Olá amigos e visitantes!

Olá amigos e visitantes!

Que bom receber vocês aqui no meu espaço!
Estou reunindo um pouco das minhas preferências: minhas estórias, relatos de viagens, meus artesanatos, o meu carinho pelos animais, pessoas que admiro e que se dispuserem a colaborar para
tornar este espaço muito agradável.
Vou ficar muito feliz se você se identificar com as matérias aqui postadas e com meus relatos. Aproveite e compartilhe, afinal, tudo o que está aqui é NOSSO. Pretendo fazer atualizações semanais e, agradeço, desde já, o retorno que puderem dar, com sugestões e comentários.
Aprendi que é dividindo o conhecimento que se multiplicam
as coisas belas e que ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar.
Só não se esqueça de dar os créditos das autorias, porque a "etiqueta" na internet está valendo!!!
Um grande abraço a todos e obrigada pela visita.

Culinária




OVO DE PÁSCOA NA TRAVESSA

Essa receita está fazendo sucesso na internet. Uma amiga fez e disse que ficou ótima. Tem gosto de brigadeiro, textura de um creme delicado e se colocar uma camada de chocolate meio-amargo por cima fica tão gostoso quanto um ovo recheado. Vamos experimentar?


I



Ingredientes: 

3 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 latas de leite (medida do leite condensado)
6 gemas
1/2 colher (sopa) essência de baunilha
400 grs. de creme de leite (do tipo bate chantily)
2 xícaras (chá) de chocolate meio-amargo picado
2 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado
1/2 xícara (chá) de castanha de caju picada (xerém)

Modo de fazer:
Coloque na panela o leite condensado, o amido de milho, as gemas e cozinhe até engrossar. Acrescente a baunilha e desligue. Espere esfriar e junte o creme de leite. Separe 1/3 dessa mistura e reserve.
No creme restante (2/3), misture o chocolate amargo derretido.
Montagem: Num refratário coloque metade do creme de chocolate. Leve ao congelador por uns 15 minutos. Cubra com o creme branco e espalhe a castanha de caju. Leve novamente ao congelador por 15 minutos. Cubra com o creme de chocolate restante. Leve à geladeira enquanto derrete o chocolate ao leite. Espalhe esse chocolate sobre o creme de chocolate e leve para gelar até servir.




AMBROSIA


Uma amiga voltou de viagem a Minas Gerais e me trouxe a receita de uma ambrosia feita por uma pessoa da família. Me garantiu que fica maravilhosa. Vamos experimentar?




Ingredientes:

1 litro de leite
6 ovos inteiros
3 xícaras (chá) de açúcar 
2 colheres (sopa) de suco de limão
6 cravos da índia
2 paus de canela

Modo de Fazer: Bater no liquidificador o leite, os ovos e o açúcar. Levar para a panela e acrescentar o suco de limão, o cravo e a canela. Mexer até incorporar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar lentamente. Vai formar os grumos. Deixe cozinhar até ficar ligeiramente dourado (mais ou menos 1 hora). Sirva gelada.




GELADO DE ABACAXI



Ingredientes:

1 abacaxi picado em pedacinhos (sem o miolo)
2 caixas de gelatina sabor abacaxi
4 e 1/2 xícaras (chá) de água
4 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite

Modo de fazer: Leve ao fogo o abacaxi, a água e o açúcar. Deixe cozinhar por uns 15 minutos no fogo baixo e com a panela tampada. Acrescente as 2 caixas de gelatina e desligue o fogo. Misture bem para incorporar a gelatina. Junte o creme de leite e misture muito bem. Precisa mexer de vez em quando até esfriar, para não separar a gelatina. Leve para gelar.




BOMBOCADO DE MANDIOCA




Ingredientes:

1 prato fundo de mandioca crua ralada no ralo grosso
1 prato fundo de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina derretida
100 grs. de coco ralado
4 ovos
1 (colher) sopa rasa de fermento em pó.

Bater os ovos, juntar a margarina e os demais ingredientes. Leve para assar por aproximadamente 45 minutos em forno brando/médio. Quando estiver ligeiramente dourado, cortar em quadrados, despejar uma calda sobre os pedaços e levar novamente ao forno por mais 10 minutos.

Calda:
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1e 1/2 xícaras (chá) de água
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
Ferver para fazer uma calda em ponto de fio mole.





CRANBERRY com champanhe




O cranberry é ligeiramente ácido e permite várias combinações. Com champanhe ou espumante, fica delicioso. Pode ser substituído por mirtilo ou framboesa.



LANCHINHO CHARMOSO 





Corte fatias de pão de forma sem casca em formato de coração e passe nelas um pouco de maionese. Corte também os frios que desejar, no formato de coração. Monte os lanchinhos. É só uma questão de capricho e vontade de agradar.




CHURROS URUGUAIOS

Não dá para falar de churros sem lembrar o Uruguai. E recheados de doce de leite!





Ingredientes e modo de fazer:

Leve para ferver: 250 ml de água, 2 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (sopa) de margarina, 1 pitada de sal. Quando ferver e estiver tudo bem misturado, acrescente a farinha e mexa vigorosamente para incorporá-la e cozinhar. Retire do fogo e mexendo a massa  sem parar,  vá acrescentando, um a um, 3 ovos. Depois de bem incorporados os ovos, coloque a massa na forma de churros ou em saco de confeitar. Vá apertando a massa em óleo em temperatura média, até que fiquem bem fritos. Recheios-os com doce de leite, usando um canudo especial para churros e passe em açúcar e canela.

No Uruguai é comum os churros sem recheios. Apenas fritos e passados no açúcar e canela.




BOLO DE IOGURTE COM LARANJA

Um bolinho básico para o lanche da tarde.




Esse bolo é muito simples e eu faço no liquidificador:

Bater 4 ovos com 1 pote de 200 ml de iogurte natural e o suco de 1 laranja. Juntar 2 colheres (sopa) de óleo, 2 xícaras (chá) de açúcar e 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo. Bater bem e juntar 1 colher (sopa) de fermento em pó. Forma untada e enfarinhada e assar em forno moderado por uns 40 minutos ou até dourar. Cobrir com uma calda feita com suco de 1 laranja e 1 xícara (chá) de açúcar. 





QUICHE 


O recheio pode ser o da sua preferência. Esse é de legumes e queijos.




Ingredientes da massa:
350 grs. de farinha de trigo
180 grs de margarina
1 ovo
1 colher (chá) de sal

Misture bem os ingredientes, vá abrindo a massa e colocando no fundo e nas laterais da forma de abrir. Coloque o recheio frio e leve para assar.

Sugestão de recheio:

Fazer um refogado com óleo, alho, cebola e juntar os legumes da sua preferência, eu coloco cenoura ralada, beringela cortada em cubinhos, tomates sem sementes e picados, azeitonas, milho, ervilha e ervas à gosto. Junto meia xícara (chá) de leite com 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Deixe esfriar. Espalhar sobre a massa da torta e colocar cubos de queijo no meio do recheio. Cobrir com mussarela ralada e leve para assar até dourar.





GELADO DE ANO NOVO




Modo de fazer:

Deixe amolecer um pouco um pote de sorvete de nata, arrume metade do sorvete numa forma de anel, untada com óleo. Espalhe uma receita de brigadeiro mole sobre o sorvete e espalhe o restante do sorvete. Leve ao frezer para endurecer novamente. Quando for servir decore à gosto.






CREPES DE MORTADELA

Um prato rápido e fácil para o brunch do Ano Novo.






TORTA MOUSSE DE CHOCOLATES




Massa:
200 grs. de biscoito de chocolate triturado e misturado com 100 grs. de margarina culinária. Amasse bem, forre o fundo e as laterais de uma forma desmontável e asse por uns 10 minutos. Deixe esfriar bem.

Cobertura:
 300 grs. de chocolate branco derretido em banho-maria
1 lata de creme de leite sem soro
200 grs. de chantily industrial batido

Misturar o creme de leite ao chocolate derretido e depois acrescentar o chantily, mexendo delicadamente até incorporar. Separe 1 xícara dessa mousse e espalhe o restante sobre a massa da torta assada e fria.
Fazer uma outra mousse de chocolate escuro com a xícara da mousse que foi separada e 50 grs. de chocolate meio-amargo derretido. 
Despejar pequenas porções da mousse escura sobre a branca, em forma de círculos e passar uma faca, de leve, para mesclar. Gelar.




PAVÊ  OLHO DE SOGRA





Ingredientes:

1º  creme: Mousse de ameixa:
300 grs. de ameixa preta cozida em 1 xícara (chá) de água e 3 colheres (sopa) de açúcar 
1 lata de creme de leite sem soro
1 xícara (chá) de chantily 

2º creme:
1 lata de leite condensado
3 gemas
50 grs. de coco ralado
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de chantily 

Modo de fazer: 
Cozinhar as ameixas e deixar esfriar bem. Bater no liquidificador. Juntar o creme de leite gelado. Retirar do liquidificador e misturar delicadamente o chantily. Colocar nas taças.
Fazer o creme de gemas com os 4 primeiros ingredientes e depois de bem frio acrescentar o chantily. Colocar sobre a mousse de ameixa.

Decorar com docinhos olho-de-sogra.





TORTA MESCLADA


Essa é uma receita que me traz doces recordações, além de ser uma das preferidas do meu pai. E para homenageá-lo, vou fazer essa delícia para o Dia dos Pais.




Ingredientes da massa:
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite fervendo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer: Bater os ovos com o açúcar até esbranquiçar. Juntar, alternadamente, a farinha e o leite e por último o fermento em pó. Assar em forma untada e enfarinhada, no forno médio por aproximadamente 35 a 40 minutos ou até que, enfiando um palito ele saia limpo. Deixe esfriar, corte ao meio, umedeça as partes com uma caldinha de leite com pouco açúcar. Recheie e aplique a cobertura de marsmalow e decore com a calda de chocolate.

Recheio de creme:
1 lata de leite condensado
3 gemas
600 ml de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de baunilha
Leve ao fogo até engrossar, cozinhando um pouco. Junte 1 lata de creme de leite sem soro, misture bem e apague o fogo. Mexa até esfriar, para evitar formar película.

Cobertura de marsmalow:
Fazer uma calda em ponto de fio grosso com 2 xícaras (chá) de açúcar e 2 xícaras (chá) de água. Enquanto isso, bata as 3 claras em neve firme, com 1 pitada de sal. Vá despejando a calda sobre as claras e continue batendo por alguns minutos. Pode perfumar com baunilha ou gotas de limão.
Espalhe sobre a torta recheada e decore com calda de chocolate, utilizando as costas de uma colher ou um garfo.

Calda de chocolate:
1 xícara (café) de leite
3 colheres (sopa) de nescau
3 colheres (sopa) de açúcar
1 ponta de  colher de margarina
Leve ao fogo até o ponto de fio médio.





CREPES  DOCES





Ingredientes da massa:

4 ovos
1 e 1/2 xícara de leite
1 colher  (sopa) de manteiga derretida
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal

Bater no liquidificador até ficar uma mistura homogênea. Colocar às colheradas numa frigideira e fazer os discos. Recheio à gosto. Esse eu fiz com banana caramelizada.
Arrumar na travessa, cobrir com leite condensado e espalhar morangos.
Pode ser servido quente ou frio.





TORTA MOUSSE DE DOCE DE LEITE E NOZES





Ingredientes:

Massa:
6 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de açucar
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1  e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de ferment em pó
3 colheres (sopa) de água 

Fazer um pão de ló: Bata bem os ovos com o açucar, junte o chocolate, a farinha, o ferment e por ultimo a água. Leve para assar em forno médio por mais ou menos 35 minutos, assadeira untada e enfarinhada. Deixe esfriar, corte ao meio e reserve.

