidro, dispensei o primer.
QUEIJEIRA DE VIDRO OU PORTA-BOLO
PASSO-A-PASSO
Limpe bem o vidro com álcool. Como o prato já é decorado, fiz o detalhe da pintura somente na tampa.
Passe uma demão de verniz base, deixe secar e aplique uma demão de carquelador incolor. Pinte o pegador e as laterais com pingos de multidimensional dourado, como se fosse um bico de jaca. Deixe secar e craquelar naturalmente, sem acelerar a secagem.
Espalhe a pátina cera dourado solar, esfregando bem para penetrar nos cacos. Limpe bem com pano macio. Aplique o multiverniz, para proteger a peça e poder lavar.
OUTRAS PEÇAS DE VIDRO
PRATO COM DECOUPAGE E CRAQUELÊ
Essa peça eu fiz com guardanapo, colado com o verniz base, passei o craquelador e depois de seco, a pasta dourada. Por cima da pasta dourada, apliquei uma demão de PVA branco.
GARRAFA DE VIDRO
Usei uma garrafa incolor. Apliquei o primer para metais e aguardei secagem de 12 horas. Pintei com 2 demãos de PVA marfim. Colei a figura com termolina leitosa, sem deixar passar a termolina para fora da figura. Apliquei o verniz base, deixei secar e usei o craquelador caramelo claro, deixando mais carregado de craquelador em algumas áreas, para parecer couro. Fiz detalhes em dourado no alto da garrada e coloquei uma tampa de vidro.
PINTURA EM MADEIRA
A madeira permite uma infinidade de variações e aplicações de técnicas diferentes.
SOUPLAT - Fiz um conjunto de 12 peças para usar na noite de Natal.
Passo-a-passo
a) Lixe a peça, passe uma demão de aquabase madeira, deixe secar e lixe novamente.
Passe duas demãos de PVA branco na peça toda. Pinte a parte de baixo (2 demãos) e o centro da peça com azul profundo (1 demão).
b) Recorte a figura desejada e cole com cola para decoupage, aplique uma demão de termolina leitosa sobre a figura. Nas laterais da peça, faça algumas aplicações de relevo com pasta de modelagem, utilizando um stencil. Deixe secar de um dia para outro.
c) pinte as laterais de um azul mais claro e depois faça uma pátina com pinceladas de branco (use o pincel sujo de azul, pegue um pouco de branco e limpre um pouco o pincel no papel toalha).
Aplique leves pinceladas de pasta dourada no relevo. Faça as laterais com a pasta dourada e detalhes na figura e no contorno do centro com tinta dimensional dourada. Deixe secar e aplique um verniz semi-brilho.
Casinha de pássaros
Passo-a-passo e fotos:
a) Lixe a madeira, aplique uma demão de selador (aquabase madeira), deixe secar. Aplique duas demãos de PVA branco. No meu caso, as casinhas tem teto de alumínio, então, precisei passar uma demão de primer para metais, com secagem de 10 horas.
b) Pinte as laterais e o fundo com PVA na cor escolhida e com a técnica da pintura country, faça o sombreado, com uma tinta mais escura e pincel chanfrado. Faça todos os detalhes, janelinhas, gramado, flores, o que quiser.
c) Pinte o telhado com a tinta escolhida. No meu caso, usei tinta esmalte porque as casinhas vão ficar expostas ao tempo. Envernize a parte do PVA, com verniz geral.
OUTRAS DICAS EM MADEIRA:
ÁRVORE DE NATAL - Fiz essa peça, com um esponjado em três cores de verde e a base em marrom. Pintei as peçinhas e colei-as na árvore, com cola instantânea. Fiz detalhes de dourado. Envernizei do verniz spray.
CAIXA COM CRAQUELÊ - Fiz essa peça, pintando a parte de baixo de branco e a parte superior da tampa com branco. As laterais da tampa pintei de rosa. Apliquei o kit craquelador: primeiro a base e depois o craquelador, esperando secagem entre as demãos. FiZ o contorno das flores e folhas com pasta relevo e pintei com verniz vitral.
REVISTEIRO - Técnica esponjada em PVA e pintura com tinta acrílica.
Porta-Panetone em craquelê - Usei as cores do Natal e fiz a parte verde em PVA e a parte vermelha, usando o verniz base em toda a peça e o craquelador somente na parte vermelha.
Porta-Panetone azul- com a técnica da pátina linho e decoupage de boneco da neve e pintura em alto relevo.
Pintura em Gesso
Como início dessas mostragens, vou explicar o passo-a-passo de uma pintura no gesso, com envelhecimento e douração (uma das pinturas mais fáceis) de fazer e que permite muitos retoques. A partir desse passo, pode-se criar muitas peças, misturando técnicas diferentes.
Pintura Egípcia - Faraó
Modo de fazer:
a) Lixar a peça com lixa fina, passar uma demão de goma laca e uma demão de PVA branco em toda a peça. Deixe secar bem após cada demão.
b) Pintar a peça com as cores desejadas. No caso do faraó, escolhi tons de areia, marrom, azul e jade, além de preto para olhos e sombrancelhas e PVA metálico dourado para a pele e relevos.
c) Envelhecer a peça toda com uma mistura de betume e aguarrás, fazendo pequenas áreas e limpando com pano macio, antes da secagem. Secar bem.
Aplicar pequenas quantidades de pátina cera dourado solar com um pano macio, esfregando as áreas onde quiser dar mais destaque de luz, com o dourado. A peça está pronta.
Índia - Este objeto foi feito seguindo a primeira etapa do faraó, aplicação de cores somente com PVA acetinado. Após secagem, fiz o envelhecimetno de algumas partes (folhas, o vermelho da saia e do cocar) e apliquei pasta dourada no bracelete e colar. Após, passei verniz spray semi-fosco. Ficou linda a minha índia!!!
Imperatriz Japonesa - Utilizei a mesma técnica da índia, com maior reforço na douração.
ARTE OU ARTESANATO?
Tanto faz, admiro as duas.
A partir do meu gosto pessoal e de algumas habilidades, fui desenvolvendo a "minha" forma de artesanato e que vou mostrar aqui, como uma forma de incentivo, para que todos possam desenvolver seus "talentos"
Espero que gostem e façam coisas lindas para enfeitar suas casas ou até como fonte de renda.
Me enviem fotos dos seus trabalhos para serem publicados.
Mãos à obra!!!!