Numa forma de aro, coloque uma parte da massa, regue com calda feita com leite, um pouco de açúcar e rum. Coloque o recheio feito com:

Bater um chantily com 350 grs. de crème de leite fresco e 1 colher (sopa) de açúcar. Reservar.
Na batedeira, bater 400 grs. de doce de leite com 1 envelope de gelatin sem sabor que foi hidratada em 4 colheres (sopa) de água e amolecida por 30 segundos no microondas ou banho-maria.
Depois de bem homogeneizado o doce de leite, juntar o chantily, misturando bem. Acrescentar 200 grs. de nozes picadas grosseiramente.

Cobrir com a outra parte da massa previamente regada com calda de rum.

Leve à geladeira de um dia para o outro. Cobrir com um ganache feito com:

1 tablete de 160 grs. de chocolate meio amargo
160 grs. de crème de leite de caixinha
Misture o chocolate picado com o crème de leite e leve ao micro ou ao banho-maria para derreter. Misturar muito bem até ficar uma cobertura lisa e cobrir a torta.
Decore com nozes picadas.








BOLO PÃO DE MEL



Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de água
1 xícara chá) de mel
1 e !/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre picadinho
Fazer um chá com a água, o cravo, a canela e o gengibre. Deixe esfriar, coe e junte o leite e o chocolate em pó.
Misture bem todos os ingredientes e leve para assar em forma untada e enfarinhada.
Obs: Não vai ovos nessa receita.
Se quiser, rechear com 1 lata de doce de leite e cobrir com 300 g de chocolate ao leite derretido.  Também pode server polvilhado de chocolate e canela e decorar a gosto.





JUNHO - Festas e muita comida da roça


Antecipando as festas juninas e para que vocês tenham tempo para os preparativos, durante o mês vou trazer algumas receitas típicas.


Bolo de Paçoca






Ingredientes:

3 ovos
300 ml de leite
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 e 1/2 xícaras (chá) de açucar
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de ferment em pó
5 paçocas de rolha esfareladas


Modo de fazer: Bater as claras em neve e reservar. Bater as gemas com a manteiga e o açucar até esbranquiçar. Juntar aos poucos, alternando, a farinha e o leite. juntar o ferment e as paçocas esfareladas. Por ultimo, juntar as claras em neve, agregando delicadamente.
Leve para assar em forno médio. Desenforme e use a cobertura de sua preferência, mas estou sugerindo esta cobertura de chocolate branco.

Cobertura:

Leve ao fogo brando 1 lata de leite condensado e 1/2 lata de creme de leite até aquecer bem. Junte 250 grs. de chocolate branco picado e vá mexendo até derreter o chocolate.







ROSCA DOCE  - Modelada na colher




Ingredientes:

Massa:
- 4 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 1 /2 lata (medida do leite condensado) de água
- 1/2 lata de leite ligeiramente morno
- 1/2 lata de óleo
- 6 colheres de açúcar
- 60 g de fermento biológico
- 1 pitada de sal
- 1 kg de farinha de trigo

Modo de Fazer: Misturar o fermento com o açúcar e reservar. No liquidificado, bater os ovos, o leite condensado, o óleo e o sal; juntar o leite. Colocar numa tigela e acrescentar o fermento dissolvido no açúcar. Misturar bem. Acrescentar a farinha e sovar ligeiramente. Colocar a massa com o auxílio de uma colher numa forma de anel, untada e enfarinhada. Vá distribuindo as colheradas de massa, de forma irregular. Deixe crescer e leve ao forno 200 graus, até dourar. Depois de assado, coloque a cobertura.

Cobertura:  Ferver o açúcar, o leite e a margarina dando um ponto de calda fina.
- 1  xícara de açúcar
- 1  xícara de leite ou leite de coco 
- 1 colher (sobremesa) de margarina
Espalhe essa calda sobre a rosca assada e cubra com 50 g de coco ralado





BOLO PRESTÍGIO - Dia das Mães

Essa receita é deliciosa. A foto e a receita do bolo é do site da Nestlé e o recheio e cobertura são adaptadas por mim, de outras receitas.




Ingredientes:

Massa de Bolo de Chocolate

Bater  6 claras em neve e reservar. Na batedeira, bater 1/2 xícara (chá) de manteiga com 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar, juntar 6 gemas e bater até esbranquiçar. Juntar alternadamente uma mistura feita com 1/2 xícara (chá) de leite fervendo e 1 xícara (chá) de chocolate em pó com 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo. Juntar as claras em neve, delicadamente e 1 colher (sopa) de fermento em pó. Levar para assar em forno médio, em forma untada e enfarinhada até que, colocando um palito ele saia limpo.

Rechear com uma cocadinha feita com:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
1 pacote de coco ralado
Levar ao fogo por alguns minutos até ficar com consistência de uma cocadinha mole.

Cobertura:
Pode ser um brigadeiro mole ou uma ganache feita com 1 lata de creme de leite e 250 grs. de chocolate meio-amargo. Levar ao banho-maria ou ao microondas, na potência média por uns 2 minutos, mexendo para derreter o chocolate. Juntar 1 colher (sopa) de licor de chocolate ou outra bebida e mexer até ficar um creme liso e homogêneo.

Decorar com raspas de chocolate ou coco em flocos.





TORTA DE FRUTAS


O Dia das Mães está chegando e eu pensei numa torta de frutas para a sobremesa. Vou dividir a minha receita com vocês e a foto é da internet, mas você pode usar as frutas que gostar e também pode fazer com frutas em calda.




Ingredientes da massa:
250 grs. de farinha de trigo
125 grs. de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
algumas colheres de leite, se necessário
Amassar, forrar o fundo e as laterais de uma forma de mais ou menos 28 cm de diâmetro, fazer pequenos furos na massa ou forrar com feijão e assar até ficar dourada. Deixe esfriar antes de colocar o recheio.

Recheio de creme:
1 lata de leite condensado
3 xícaras (chá) de leite
2 gemas
3 colheres (sopa) cheias de maizena
1 colher (café) de baunilha
Misture tudo e leve ao fogo até engrossar. Cozinhe por mais uns dois minutos. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando, para não forma película. Espalhe sobre a massa fria e cubra com as frutas da sua preferência.

Obs: Eu gosto de cobrir as frutas com uma gelatina, conforme o tipo de frutas que uso (pêssego, morango, maracujá) ou cobrir com geléia de brilho.





COUVE-FLOR RECHEADA

Eu vi essa receita na internet, fiz e adorei!




Modo de Fazer:

Lave muito bem uma couve-flor grande, corte alguma saliência da parte inferior, verifique se entre as flores tem algum bichinho; deixe de molho em água com vinagre, para eliminar impurezas. Lave novamente para retirar o vinagre. Cozinhe al dente em água com sal. Escorra e acomode num refratário.
Faça rolinhos de mussarela e presunto, com 6 fatias de mussarela e 6 de presunto, corte ao meio e vá colocando entre as flores da couve-flor. Passe uma camada de maionese em toda a couve-flor e sobre ela, espalhe requeijão cremoso. Cubra toda a couve-flor com musssarela ralada e leve ao forno para gratinar (mais ou menos 30 minutos). 





COMENDO DE MARMITA


Casa - Trabalho - Comida
Uma equação nem sempre fácil de resolver!!!

Comida caseira está na moda e, além de mais econômico,  é garantia de uma alimentação mais saudável.
E, uma vez que isso está se tornando um hábito cada vez mais crescente entre a população brasileira, algumas amigas me pediram sugestões de comidinhas de marmita. Eu mesma levo marmita sempre que possível e pretendo fazer disso uma rotina prazeirosa.
Existem muitos tipos de embalagens no mercado e o melhor uso vai depender do local onde você faz suas refeições. Se você não tem um refeitório apropriado, a marmita elétrica é a melhor opção. Algumas pessoas dispõe de aquecedores em banho-maria, então a marmita de alumínio é ótima.
Eu prefiro a marmita plástica, com divisórias, uma vez que disponho de microondas para o aquecimento e ela permite a melhor disposição dos alimentos.
Alguns detalhes precisam ser observados quando se faz a opção por comer de marmita:

1- Não são todos os tipos de preparo que se prestam a compor uma marmita. Alimentos cozidos ficam mais saborosos e não perdem a textura quando aquecidos. Vamos combinar que um bife feito na hora é muito mais gostoso e frituras não conservam a textura e o sabor (além de não serem saudáveis).
2- Acondicione alimentos recém-cozidos. Se estiverem congelados, eu costumo retirar do freezer de manhã.
3- Conserve o alimento na geladeira até o momento do consumo.
4- Leve separadamente as frutas, as saladas e os molhos.
5- Se a sua marmita for de plástico, não aqueça o alimento na marmita. Coloque no prato e leve-o ao microondas.
6- Procure balancear os alimentos, privilegiando todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas e gorduras).
7- Prefira frutas para a sobremesa.


Vou dar umas dicas imperdíveis, para facilitar o preparo das refeições no dia-a-dia: lave uma quantidade de arroz que seria suficiente para uns 5 dias. Refoque com alho, cebola e coloque a quantidade de sal necessária (aqui eu faço 5 copos para mim e o marido, almoço e jantar). Depois de refogado, retiro da panela, coloco numa embalagem plástica e conservo na geladeira. A cada dia, eu retiro a quantidade que vou fazer, coloco na panela, refogo novamente, coloco a água e termino de cozinhar normalmente .
Compro uma quantidade de verduras suficiente para a semana, mas lavo-as a cada dois dias e conservo-as em recipiente de vidro, tampadas e na geladeira. No momento de usar, passo ligeiramente na água. Facilita muito a vida.
Tenho sempre algumas embalagens de seleta de legumes, milho e ervilha. Quebram o galho quando não dá tempo de fazer um prato mais elaborado. Dá pra fazer um refogado de legumes ou temperar com maionese.
Geralmente nós comemos feijão uma ou duas vezes na semana, mas cozinho porções maiores e congelo nas quantidades que irei usar.
Grão-de-bico ou soja de caixinha (200 grs.) também são ótimas opções. O grão-de-bico pode ser acrescentado ao frango cozido, à linguiça com molho ou salada e a soja dá pra fazer uma salada deliciosa (já coloquei a receita aqui também).
Um dia da semana é possível variar e levar um lanche bem gostoso. Eu costumo comprar o pão sírio (ou de forma mesmo), passo um pouquinho de maionese e embrulho bem e levo, separadamente, alface, tomate e queijo branco. Monto o lanche na hora. Quem gosta de peito de peru, pode acrescentar ao lanche. Acrescente uma fruta e um suco.

Vou mostrar pra vocês algumas opções que escolho para compor a minha marmita, com uma rápida explicação sobre as formas de preparo.

1- Hoje a minha marmita esteve composta de: arroz, bacalhau desfiado com batatas e azeitonas pretas e uma salada de alface com tomate cereja. Minha sobremesa é uma ameixa e um pêssego pequenos. Não tive tempo de fazer um suco, então a água será minha companheira.

O bacalhau já estava pré-cozido. Desfiei grosseiramente e cozinhei com batatas, cebola, alho dourado no azeite, tomate e azeitonas pretas. É rápido, uns 5 minutos na panela de pressão.
Você pode fazer também com outro pescada branca, mas não precisa cozinhar antes. 





2- Terminei de preparar a minha marmita para amanhã. Arroz, lentilha com calabresa, ovo cozido, salada de alface e tomate e uma nectarina. Vou levar uma polpa congelada de abacaxi para fazer um suco.

A lentilha eu já passei a receita, no cardápio de Ano Novo. A diferença é que coloquei só uns pedacinhos de bacon e uma calabresa picada. Também é muito rápido e fácil.






3- Lombo de porco com arroz, salada de batatas, salada de folhas com morangos.




Obs: Eu compro o lombo já temperado e coloco na pressão. Depois é só fatiar e voltar à panela para terminar de secar a água. Acho que combina muito bem com a salada de batatas e apesar de saber que é muito carboidrato, não consegui dispensar o arroz.


4- Pão recheado com legumes e queijo



Obs: Geralmente tem um dia da semana que acabo levando um lanche. Essa semana fiz esse pão, recheado de tomate, brócolis com alho, azeitonas, ervilha, milho e queijo branco. Ficou muito gostoso e acompanhei com um pote de salada de frutas. É uma opção...


 5- Sopa de mandioca com carne e pão





Fiz uma sopa bem substanciosa. Achei uma opção boa para aqueles dias mais fresquinhos. Acompanhada de um pãozinho é uma delícia.


6- Arroz, tutu de feijão, costelinha de porco e salada de batata com palmito.






7- Frango dessosado (sobrecoxa) e assado com arroz e cenoura e quiabo. Um caqui para a sobremesa.





8- Macarrão à bolognesa com lascas de parmesão. De sobremesa, um kiwi e acompanhei com um suco de soja.
    Me esqueci de fotografar a marmita, mas vejam o prato pronto.





9- Arroz, linguiça e queijo coalho assados, com farofa e mandioca. Um refrigerante zero calorias para compensar um pouquinho o estrago.





10 - Arro, feijão, quibe assado, mandioquinha salsa e farofa de cenoura. Um caqui para a sobremesa.









BAIÃO-DE-DOIS  (FALSO)


Nós gostamos muito de baião-de-dois, mas não é sempre que tenho os ingredientes tradicionais para fazê-lo. Então, eu o denominei de "falso baião-de-dois", mas devo confessar que ele fica muito gostoso e me perdoem os nordestinos, mas meus amigos dizem que ele é mais gostoso que o tradicional. Faço questão de colocar a manteiga de garrafa, mas quando não tenho feijão de corda, faço com o feijão comum, troco o coentro por salsa e cebolinha e se não tiver carne-seca, faço com sobras de carne bovina cozida. Costumo colocar um pouquinho de cenoura ralada e milho verde ou ervilha. É a receita do improviso!





Ingredientes (para 4 pessoas)

2 e 1/2 xícaras (chá) de arroz cozido
1 e 1/2 xícaras (chá) de feijão cozido, temperado e escorrido (só os grãos)
4 cubos de carne-seca cozida ou desfiada (ou sobras de carne de panela)
50 grs. de bacon picadinho
100 grs. de calabresa cortada em pedacinhos
2 palitos de queijo de coalho cortado em cubos
2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (ou azeite)
1 dente de alho socado, 1/2 cebola picadinha e cheiros verdes, sal e pimenta à gosto
3 colheres (sopa) de cenoura ralada
2 colheres (sopa) de milho verde ou ervilha

Modo de fazer:
Frite o bacon e a calabresa na manteiga (ou azeite) até dourar. Junte o alho e a cebola, refogue um pouco e coloque a carne desfiada. Acrescente a cenoura e o milho, refogue um pouco. Junte o arroz, o feijão e o queijo coalho, mexendo bem para incorporar os ingredientes e derreter levemente o queijo. Prove se tem necessidade de sal, uma vez que todos os ingredientes foram cozidos com tempero. Junte a pimenta e os cheiros verdes. Sirva em seguida.







LENTILHAS  (ANO NOVO)

As lentilhas são tradicionais no cardápio de Ano Novo. Na minha casa, fazemos em qualquer época do ano. Vou deixar uma receita, que serve aproximadamente 12 pessoas.






Ingredientes:
300 grs. de lentilha
300 grs. de lombo de porco salgado
1 calabresa cortada em rodelas
1 paio cortado em rodelas e aferventado
100 grs. de bacon
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola picadinho 3 dentes de alho socados - sal, se necessário
pimenta vermelha e cheiros verdes a gosto - tem quem aprecie com 1 folha de louro.

Modo de fazer: Lave bem as lentilhas e deixe de molho de um dia para o outro. Corte o lombo em pedaços pequenos, lave bem e deixe de molho na geladeira, de um dia para o outro, trocando a água algumas vezes. Passe as lentilhas por uma água fervente e reserve.
Cozinhe o lombo até quase ficar no ponto e reserve. Numa panela grande, junte o bacon picadinho e o óleo e frite até dourar. Retire o bacon e reserve. No mesmo óleo da panela, junte a calabresa picada e frite até dourar, junte o alho socado e a cebola picada. Refogue bem. Junte o paio aferventado e o lombo cozido. Mexa bem, junte as lentilhas , a pimenta e os cheiros verdes, cubra com água e leve para cozinhar. Depois de cozido, verifique o sal e acrescente, se necessário. Não deixe com muita água, apenas o suficiente para formar um caldo grosso.





CARDÁPIO NATALINO


O Natal está chegando e começa a preocupação de todas as pessoas que irão receber convidados em suas casas, para as festas de final de ano. Algumas pessoas me escreveram, pedindo sugestões de cardápio, enfeites e pequenas guloseimas para essas ocasiões.
Resolvi fazer um apanhado de receitas fáceis, gostosas e que tenham um toque de sofisticação e da alegria das festas. 
Vou passar para vocês algumas idéias de petiscos, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas e espero que vocês façam e aproveitem a companhia dos familiares e amigos, num clima de muito amor, harmonia e paz.


SOBREMESAS

Vou trazer algumas receitas deliciosas, que normalmente são feitas pela minha família, Mas, essa aba do blog está recheada de coisas deliciosas e já postei algumas receitas, com fotos, que podem muito bem serem aproveitadas para a Ceia de Natal e de Ano-Novo. Confiram a Taça de Ganache com Morangos e o Bolo de Banana com Nozes, que é feito todos os anos na minha casa.

Exemplos:








 

Receitas Novas:

Pudim de Amêndoas

Vi a receita na internet e fiz as minhas adaptações. Assim como eu, muitas pessoas não gostam de sobremesas com ovos crus ou semi-cozidos.




Ingredientes e modo de fazer:

Bata 500 ml de creme de leite em forma de chantily e reserve.
Numa panela, coloque 500 ml de leite, 2 xícaras (chá) de açúcar e 5 gemas. Leve ao fogo até cozinhar ligeiramente. Acrescente 200 grs. de amêndoas sem pele e trituradas e 2 envelopes de gelatina em pó incolor (hidratadas em 1/2 xícara (chá) de água e dissolvidas, conforme a embalagem). Deixe esfriar (mas sem endurecer)  e incorpore o chantily, delicadamente. Coloque em forma com capacidade para 1 litro e deixe gelar umas 6 horas. Desenforme e sirva com a calda de caramelo. Se quiser, pode fazer um crocante, quebrar os pedaços e decorar o pudim.



ZUCOTTO TRUFADO

Pegue um panetone ou faça um bolo pão-de-ló ou compre bolo pronto e corte em fatias, limpando a parte escura. Deve ter 500 grs de panetone ou bolo.

Forre uma tigela de aproximadamente 16 cm de diâmetro com filme plástico. Sobre o filme plástico, coloque uma camada do panetone ou bolo. Umedeça esse bolo com uma mistura de 1 xícara (chá) de leite e 3 colheres de nescau.
Bata 200 grs. de chantily e espalhe sobre o bolo, formando uma camada de mais ou menos 1 cm. Leve ao frezer por umas 2 horas.
Faça uma mistura trufada, com 300 grs. de chocolate meio-amargo derretido em 200 grs. de creme de leite, junte 1 colher (sopa) de mel e 3 colheres (sopa) da bebida da sua preferência (rum, licor, vinho do porto). Despeje metade dessa mistura sobre a camada de chantily endurecido. Espalhe uma camada de bolo sobre a trufa e umedeça. Termine de colocar a trufa. Leve ao frezer para endurecer novamente.
Retire do frezer e cubra com chocolate mei-amargo derretido. Deixe endurecer e desenforme sobre um prato bonito. Decore o zucotto com um ganache de chocolate, feito com 200 grs. de chocolate meio-amargo e 200 grs. de creme de leite sem soro. Volte à geladeira até o momento de servir.  Decore com raspas de chocolate, castanhas.









PERU FESTIVO - OU CHESTER


O peru é considerado ave símbolo do Natal e não pode faltar na ceia de muitos lares no mundo todo. Na minha casa, nós gostamos mais do chester, achamos uma ave mais macia e saborosa. O modo de preparo é o mesmo, o que vai variar é o tamanho da ave e o tempo de cozimento, sendo que o peru demora um pouco mais para assar.
Estou colocando uma foto que retirei da internet, apenas para aguçar o paladar.





Ingredientes:

- 1 peru (ou chester) de aproximadamente 3.5 kg.
- 1 xícara de suco de abacaxi
- 1 xícara de espumante (ou champagne)
- 2 tabletes de caldo de galinha (dissolvidos em 1/2 xícara de água fervente)
- 1 xícara de cheiros verdes picados
- 3 dentes de alho socados
- 1 cebola média picada
- sal e pimenta do reino a gosto
- 9 tiras de bacon

Modo de fazer: Lave muito bem a ave, mesmo que já compre temperada. Retire possíveis excessos de gordura e limpe bem por dentro. Tempere com os ingredientes acima, exceto o bacon. Deixe descansar nessa marinada, por aproximadamente 6 horas, regando de vez em quando, inclusive por dentro da ave.
Faça uma farofa de sua preferência (vou postar a minha receita posteriormente). Recheie a ave com a farofa, costure a parte de baixo e prenda com barbante as pernas e as asas, para que asse sem deformar.
Cubra com papel alumínio e asse em forno moderado por umas 2 horas. Retire o papel alumínio e fure a ave, para verificar se está cozida. Se precisar, volte mais um pouco no forno, ainda coberta.
Faça um trançado com as tiras de bacon sobre o peito da ave e leve novamente ao formo até que fique bem dourada. Coloque numa linda travessa e decore a seu gosto. Fica muito bonito quando se combina a decoração com frutas típicas do Natal.



LOMBO TRANÇADO e COM FRUTAS


A carne suína é muito apreciada nas festas natalinas. Essa receita é muito saborosa e fácil de fazer. O lombo fica bem úmido. A receita é minha, mas não tenho foto dele, então usei uma foto da internet, que me parece muito apetitoso.





Ingredientes:
- 1 lombo de aproximadamente 1, 800 kg
- suco de 2 limões ou 1/2 xícara de vinho branco (eu prefiro o vinho)
- 1 xícara (chá) de suco de abacaxi ou laranja
- 4 dentes de alho amassados
- 1 cebola pequena picadinha
- 2 colheres (sopa) de cheiros verdes
- 1 colher (chá) de tomilho (opcional)
- 1 galhinho de alecrim (opcional)
Para decorar: Abacaxi cozido em pedaços, ameixas pretas, damascos secos, figos em calda, uvas passas sem sementes, bacon e pimentão vermelho sem pele.
Guarnição: batatas pré-cozidas, passadas na manteiga e douradas ao forno.


Modo de fazer:

Corte o lombo em três tiras, no sentido do comprimento, sem separar totalmente as tês partes. Faça uma marinada com os ingredientes de temperos e deixe o lombo nessa mistura por algumas horas, virando com cuidado, de hora em hora. Coloque numa assadeira e faça a trança, prendendo a extremidade com um palito. Coloque pedaços de bacon  nos espaços do trançado, regue com azeite e leve para assar, coberto com papel alumínio, por aproximadamente 1 hora. Retire o papel, regue novamente com o caldo que se formou na assadeira e volte ao forno para dourar. Quando estiver assado, acomode na travessa de servir, com cuidado e faça a decoração a seu gosto. Guarneça com as batatas ou com uma farofa de sua preferência.
Obs: Eu gosto de tirar o papel alumínio, colocar mais bacon em tiras e terminar de assar com as frutas: abacaxi, ameixa e figos e calda. Acho que fica mais saboroso e ajuda a dar um caramelizado na carne.


CUPCAKE SALGADO


Quem foi que disse que cupcake só pode ser doce? Esqueça isso e invista nessa receita de cupcake salgado, como uma opção de entrada para a sua ceia natalina. Os recheios podem ser os mais variados possíveis. Na minha casa, fazem sucesso o de carne-seca com requeijão, o de bacon com calabresa e queijo prato e o de tomate seco e mussarela de búfala, servido sobre uma cama de rúcula. Mas, acredito que o de frango com milho e requeijão e o de legumes salteados também sejas boas pedidas. Cuidado com o sal, use uma colherinha pequenina, o queijo já é salgado e os recheios também. Outra dica: faça em forminhas de empada, untadas e enfarinhadas e não precisará usar a forminha de papel.




Ingredientes da massa:

- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de leite
- 100 grs de parmesão ralado
- 3/4 de xícara (chá) de óleo
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (café) de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
-  1 pitada de orégano, se gostar (opcional)


Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e reserve. Faça o recheio da sua preferência, misture à massa reservada. Coloque nas forminhas untadas e enfarinhadas até a metade e leve para assar, dentro de uma assadeira, em forno moderado, até que fiquem douradas.
Sequiser, pode fazer uma cobertura de requeijão e polvilhar alho frito, bacon frito e triturado ou castanhas moídas. Eu prefiro simples, sem cobertura.



TORTA DE PÃO DE FORMA

Mais fácil é impossível! Uma ótima idéia de entrada.




Ingredientes:

1 pão de forma sem casca
1 caixinha de creme de leite
a mesma medida da caixinha de leite fervido e frio
1 colher (chá) de sal

Recheio à gosto: pode ser frango cozido  desfiado com um pouquinho de molho; pode ser presunto, mussarela e tomate sem sementes picados e temperados; pode ser creme de palmito com ervilhas e cenouras e também fica muito gostoso com escarola refogada com bacon e tomate seco.

Purê de batatas: cozinhe algumas batatas, amasse e misture sal, leite e margarina ou requeijão cremoso, até dar o ponto de purê.

1 vidro de requeijão cremoso
Legumes, ovos cozidos e frios, para a decoração

Montagem:
Forre muito bem o fundo de uma forma desmontável com as fatias de pão. Umedeça ligeiramente com a mistura de creme de leite. Espalhe o recheio escolhido e coloque nova camada de pão, umedecendo ligeiramente. Coloque o purê de batatas, espalhando bem. Leve para gelar, desenforme e passe requeijão nas laterais e decore a seu gosto.


Outros tipos de tortas frias, que servem como entrada. O exemplo é apenas da decoração. Obs: Serve como uma ótima dica para decorar saladas de maionese.













ARROZ DO EGITO

Esse arroz é delicioso e um prato completo, só falta uma salada para acompanhar! É perfeito para o dia do Natal, que a gente acorda mais tarde e não quer ter muito trabalho.
Eu não sei como se chamaria esse prato, originalmente, mas fiz em certa ocasião e alguém o apelidou de Arroz do Egito e assim ficou. É uma mistura do Frango com Arroz e Amêndoas e do Arroz Sírio, pratos tradicionais da cozinha árabe.




Ingredientes:

Para o arroz:
1 e 1/2 xícaras de arroz lavado e escorrido
4 ninhos de macarrão cabelo de anjo
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho socados
1 colher de manteiga
1 colher de azeite
1 colher de óleo
1 colher (sobremesa) de sal
 3 xícaras de água (eu uso água quente)
1 pitadinha de canela (opcional)

Modo de fazer:
Derreta a manteiga com o azeite e o óleo. Junte o macarrão bem quebrado e vá refogando, até o macarrão ficar dourado. Junte o alho e a cebola  e deixe dourar um pouco, sempre mexendo. Junte o arroz, o sal, refogue um pouco e coloque a água, deixe cozinhar como um arroz normal, acrescentando mais um pouquinho de água, se necessário. Reserve.

Para o Frango:
1 kg de peito de frango sem pele e desossado, retiradas as gordurinhas e temperado com alho, cebola, sal e pimenta do reino branca.
Refogar muito bem o frango em 3 colheres (sopa) de óleo, até ficar ligeiramente dourado. Cobrir de água e cozinhar. Deixe secar toda a água e ficar bem sequinho. Desfie grosseiramente e polvilhe cheiros verdes.

Montagem:
Solte o arroz com um garfo e coloque-o na travessa de servir. Se quiser, polvilhe uma pitadinha de canela. Acomode o frango desfiado sobre o arroz.
Na hora de servir, salpique  150 grs, de amêndoas laminadas.








SALADAS

As saladas não podem faltar em nossas mesas. Além de ser um acompanhamento para os pratos principais, ela agrega ingredientes benéficos e muito importantes na nossa alimentação. Vou trazer algumas saladas diferentes, mas o enfoque é para as saladas mais elaboradas e que se prestam muito bem para as ceias e outras festividades.

Estou iniciando o tópico com uma salada desconhecida para muitas pessoas, mas que faz um sucesso muito grande na minha casa, com meus familiares e amigos. Mas, só faça se você for adepto de uma cozinha que combine o sabor salgado e o doce das frutas (agridoce). Eu, particularmente, adoro!

Alguns exemplos de saladas que fazem bonito:

Salada de folhas variadas, com figos



Salada de Bacalhau




 Salada Salgada de Frutas (com maionese)




Ingredientes:

1 abacaxi pequeno picadinho
2 maçãs picadas e deixadas de molho em água com limão (para não escurecerem)
1/2 manga picada (de preferência que não esteja muito madura)
2 kiwis picados
100 grs. de damascos picados
100 grs. de ameixas secas picadas
100 grs. de nozes picadas
4 metades de pêssegos em calda escorridos e picados
1/2 caixinha de creme de leite
1 vidro pequeno de maionese
1 colherinha de mostarda

Modo de fazer: Misture a maionese, a mostarda e o creme de leite. Envolva as frutas picadas com esse creme e leve à geladeira até o momento de servir. Não tempere com muita antecedência para as frutas não soltarem muito líquido.

(você pode servir em porções individuais, assim como eu fiz, ou numa saladeira grande, com as folhas de sua preferência em volta - dessa vez não coloquei nozes e pêssegos em calda, coloquei pêssegos em fruta, o nacional).


SALPICÃO à minha moda

Existe uma infinidade de receitas de salpicão. na minha família não gostamos de salsão e se tiver pimentão, precisa ser uma quantidade bem pequena. Gostamos dessa receita, e ela serve bem de 12 a 15 pessoas:




Ingredientes:
1 kg de peito de frango cozido temperado com alho, cebola, sal e pimenta, cozido e desfiado.
2 batatas cozidas e bem picadinhas
1 maçã verde e 1 maça vermelha
200 grs. de passas claras sem sementes
1 cebola grande ralada
2 cenouras grandes raladas ou 4 pequenas
Cheiros verdes, sal, pimenta do reino branca, 1 colher (sopa) de vinagre branco e azeite à gosto
1 vidro de maionese ligth
1/2 caixinha de creme de leite (opcional)

Misture tudo e sirva bem gelada e acompanhada de alface.






PASTA DE QUEIJOS

Uma pasta de queijos um pouco mais consistente que o patê, fica maravilhosa para modelagem e com ela podemos fazer coisas muito bonitas. Vejam a receita básica e essas idéias:

Receita básica (você pode variar os temperos, a seu gosto)
Bata no liquidificador 1 lata de creme de leite gelado e sem soro com 200 grs. de muçarela, 100 grs. de queijo gorgonzola e 100 grs. de queijo prato. Tempere com um fio de azeite, sal, orégano, pimenta. Acrescente aproximadamente 300 grs. de ricota bem amassada, prove os temperos e leve para gelar. Modele a seu gosto e decore.

Você pode dar o formato de pinha e fazer a decoração co amêndoas.




Também pode ser modelada e levada à geladeira para ficar bem firme, antes de decorar. Esse boneco de neve pode ter base de pão italiano, para facilitar a modelagem. Use um pão italiano grande (para o corpo) e um pequeno (para a cabeça).






PANETONE SALGADO

(Essa receita é para dois panetones de aproximadamente 600 grs. cada)




INGREDIENTES - MASSA
 50 grs. de fermento para pão
3 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa/rasa) de sal
2 copos  de leite morno 400 ml 
1/2 copo (100 ml) de água morna
50 grs. de queijo ralado
1/2 xícara (chá) de óleo ou azeite
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina 
1 kg de farinha

Modo de Fazer:
Fazer a esponja com o fermento, a água morna e mais ou menos 200 grs. de farinha. Deixe dobrar de volume.
À parte, bata os ovos, junte os demais ingredientes, menos a farinha. Acrescente a esponja crescida e vá colocando a farinha aos poucos. A massa fica um pouco grudenta nas mãos, é assim mesmo. Divida a massa em duas partes. Unte a bancada com um pouquinho de óleo e abra a massa com as mãos. Coloque o recheio de seua preferência e dê o formato de uma bola. Acomode nas formas de panetone e deixe crescer. Antes de assar, faça um corte em cruz, com uma faca bem afiada. Pincele gema e polvilhe queijo ralado. Asse em forno moderado, até ficar dourado.

RECHEIO DE FRIOS e MAÇÃ
1/2 xícara (chá) de cheiro verde
1 colher (copa) de orégano
100 grs. de azeitonas picadas
150 gramas de salame ou mortadela 
150 gramas de presunto
1 maçã picada 

RECHEIO DE QUATRO QUEIJOS
200 gramas de queijo gorgonzola ou mussarela (meu filho não gosta de gorgonzola) 
50 grs. queijo provolone ralado
50 grs. de queijo parmesão ralado
50 grs. de queijo prato ralado
Opcional
1/2 xícara (chá) de nozes
1/2 xícara (chá) de passas brancas
1 colher (sopa) de orégano





BOLO DE LEITE (Baeta)


O Bolo de Leite é també chamado de Baeta e muito comum em todo o Nordeste brasileiro. Em João Pessoa, no hotel em que nos hospedamos, serviam o bolo de leite todas as manhãs. Ele é um bolo, mas com a consistência de um pudim encorpado, uma vez que não leva fermento em pó na sua preparação. Ainda não testei a receita, que me foi fornecida pela cozinheira do hotel e a foto é da internet.




Ingredientes:

1 litro de leite
2 e 1/2 xícaras de açúcar
4 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 pitada sal
1 colher (chá) de essência de baunilha ou raspas de limão
4 xícaras de farinha de trigo

Modo de fazer:
Preaqueça o forno e bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em forma untada e enfarinhada e asse até ficar dourado. 



SORVETES DO NORDESTE


Com esse calor que está fazendo, nada melhor do que um sorvete para refrescar. Melhor ainda, se for um sorvete daqueles do Nordeste, com a cara do Brasil e o sabor das nossas frutas tropicais. Todas as vezes que fui ao Nordeste, fiz questão de experimentar muitos sabores diferentes, mas esses aqui são deliciosos: sapoti, cajá e cupuaçu. Bom demais!!!!!!!!







BOLO DE ROLO


O bolo de rolo é um prato típico do Nordeste brasileiro e se consolidou como patrimônio cultural de Pernambuco, sendo encontrado em restaurantes, feiras de artesanato e locais onde se vendem as comidas típicas. É delicioso e consegui a receita para vocês. Atentem para o passo-a-passo e muito cuidado com o tempo de forno.





Ingredientes da massa:
5 ovos
250 grs. de manteiga sem sal
250 grs. de açúcar
250 grs. de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de fermento em pó (opcional)

Recheio:
250 grs. de goiabada amolecida em ponto de geléia.

Modo de fazer:
Derreta a goiabada com um pouco de água e deixe esfriando enquanto prepara a massa.
Na batedeira, bata muito bem as gemas com a manteiga e o açúcar até ficar esbranquiçado. Junte a farinha, o fermento e por último, as claras em neve.
Distribua a massa em 5 ou 6 assadeiras untadas e polvilhadas com farinha. O segredo é a massa ficar bem fininha. Leve para assar em forno pré-aquecido 180 graus, por aproximadamente de 5 a 7 minutos. A massa não pode ficar escura.
Desenforme em pano ligeiramente umedecido e polvilhado com açucar. Espalhe a goiabada derretida numa camada bem fina e enrole, dando formato de rocambole. Se quiser um bolo de rolo bem grosso, vá aumentando as massas. Depois de enrolado passe pelo açúcar refinado.




ROCAMBOLE COM RECHEIO DE BABA DE MOÇA




Ingredientes da massa:
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
8 colheres (sopa) de suco de laranja
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:
Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Junte o suco de laranja alternando com a farinha. Deslique a batedeira e junte o fermento em pó e as claras em neve. Leve para assar em assadeira retangular grande untada e enfarinhada, até ficar ligeiramente corado na superfície. Não deixe assar demais para não endurecer e dificultar enrolar.
Solte as beiradas e vire sobre um pano polvilhado de açúcar. Enrole como um rocambole e deixe esfriar assim. Desenrole depois de frio, recheie a gosto e cubra com a ganache.

Baba de moça pra recheio:
4 gemas passadas na peneira
1 vidro pequeno de leite de coco
1 lara de leite condensado
Misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sem parar, até engrossar. Deixe esfriar bem, para usar como recheio.

Ganache para cobertura:
200 grs. de chocolate em barra meio-amargo
150 grs. de chocolate em barra ao leite
1 lata de creme de leite que se retira quase todo o soro
Misture os chocolates com o creme de leite e leve ao banho-maria para derreter. Eu costumo levar ao microondas por uns 3 minutos na potência média, mexendo a cada 1 minuto. Se precisar, coloque mais 1 minuto, depende da potência do micro.





TAÇA DE SUSPIROS COM MORANGOS, GANACHE E CHANTILY

Essa é uma receita muito fácil, gostosa e de grande efeito visual, do jeitinho que eu gosto.




Ingredientes:
2 caixinhas de morangos
300 grs. de suspiros pequenos
200 ml de chantily industrial (1 caixinha)
2 colheres (sopa) de açúcar
300 grs de chocolate branco
1/2 lata de creme de leite com soro
2 colheres de licor da sua preferência (eu uso de chocolate)

Modo de fazer:
Lave bem os morangos, reserve uns 6 para a decoração e pique o restante. Reserve.
Bata o conteúdo da caixinha de chantily gelado, com o açúcar até ficar firme. Reserve.
Derreta o chocolate branco com o creme de leite, na potência média do microondas por uns 3 minutos, ou em banho-maria. Mexer bem e acrescentar o licor. Reservar.

Montagem da taça:
Reserve uns 6 suspiros para a decoração e distribua um pouco menos da metade no fundo da taça. Cubra com 1/3 do chantily, espalhando bem. Distribua metade dos morangos picados e sobre eles a metade do ganache de chocolate. Repita as camadas: suspiros, chantily, morangos, ganache.
Para decorar, espalhe pequenas porções do chantily ou faça com bicos de confeitar. Espalhe os morangos e os suspiros reservados. Leve para gelar. 





ENTREVERO DE PINHÃO

(receita típica do Sul e serve bem 12 pessoas)

Cada um tem uma maneira especial de fazer o entrevero de pinhão. Nós gostamos de fazer como um acompanhamento para churrasco e servimos também com arroz de carreteiro e uma salada de folhas verdes.


(foto retirada da Internet)

Ingredientes:

- 800 grs. de pinhão cozido, descascado e picado grosseiramente (reserve alguns inteiros para a finalização do prato).
- 400 g de peito de frango cortado em cubos (3 cm)
 - 400 g de carne bovina (eu gosto de contra-filé sem a gordura) cortado em cubos (3 cm)
 -  2 gomos de calabresa sem pele cortada em fatias
 - 100 g de bacon picado
 - 1 cebola grande picada -
 -  2 tomates sem sementes picados
 - 2 dentes de alho grande moído
 - 1/2 pimentão verde picado
 - 1/2 pimentão vermelho ou amarelo picado (opcional)

 - 1 prato de mandioca cortada em pequenos pedaços e cozida com sal 
 -  5 colheres (sopa) de azeite
 - Sal, pimenta do reino e cheiros verdes a gosto

Modo de fazer:
Coloque o azeite numa panela grande, do tipo wok ou num disco. Junte o bacon e a calabresa e frite até soltar a gordura. Retire do fogo e reserve. Junte a carne bovina, metade do alho e metade da cebola. Refogue bem até cozinhar, colocando sal e pimenta. Retire do fogo e reserve.  Refogue o frango, cozinhando bem,. com o restante do alho, a cebola, sal e pimenta.
Quando o frango estiver cozido, junte os pimentões e refogue um pouco. Junte os tomates, reforgue mais um pouco.
Acrescente todos os ingredientes reservados (bacon, calabresa, carne), mexendo bem para incorporar os sabores. Por último, acrescente os pinhões picados e deixe mais uns 10 minutos no fogo, mexendo para pegar os temperos. Coloque a mandioca cozida e envolva-a com os demais ingredientes, com cuidado para não quebrar muito. Salpique os cheiros verdes e os pinhões inteiros para enfeitar. Fica bonito servir no próprio disco.


COMIDINHAS DO MEU ANIVERSÁRIO


O meu aniversário (25/07) foi numa quarta-feira. Todos trabalhando e mais trabalho no dia seguinte. Não planejei fazer nada esse ano, já havíamos comemorado o aniversário do neto no dia 14 e do sobrinho no dia 20. Mas, sabem como é família: "Você não vai fazer nada? Nem um bolinho?".
Acabei por reunir a família e alguns amigos vieram me cumprimentar. Para facilitar a minha vida, montei uma cesta de pães e fiz dois patês (de tomate seco e de atum). Recheei damascos com creme de queijo e fiz uns espetinhos de ameixa com bacon.
Montei algumas cumbucas com um mix de castanhas.
Minha filha trouxe uma caponata deliciosa e minha prima fez uma torta de palmito.
Também fiz um salpicão, que servi, individualmente, em pratinhos de sobremesa, para acompanhar os pães.
Depois de muito papo, servi um macarrão cremoso e gratinado, também em cumbucas individuais, tudo no melhor do estilo finger food, do qual estou me tornando adepta. Foi um sucesso. Vou mostrar pra vocês um pouco do que fiz.

Salpicão de Frango




Modo de Fazer:
Temperar um peito de frango em cubos, com sal, pimenta, alho e cebola. Refogar bem e cozinhar. Deixe secar a água para não perder o sabor. Desfiar e acrescentar:
1 cenoura ralada, 1 maçã picadinha, 100 grs. de passas brancas, cheiros verdes, 1 cebola pequena ralada, 1 vidro pequeno de maionese, 3 colheres de creme de leite, 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, sal a gosto. Levar para gelar.
Montar pequenas porções nos pratinhos e decorar.


Macarrão aos 3 queijos  (receita para 12 pessoas)




Modo de Fazer:
Quebre mais ou menos 600 grs. de macarrão espaguete e cozinhe al dente em água e sal. Doure 3 dentes de alho picadinhos em 4 colheres (sopa) de azeite e misture ao macarrão. Reserve.
Faça um molho com 1 caixinha de creme de leite, a mesma medida de leite, 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso e 1 colher (chá) de sal.
Monte nas cumbucas 2 camadas de macarrão, a mistura de creme de leite, queijo mussarela e provolone picadinhos. Cubra com mais um poquinho do molho. Se quiser, pode polvilhar queijo ralado.
Frite cubinhos de bacon e espalhe sobre o preparado. Coloque pedacinhos de azeitonas.
Leve ao microondas (3 cumbucas de cada vez), apenas para aquecer e derreter os queijos ( 1 minuto e 30 seguntos).







O ENCANTADOR ESTILO "FINGER FOOD"


Continuando a idéia de comidas e apresentações descompromissadas, apresento pra vocês o estilo finger food, que está fazendo muito sucesso.

O termo "finger food" é inglês e significa "comer com as mãos".
Aparentemente simples, o finger food pode se tornar requintado e utilizado nas mais diversas comemorações.
Pode ser desde o descontraído piquenique, até uma festa requintada.

O que me encanta neste estilo de servir é que, normalmente esses alimentos são servidos em palitos, copinhos, colheres ou pequenos bols e panelinhas. Existe uma infinidade de modelos no mercado e cada um pode usar a sua criatividade à vontade.

Esse tipo de serviço apresenta inúmeras vantagens, uma vez que os convidados podem se servir sozinhos, experimentam uma variedade de alimentos numa mesma refeição e dispensa o uso de louças e talheres mais elaborados, além de facilitar a limpeza depois da festa.

As comidinhas no estilo finger food podem ser frias ou quentes e permitem uma apresentação muito bonita, o que, por si só, contribui para a decoração da mesa e alegra a festa.

Na minha casa, nós ficamos adeptos desse tipo de serviço e sempre que organizo uma reunião, lanço mão das minhas comidinhas em miniatura e todos adoram.

Já fiz mini-cuscus, mini-abóboras recheadas, mini-charutos, mini-empadão, risotos servidos em panelinhas, sopas cremosas em mini-bols, mini-escondidinhos, palmito com massa folhada, tacinhas com saladas variadas, além dos tradicionais canapés; pepinos recheados e outros petiscos.

Aos poucos, colocarei algumas receitas e fotos para que vocês tenham idéias, se encantem e descubram o prazer de servir nesse estilo.

Vajam essa mesa decorada com as mini-porções, como ficou linda. A idéia é da Célia Rabelo, do site Sabores da Minha Infância.




Encontrei algumas sugestões na internet e são semelhantes às feitas por mim. Vejam que idéias interessantes:

1- Mini-cuscus (faça uma receita de cuscus tradicional, que pode ser de frango, de atum ou de calabresa e enforme em forminhas de empadas).



Receita básica (pode ser de frango, de palmito, de calabresa, de camarão, de sardinha).

Ingredientes:
- 2 tomates sem sementes picadinhos
- 1 lata de ervilhas
- 1/2 kg de peito de frango cozido e em pedacinhos ou 2 latas de sardinha ou 2 calabresas em pedacinhos ou 400 grs de camarão miúdo ligeiramente cozidos ou vidro de palmitos picadinhos
- 2 ovos cozidos picadinhos
- 1/2 xícara de chá de azeitonas sem sementes picadas
- 1 cebola pequena picada
-  2 dentes de alho amassados

-  3 colheres (de sopa) de azeite
- 1 cubinho de caldo (do sabor correspondente ou de legumes)
- 3 colheres (sopa) de molho de tomate pronto
- 500 ml de água fervente
- farinha de milho amarela em flocos o quanto baste (mais ou menos 2 xìcaras de chá)

- cheiros verdes, sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer:
Refogue o alho e a cebola no azeite até dourar. Junte os tomates, o molho de tomate, o cubo de caldo, o sal, pimenta e cheiros verdes. Refogue um pouquinho. Junte a água e deixe levantar fervura. Junte a farinha de milho de uma só vez e cozinhe muito bem, mexendo sem parar, para não empelotar. Depois de cozido, junte as ervilhas, as azeitonas e os ovos picadinhos. Unte forminhas de empada, coloque uma rodelinha de azeitona no fundo e colheradas da massa do cuscus, apertando bem. Desenforme depois de frio e decore à gosto.
Obs: Para o tamanho das minhas forminhas, essa receita deu 50 mini-cuscus.

2 - Mini-morangas, que podem ser recheadas de camarão, de carne-seca ou de frango.




Receita: (pode ser a se gosto: com carne moída, carne seca, creme de camarão ou frango)
Vou passar uma receita com carne moída e a porção depende do tamanho das abóboras.
8 mini-morangas
50 gras. de bacon picadinho
400 gras de carne moída
2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola picadinha
1 tomate sem sementes picadinho
cheiros verdes, sal e pimenta à gosto
Requeijão - 8 colheres (de chá)
150 gras de mussarela em pequenos pedaços

Modo de Fazer:
Tire uma tampinha das mini-abóboras e retire as sementes. Cozinhe em água e sal por uns 10 minutos (deve ficar cozida, mas firme). Reserve.
Faça o recheio: Refogue o alho, a cebola e junte a carne. Refogue mais um pouco e junte o tomate e os temperos. Continue refogando até a carne estar bem cozida.
Coloque 1 colher (chá) de requeijão em cada abóbora. Complete com o recheio de carne moída e cubra com pedacinhos de mussarela. Leve ao forno para derretar o queijo.
Obs:
Se fizer com camarão, não coloque a mussarela. Cubra com pelotinhas de manteiga e leve ao forno. Quando retirar do forno, cubra com um acolher de requeijão e polvilhe salsa picada.
Se fizer com carne seca, cubra com pedacinhos de queijo coalho e regue com manteiga de garrafa.


3- Uma  idéia bem gostosa é fazer uma massa (macarrão parafuso) com linguiça ou com legumes e servir dentro da mini-moranga.



4- Uma idéia muito apreciada na minha casa são os mini-charutos de repolho, mas também podem ser feitos com folhas de uva (costumo colocar tomate e cenoura ralada junto com o arroz e a carne, assim ficam mais úmidos e saborosos). Podem ser servidos em porções ou individualmente em pequenos recipientes.



Receita:
Tenho um pouco de dificuldade em dar a receita do charuto, pois em casa, fazemos com a quantidade de repolho de que dispomos. Mas vou tentar simplificar:
Coloque uma panela grande com água e sal para ferver. Junte o repolho inteiro; isso vai facilitar a retirada das folhas, sem quebrá-las. Deixe ferver alguns minutos, vá retirando as folhas e voltando o repolho para a fervura. Corte as folhas em dois ou três pedaços, tirando a parte dura do meio. Reserve.
Faça uma mistura de arroz cru lavado, carne moída, tomate picadinho, sal, pimenta, cheiros verdes e cenoura ralada. Uso a seguinte proporção: 1 xícara de café de arroz, 100 grs. de carne moída, 2 colheres de tomate picado, 2 colheres de cenoura ralada. Misture muito bem.
Coloque uma pequena quantidade da mistura de arroz no centro da folha de repolho e enrole. Forre o fundo da panela com pedaços de folhas de repolho e acomode os charutos, um ao lado do outro, de maneira que fique somente duas camadas, para facilitar o cozimento. Se quiser, pode regar um pouco de molho de tomate. Cubra com água e leve para cozinhar. Quando secar a água, faça um furinho em um deles e veja se o arroz já está cozido ou se precisa de mais um pouco de água.


5- Mini-enroladinhos de salsicha
Você pode variar o tipo de salsicha e também pode fazer de presunto e queijo. De qualquer jeito, é uma delícia. A foto é do site saboresdomatogrosso e a receita é minha.




Receita - Rendimento aproximadamente 40 unidades
Ingredientes:
30 grs. de fermento biológico ou 2 tabletes
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal

1 xícara (chá) de leite morno
1 copinho de iogurte

5 xícaras (chá) de farinha de trigo, aproximadamente
2 ovos
3 colheres (sopa) de óleo
2 ovos

40 minisalsichas de frango cozidas
1 gema para pincelar, batida com um pouquinho de café frio e doce.

Modo de fazer:
Em uma tigela, faça a esponja com o fermento, o leite e o açúcar. Deixe crescer por uns 20 minutos. Junte os demais ingredientes da massa, amasse bem e deixe crescer novamente até dobrar de volume.  Abra a massa em uma superfície enfarinhada, deixando com 0,5 cm de espessura e corte em retângulos e depopis corte novamente, formando triângulos, num tamanho de uns 8 cm, ou que possa enrolar a salsicha.  Arrume os enroladinhos na assadeira untada e enfarinhada, deixando pequenos espaços entre eles. Fica mais bonito se você fechar bem a abertura e colocar virado para baixo. Deixe crescer novamente por uns 20 minutos. Pincele os enroladinhos com a gema misturada com um pouquinho de café frio e leve para assar até dourarem. Retire-os da assadeira e cubra-os, para permanecerem macios.



6- Espetinhos

Você pode fazer espetinhos dos mais variados ingredientes: azeitona, tomatinhos cereja, queijos diversos, enroladinhos assados de ameixa com bacon, espetinhos fritos de carne com tomate e cebola etc. Acho que fica bem bonitinho servir, como esse exemplo da foto, acompanhado de um molho para que as pessoas possam temperá-los ao seu gosto.  Esse da foto foi feito com metades de tomates-cereja, folhas de manjericão e metade de mini-bolinhas de mussarela de búfala.







7- Canapés
 Os canapés são opções muito interessantes para servir no estilo finger food e podem ser feitos com base de pão ou de legumes e com as mais variadas coberturas. Vejam as idéias abaixo:














8- DIPs e PATÊS

Os patês e os dips são ótimas opções de pastas para serem servidas com pãezinhos, torradas e chips de milho.
Os patês tem consistência mais firme e podem ser acomodados sobre as torradas e nos canapés.
Os dips são mais cremosos, a própria palavra já indica ser um "mergulho". O ideal é que sejam servidos em tigelinhas, para que as pessoas possam "mergulhar" o alimento que os acompanhem.

Patê de frango, presunto, atum, tomate seco
A base é sempre a mesma: partes iguais de maionese e creme de leite sem soro. Acrescentar frango cozido e desfiado ou presunto processado ou atum amassado ou tomate seco picadinho. Temperar com sal, pimenta, cheiros verdes à gosto.

Patê de ricota
Amassar 400 grs de ricota, misturar 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso e temperar com sal, pimenta e cheiros verdes. Se estiver muito duro, dar o ponto mais cremoso com maionese ou creme de leite.

Dip de abacate (ótimo para servir com grissini ou salgadinhos de milho)
Bater no liquidificador ou processador: 1 abacate em cubos, 1 potinho de iogurte natural, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 colher (chá) de sal e pimenta à gosto. Algumas pessoas gostam de colocar um pouquinho de tabasco. Depois de batido, acrescentar 1 tomate sempele e sem sementes picadinho e cheiros verdes. Servir bem gelado.

Dip de cebola e bacon
Pique 1 cebola em pedacinhos e leve para dourar com 1 colher (sopa) de óleo, 1 pitada de sal e 1 colher (chá) de açúcar. Reserve.
Frite 100 grs. de bacon picadinho até ficar bem crocante.
Misture a cebola e o bacon com 2 colheres (sopa) de maionese e 1 lata de creme de leite sem soro. Verifique a necessidade de acrescentar sal e coloque numa tigelinha. Na hora de servir, polvilhe gergelim torrado.










IDÉIAS E RECEITAS PARA UM PIQUENIQUE


Piquenique lembra descontração e nada mais descontraído do que um alimento que possa ser comido com as mãos, sem a preocupação com pratos e talheres. Sanduíches variados e embrulhados com papel celofane ou alumínio são ideais, assim como os bolinhos, do tipo cupcakes, que são servidos com a própria forminha de papel.
Para os sanduíches, sugiro uma opção com carne ou presunto e outra opção vegetariana, à base de queijo cremoso e legumes.
Vejam essas idéias:
1- Sanduíche enrolado: Faça com pão de forma sem casca e cortado no sentido do comprimento. Espalhe sobre o pão uma pasta feita com ricota, sal e temperos à gosto, maionese ou creme de leite.Sobre o creme de ricota, espalhe cenoura ralada, azeitonas bem picadinhas e, se quiser, pode colocar ervilha e milho verde. Enrole bem apertado, corte no tamanho desejado e embrulhe em papel alumínio. Conserve em frasqueira térmica até servir. na hora de servir, se quiser desenformar, pode polvilhar cheiros verdes e sementes de gergelim ou papoula. 




2- Sanduíche assado ou grelhado - Tipo bauru
    A opção é fazer com pão de forma, mas também pode ser usado ciabata. Espalhe maionese no pão, presunto ou rosbife e mussarela; se quiser, pode colocar tomate temperado, mas ele umedece muito o sanduíche. Regue cada lado do pão com um pouquinho de leite misturado com sal e queijo ralado. Leve ao forno para assar ou em sanduicheira. Quando estiver frio, embrulhe e conserve em local refrigerado.




Vi essa idéia na internet (perdão, mas não anotei a fonte) e achei o máximo. Aqueles potinhos de geléia podem ser reciclados e viram recipientes para acomodar saladas para o piquenique. Esse potinho contém grão-de-bico, repolho roxo e cenoura ralados e castanha de caju. O molho é servido à parte. Adorei!


Os cupcakes são ótimas opções de bolinhos individuais e podem ser feitos das mais diversas formas. Vou sugerir uma idéia bem simples, com massa de baunilha e se quiser, pode acrescentar gotas de chocolate, chocolate granulado e até substituir parte do leite por leite de coco. Para que ele fique alto e arredondado, precisa encher a forma quase até a borda da forminha, isso se você optar por não fazer decoração e servir assim, como o da foto.
A receita é simples:
. 1 xícara (chá) de açúcar
. 1 xícara (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente 
. 4 ovos inteiros
. 1 colher (sopa) de baunilha
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
. 1/2 xícara (chá) de creme de leite   
. 1 colher (sopa) de fermento em pó






QUENTÃO e VINHO QUENTE

Bebidas tradicionais das festas juninas. Existem muitas receitas de quentão e vinho quente e depende muito do paladar, se a pessoa gosta mais ou menos forte de bebida alcoólica. No caso do quentão, podemos fazer uma variação, o Chatão, para servir para as crianças, basta não colocar a cachaça e usar um pouquinho mais de gengibre.

Quentão (12 pessoas):
700 grs. de açúcar
1 litro de água
500 ml de cachaça
50 grs. de gengibre picadinho
casca de 1 limão ou laranja
5 cravos da índia
1 pau de canela

Caramelize um pouco o açúcar, junte a água, o gengibre, cravo, canela, a casca de laranja e ferva uns 10 minutos. Junte a cachaça e deixe levantar fervura. Coe para retirar as especiarias. Sirva quente.


Vinho Quente (10 pessoas):
1 litro de vinho seco
2 e 1/2 xícaras (chá) de água
3 xícaras (chá) de açúcar
suco de 2 laranjas
2 maçãs picadinhas
2 xícaras (chá) de abacaxi picadinho ou uvas
6 cravos da índia e 1 pau de canela (faça um amarrado dentro de um coador de papel)

Ferva bem a água, o açúcar, o suco de laranja, as frutas e especiarias. Junte o vinho e ferva mais um pouco. Retire o amarrado das especiarias. Pode ser servido com as frutas.






BOLO DE MILHO COM COCO

(Parece um bombocado de milho)




Ingredientes:

4 ovos
2 latas de milho verde
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
1/2 xícara(chá) de óleo
3/4 xícara (chá) de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
100 grs. de coco ralado

Modo de Fazer:
Escorra o milho e despreze a água. Leve ao liquidificador com os ovos, o óleo, o leite e o leite condensado. Bata até triturar bem o milho. Junte o açúcar, a farinha e o fermento e bata novamente. Coloque numa tigela e misture o coco ralado. Assadeira untada e enfarinhada e forno médio por uns 50 minutos.
Obs: Usei assadeira redonda, de 28 cm de diâmetro.






BOLO COM CASCAS DE FRUTAS

(a foto foi retirada da internet)



Ingredientes:

3 copos de cascas de frutas cruas (pêra, goiaba, maçã e manga);
2 colheres (sopa) de manteiga;
1 colheres (sopa) bem cheia de fermento em pó;
4 ovos;
2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de amido de milho
2 xícaras de leite;
2 xícaras de açúcar.

Modo de fazer:
No liquidificador coloque as cascas e o leite, bata e reserve.
Bata as claras em neve, coloque as gemas, a manteiga e o açúcar.
Acrescente as cascas com o leite, a farinha e o fermento, misture bem.
Leve para assar
em forma untada no forno pré aquecido até dourar. Se quise, polvilhar açúcar e canela ou uma calda de chocolate.




BOLO VERDE


Adorei essa receita. É fácil de fazer, muito saborosa e de visual bonito.




Ingredientes:
4 ovos inteiros
1 potinho de iogurte
1/2 potinho de óleo
1/2 potinho de leite
1 pacote de gelatina sabor limão
1 pacote de mistura para bolo sabor limão
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Cobertura:
1 lata de leite condensado
raspas de 1 limão thaiti
suco de 3 limões

Modo de fazer:
Dissolva a gelatina em metade do leite quente e leve ao liquidificador. Bata ligeiramente e junte o restante do leite, o óleo e o açúcar. Bata mais um puco. Junte os demais ingredientes e bata. Leve ao forno 200 graus, em assadeira untada até dourar. Quando retirar do fogo, deixe esfriar um pouco e cubra com a mistura de leite condensado e ~suco de limão. Polvilhe as raspas de limão.




PAVÊ BOMBOM
(com castanha do Pará, macadâmia ou amêndoas - opcional)





Ingredientes:
2 bolos (da marca da sua preferência), sabor abacaxi ou laranja (retire a parte escura dos bolos e corte em fatias de aproximadamente 0,5 cm). Se quiser, pode ser feito com bolacha champagne.
1/2 copo de guaraná ou leite de coco (eu prefiro o guaraná)

Creme:
1 lata de leite condensado
400 ml de leite
2 colheres (sopa) bem cheias de de amido de milho
2 gemas
gotas de baunilha
1 lata de creme de leite sem soro
Misture tudo (menos o creme de leite) muito bem e leve ao fogo até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Mexa bem e deixe esfriar. 

Ganache:
220 grs. de chocolate meio-amargo
1 lata de creme de leite
1 dose de rum ou licor amarula 

1/2 xícara (chá) de castanhas picadinhas (opcional)
8 bombons (eu uso 4 sonhos de valsa e 4 ouro branco)


Montagem:
Uma camada do bolo fatiado (ou bolachas), metade do creme, as castanhas picadinhas, outra camada de bolo, o restante do creme. Espalhe 4 bombons picadinhos. Cubra com a ganache e os outros 4 bombons picados. Leve para gelar. Eu gosto de fazer de véspera.






EMPANADAS


As empanadas são tradicionais nos países de língua espanhola. Com algumas variações, elas são muito consumidas pelos locais e procuradas pelos turistas. Comi empanadas na Argentina, no Peru e no Chile.
Gostei mais das empanadas argentinas, porque o recheio leva menos cebola e os temperos, como a páprica e o cominho são menos acentuados. Também, na Argentina comi umas empanadas, onde a carne era refogada antes de rechear e no Chile me serviram um tipo de empanada onde a carne assava junto com a massa e não gostei.
Como disse quando iniciei o blog, a cozinha é uma alquimia e sempre procuro adaptar as receitas ao paladar da minha família. Essa receita é a minha preferida e vou dividir com vocês. Espero que apreciem.





Ingredientes:

1/2 kg de farinha de trigo
120 grs. de banha ou margarina culinária
1 coher (sopa) de aguardente
1 gema  - guarde a clara para fechar as empanadas
1 colher (sobremesa) rasa de sal
1 xícara (chá) de água morna
1 colher (café) de fermento em pó

1 gema para pincelar antes de assar


Recheio:
500 grs. de carne moída (eu uso patinho)
1 dente de alho socado
1/2 cebola picadinha
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de sal
cheiros verdes - pimenta do reino e cominho, se gostar
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
1 colher (sopa) de requeijão
6 azeitonas picadinhas
3 ovos cozidos e picados


Modo de fazer:Reforgue o alho amassado e a cebola no azeite. Junte a carne, a pimenta  e refogue bem. Coloque o sal e polvilhe a farinha aos poucos e refogue mais um pouco, para cozinhar a farinha. Junte o requeijão, as azeitonas picadas e os cheiros verdes. Reserve até esfriar.
Misture os ingredientes da massa, amassando bem. Cubra com um plástico e deixe descansar uns 20 minutos. Faça 20 bolinhas de tamanhos iguais e abra cada uma em forma de círculo. Coloque o recheio de carne e pedacinhos dos ovos cozidos, pincele a clara nas bordas internas e feche no formato de meia-lua, apertando bem as bordas. Se quiser, pode-se fazer pequenos beliscões na borda. Pincele com gema e leve para assar em forno médio, até dourar.
Obs. 1- Se quiser fazer menores, vidiva a massa em mais bolinhas.
Obs. 2-  A empanada tradicional é a de carne, mas pode-se fazer também com frango, milho e requeijão. Para os vegetarianos, pode-se usar a escarola refogada com azeite e alho, tomate seco e mussarela de búfala. Fica delicioso também. 





FRANGO EXPRESSO CREMOSO






Ingredientes:
1kg de peito de frango cortado em filés pequenos
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de maionese
cheiros verdes e pimenta do reino à gosto
1 lata de milho verde
1 pacote de sopa de cebola
1 xícara (chá) de leite
1 lata de creme de leite com o soro, com 1 colher (café) de sal
3 colheres (sopa) de requeijão
50 grs. de queijo ralado 

Modo de Fazer:
Tempere os filés de frango com o sal, a pimenta, a maionese, os cheiros verdes e 2 colheres da sopa de cebola. Arrume numa travessa de vidro, untada com azeite e deixe descansar uns 15 minutos.
Despeje metade da lata de milho sobre os filés.
No liquidificador, bata o restante do milho, o restante da sopa de cebola, o requeijão, o leite e o creme de leite com sal.
Polvilhe metade do queijo ralado e leve ao microondas, com o pirex parcialmente tampado, na portência alta, por 11 minutos.
Após esse tempo, mexa levemente os filés. Polvilhe o restante do queijo ralado e volte ao microondas por mais 11 minutos. Se estiver muito líquido ou dependendo da potência do seu micro (se for fraca), pode-se deixar mais uns 3 minutos. Retire do micro, coloque sobre um descanso de panelas, cubra com uma toalha e deixe em descanso por 5 minutos.





BOLO TOALHA FELPUDA

(a receita é minha e a foto é da internet, mas o meu fica igual)




Ingredientes da massa:
4 ovos - claras em neve
100 gramas de margarina sem sal
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
1 vidro pequeno de leite de coco
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Fazer:
Bata as claras em neve e reserve. Misture o leite e o leite de coco e reserve. Na batedeira, bata as gemas com a margarina e o açúcar até esbranquiçar. Vá alternando a farinha e os leites até acabar a mistura. Desligue a batedeira e acrescente o fermento em pó e as claras em neve, delicadamente. Coloque em forma untada e enfarinhada e asse em forno médio. Depois de assado, furar todo o bolo com um garfo e despejar a calda. Cobrir com coco ralado.

Calda:
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
Misture e despeje sobre o bolo ainda quente.

Cobertura:
1 pacote de 100 grs. de coco ralado ou Flococo.

Obs: Se quiser, pode-se cortar os pedaços, passar na mistura de leite condensado e envolver com coco. Embrulhar em papel alumínio e levar à geladeira. Fica maravilhoso!





PUDIM DE PÃO

Essa é daquelas receitas antigas, que minha avó e minha mãe sempre fizeram. Tive um pouco de dificuldade para acertar as medidas, porque antigamente era tudo feito "a olho" e foi assim que eu sempre fiz. Você pode aumentar as quantidades, dependendo do tamanho da sua família, mas essa receita serve bem 8 pessoas. Eu coloco uvas passas, mas também pode ser feito com frutas cristalizadas ou simples, apenas com canela. Uma delícia!



Ingredientes:

2 pãezinhos amanhecidos (do tipo filãozinho)
2 copos (requeijão) de leite
4 ovos
9 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de margarina
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de passas escuras
margarina e açúcar para untar a forma

Modo de fazer:
Corte os pãezinhos em pedaços e coloque o leite. Deixe alguns minutos de molho. Leve ao liquidificador e junte os demais ingredientes. Bata bem. Depeje em forma untada com margarina e polvilhada com açúcar. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno médio, em banho-maria, por aproximadamente 50 minutos.
Obs: A água do banho-maria já deve estar fervendo e o forno pré-aquecido.





BACALHOADA À MINHA MODA

Seja em que época do ano for, bacalhoada é sempre uma boa pedida. Na semana santa, então, não tem jeito. Aqui em casa não dispensamos. Faço bacalhau de várias maneiras, mas esta receita é fácil e muito saborosa. Só precisa de um arroz branco e uma salada verde para acompanhar. Façam e depois me digam se gostaram. Feliz Páscoa a todos!



Receita para 6 pessoas

Ingredientes:
1.200 kg de lombo de bacalhau, aproximadamente (corte em pedaços grandes e demolhar em geladeira, com 48 hs. de antecedência, trocando a água várias vezes)
8 batatas grandes
2 pimentões (das cores preferidas - eu gosto de vermelho e amarelo)
2 cebolas grandes fatiadas
1 cabeça grande alho
1 vidro de palmito
200 grs. de zeitonas pretas
1 colher (sopa) de vinagre branco
sal, pimenta vermelha, cheiros verdes 
Ovos cozidos, se desejar
Azeite o suficiente

Modo de fazer:

Afervente o bacalhau numa panela grande e prove o sal. Se precisar, coloque um pouquinho. Retire-o da água do cozimento e aproveite essa água para cozinhar as batatas, cortadas em rodelas de aproximadamente 1,5 cm. Tire as peles do bacalhau e as espinhas, mas deixe em postas de tamanho médio. Reserve o bacalhau e as batatas cozidas.
Numa frigideira, coloque um pouco de azeite e alguns dentes de alho em lâminas e frite. Vá colocando as postas de bacalhau nesse azeite e deixe um pouco de cada lado. Faça isso com todos os pedaços de bacalhau, repetindo o processo. Polvilhe cheiros verdes e reserve.
Em outra frigideira, coloque mais azeite e alho, frite e salteie as batatas. Polvilhe cheiros verdes e pimenta vermelha bem picadinha. Reserve.
Em outra frigideira, coloque azeite e frite as cebolas e os pimentões fatiados. Polvilhe sal, cheiros verdes e pimenta e a colher de vinagre. Reserve.
Faça a montagem do prato: uma camada de batatas, bacalhau, palmito e o refogado de cebola e pimentões. Repita as camadas.
Junte as azeitonas  pretas, regue com mais um pouco de azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por uns 20 minutos, para que os sabores se misturem.
Na hora de servir, se quiser, junte ovos cozidos e picados.





TORTA DE LEGUMES

Uma receita rápida, fácil de fazer e que é um prato quase completo, faltando apenas uma salada bem gostosa. Dá para aproveitar sobras de legumes já cozidos e aquelas pequenas porções que ficam na geladeira e que não são suficientes para fazer um prato completo. Eu uso o que tenho na geladeira, às vezes coloco presunto, mussarela ou sobras de carne assada. Essa eu fiz apenas com queijo branco e legumes.



Ingredientes:

4 ovos
1 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de sal
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
1 colher (sopa) de fermento em pó
2  xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de fazer: Bater tudo no liquidificador e juntar:
1 prato fundo de legumes pré-cozidos  com sal (cenoura, vagem, couve-flor, brócolis);
2 tomates sem sementes picados e temperados com sal, pimenta, cheiros verdes e 1/2 cebola picadinha;
2 colheres (sopa) de zeitonas picadas
1 píres (chá) de queijo branco picado
1/2 lata de ervilhas
1/2 lata de milho verde

Misture tudo e coloque em forma média, untada e enfarinhada.  Polvilhe 2 colheres (sopa) de queijo ralado e leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos.






BRIGADEIRÃO

A Páscoa está chegando e as pessoas procuram receitas com chocolate, para a sobremesa do domingo. O brigadeirão é fácil de fazer, rápido e muito saboroso e você pode combinar com raspas de chocolate, com frutas vermelhas ou simples, somente com granulado.




Ingredientes:

5 ovos
1 lata de creme de leite
2 latas de leite condensado
1 vidro de leite de coco
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de amido de milho

margarina e açúcar para untar a forma

chocolate granulado para decorar  - cerejas ou raspas de chocolate, se preferir.

Modo de Fazer:

Bata os ingredientes do pudim no liquidificador. Coloque na forma de anel, untada com margarina e polvilhada com açúcar. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio, em banho-maria, por aproximadamente 1 hora.
Obs: a água do banho-maria já deverá estar fervendo quando colocar no forno.






MOUSSE DE CHOCOLATE

Em tempos em que se fala muito sobre o cuidado de se utilizar ovos crus, adaptei minha receita de mousse de chocolate e ficou deliciosa. Substitui os ovos por chantily industrial, que já vem adoçado e um pouco de gelatina sem sabor, para manter a consistência.


Ingredientes:
250 grs. de chocolate meio amargo
250 grs. de chocolate ao leite
200 ml de creme de leite
200 ml de chantily industrial (deve estar gelado)
12 grs. de gelatina em pó sem sabor
1/4 xícara (cha) de água.

Modo de Fazer:
Pique os chocolates, misture o creme de leite e aqueça em banho-maria ou no microondas (potência média), mexendo até derreter. Bata muito bem até ficar frio e completamente homogeneizado. Acrescente o chantily, cuidando para não perder o aerado da mistura. Reserve.
Hidrate a gelatina na água por 1 minuto e leve ao micro por 30 segundos ou banho-maria, até derreter. Acrescente devagarinho e mexendo à mistura de de chocolate.
Coloque em recipiente de preferência de vidro e leve à geladeira.




CREME DE PAPAIA COM CASSIS

Uma sobremesa leve, prática e muito saborosa. A receita serve 4 pessoas.



Ingredientes para 4 pessoas:
4 xìcaras (chá) de mamão papaia
8 bolas de sorvete de creme
3 colheres (sopa) de leite condensado
licor de cassis a gosto

Modo de fazer:
Bater no liquidificador o mamão, o leite condensado e 1 bola de sorteve. Juntar o restante do sorvete e bater ligeiramente. Coloque em taças e acrescente o licor de cassis na quantidade desejada. Tome cuidado porque o licor é muito doce. 







BRIGADEIRO DE CAIPIRINHA

Minha amiga Leiliana postou a receita no Facebook e eu resolvi experimentar. Ficou ótimo porque o álcool evapora e fica apenas o sabor da cachaça.




Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
50 ml de cachaça (de preferência envelhecida)

Modo de fazer:
Misture bem os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sem parar, até desgrudar da panela.
Despeje em prato untado com margarina. Espere esfriar, enrole os docinhos, passe no açúcar cristal e polvilhe raspas de limão.
Nota: O meu foi passado no açúcar refinado.




CARPACCIO DE ABÓBORA

O prato pode servir como uma entrada para um jantar e depende da quantidade de pessoas. Esse eu fiz como uma porção individual.



Ingredientes:

Abóbora de pescoço que esteja meio verde - 8 fatias ou mais, se desejar
5 tomates cereja (daqueles maiores)
2 colheres (sopa) de ricota
1 colher (sopa) de requeijão
2 nozes
1 damasco
2 colheres (sopa) de lascas de parmesão
2 colheres (sopa) de passas escuras
sal, pimenta, cheiros verdes à gosto
alface picadinha à gosto


Modo de fazer:
Cozinhe ligeiramente a abóbora em água e sal. Escorra. Numa frigideira anti-aderente, passe as fatias de abóbora até ficarem bem secas. Reserve.
Faça um patê com a ricota, o requeijão, sal, pimenta. Retire as sementes dos tomates e recheie-os com o patê de ricota. Coloque um pedacinho de noz em cima. Reserve.
Monte o prato: disponha as fatias de abóbora em círculo, faça uma cama de alface. Disponha os tomates recheados sobre a alface e decore com o damasco, as nozes moídas, as passas , cheiros verdes e o parmesão.
 





PERA EM CALDA DE CHOCOLATE



As peras estão maravilhosas. Estou trazendo uma idéia de uma sobremesa fácil, muito leve e saborosa. Ótima para saborear depois de um almoço descompromissado.

Ingredientes:

4 peras maduras
1 pau de canela
2 cravos
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (cha) de açúcar
2 colheres (sopa) de conhaque ou vinho do Porto


Calda:
200 g de chocolate meio amargo
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga

 

Modo de fazer:

Descasque as peras e deixe-as em água com suco de meio limão. Ponha-as em uma panela pequena, de modo que elas fiquem em pé. Junte a água, o açúcar, a canela, os cravos e o conhaque. Se for necessário, junte mais uma medida de água e açúcar, para que possa cobrir as peras.
Leve ao fogo e cozinhe até a pera ficar macia. Reserve.
Prepare a calda: misture o chocolate cortado em pedaços com o leite e leve ao fogo baixo. Mexa até o chocolate se derreter e a mistura ficar uniforme.
4. Retire do fogo e adicione a manteiga. Mexa vigorosamente. Deixe esfriar e despeje sobre a pera cozida.





LASANHA DE BERINGELA

(Fácil de fazer e muito leve) 
Uma assadeira retangular, tamanho pequeno fornece 4 porções generosas




Ingredientes:

Massa para pastel (quantidade suficiente para fazer 3 camadas do tamanho da assadeira)
1 beringela grande cortada em fatias, no sentido do comprimento
250 grs. de carne bovina moída (se quiser)
1/2 lata de molho de tomate pronto da sua preferência (eu uso ligth)
1/2 copo de leite desnatado
4 azeitonas picadinhas
2 colheres (sopa) de óleo
6 fatias de queijo mussarela
sal,  alho, cebola, pimenta e cheiros verdes à gosto.

Modo de Fazer:

Refogue o alho, a cebola, a carne muito bem. Junte o sal à gosto, a pimenta, as azeitonas e os cheiros verdes. Coloque o molho de tomate, 1/2 copo de água e deixe ferver um pouco. Junte o leite, ferva mais um pouco e desligue.
À parte, cozinhe as fatias de beringela em água e sal, deixando cozidas, porém firmes. Escorra e reserve. Coloque água para ferver com sal e um fio de óleo. Quando estiver fervendo, cozinhe rapidamente tiras da massa de pastel (conforme o tamanho da sua assadeira). Escorra e reserve, sem sobrepor umas às outras (o ideal é ir cozinhando e montando a lasanha. Quando isso não é possível, eu unto o fundo de uma assadeira e vou distribuindo a massa cozida, para não grudar). Reserve.

Montagem:

Coloque uma colher de molho de tomate e 1 de leite no funda assadeira, para fazer um fundo e não grudar a massa.
Distribua 1 camada de massa, uma camada de molho de carne, uma de beringela, distribua 2 fatias de queijo picadinhas e repita as camadas: massa, molho, beringela, queijo. Termine com uma camada de massa, coloque o restante do molho de carne e distribua mais duas fatias de queijo picadinhas. Leve ao microondas por uns 5 minutos, até derretar o queijo.





BROWNIE




A história do brownie é a história de alguém que errou uma receita e a família adorou o erro. Uma dona de casa inglesa foi fazer um bolo de chocolate, não tinha cacau em pó e resolveu substituir  por chocolate em barra. Não bastasse isso, se esqueceu de colocar fermento na massa. Nascia aí uma nova receita, o brownie, que é um bolinho de massa pesada, casquinha crocante e quebradiça e o interior, uma massa com consistência de uma trufa. Uma delícia. A partir daí, muitas variações foram surgindo: tem gente que acrescenta nozes à massa ou outras frutas secas, tem gente que acrescenta uma dose de conhaque ou licor e tem gente que faz uma cobertura de chocolate. Mas, resolvi postar a receita original, que é a que a minha família gosta. Espero que apreciem.


Ingredientes:

3 ovos grandes
150 grs. de manteiga ou margarina
200 grs de chocolate meio-amargo em barra
250 grs. de açúcar
125 grs de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de fazer:

Derreta a margarina no microondas ou em banho-maria. Acrescente o chocolate picado e vá mexendo até derreter o chocolate. Se precisar, leve mais um pouquinho ao microondas. Vá mexendo até ficar quase frio. Acrescente o açúcar e bata bem. Bata os ovos em separado e junte à mistura de chocolate. Acrescente a farinha e o bicarbonato e bata novamente. Coloque em assadeira tamanho de pequeno a médio, untada e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido por de 35 a 40 minutos (até que seque a parte de cima). Deixe ficar morno para cortar.
Obs: Bater na mão e também pode ser servido morno com uma bola de chocolate de creme. 

 




NHOQUE DE BATATAS

Em casa de italianos, é muito comum comer o nhoque e segundo a tradição, deve-se comê-lo no último dia do mês, para ter muita fartura na casa. Para mim, nhoque é sempre muito bom, seja em que dia for e fazemos de batata, de mandioca, de batata-doce e até a massa de semolina. Particularmente, gosto muito de mandioca com molho à bolonhesa.
Hoje privilegiei uma receita de nhoque de batatas, porque é mais comum e percebo que as pessoas gostam mais.


Ingredientes:

1 kg de batatas cozidas e descascadas.
1 ovo e 1 gema
2 xícaras (cha) de farinha de trigo (mais ou menos, depende da umidade da batata)
1/2 colher (sopa) de sal

Modo de fazer:

Amasse as batatas ainda quentes. Misture o ovo e a gema bem batidos e o sal. Vá incorporando a farinha aos poucos e amassando até que fique no ponto de conseguir fazer rolinhos.
Corte os rolinhos em pedaços de aproximadamente 1,5 cm, em superfície enfarinhada, cobrindo com pano, até que todos fiquem prontos, para não ressecar.
Coloque bastante água em panela grande, uma pitada de sal e um fio de óleo. Quando estiver fervendo, vá colocando os nhoques aos poucos. Quando subirem à superfície estão cozidos. Escorra e sirva com o molho de sua preferência.





BOLO DE LARANJA COM CASCA


Ingredientes:
4 ovos
1 laranja pera
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda cobertura:
Suco coado de 1 laranja
Mais ou menos 1 xícara (chá) de açúcar (até ficar bem grosso). Depende da quantidade de suco.

Modo de fazer:
Descasque a laranja tirando a casca bem fina. Retire a parte branca da laranja e despreze. Coloque no liquidificador a casca da laranja, os gomos sem sementes, o óleo e bata um pouco. Acrescente o açúcar, bata mais um pouco e junte os outros ingredientes. Coloque em forma de buraco untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio até que fique dourado (mais ou menos 40 minutos). Retire do forno, aguarde esfriar um pouco e desenforme. Coloque uma calda feita com o suco de uma laranja e mais ou menos 1 xícara (chá) de acúcar. Deixe esfriar totalmente e bom apetite.






PUDIM DE LEITE EM PÓ
(atendendo um pedido e como sugestão para aproveitamento de produtos da cesta básica)


Ingredientes do pudim:


5 ovos
16 colheres (sopa) de leite em pó
500 ml de leite
13 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de amido de milho
gotas de baunilha (se desejar)

Ingredientes da calda:

2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água


Modo de fazer:
Leve ao fogo o açúcar e deixe derreter, cuidando para não queimar. Não deixe muito escuro. Acrescente a água e deixe no fogo até derreter todo o acúcar e formar um caramelo de cor média. Unte a forma de pudim com esse caramelo e deixe esfriar.
No liquidificador, coloque todos os ingredientes do pudim e bata até homogeinizar tudo. Despeje na forma caramelizada, cubra com papel alumínio e leve ao forno, em banho maria, por 50 minutos. Deixe esfriar para desenformar.
Obs: A água do banho-maria já deve estar fervendo quando levar ao forno.





ARROZ PRAIANO


(um prato fácil, de preparo antecipado, servido frio e ótimo para quem está na praia)

INGREDIENTES:
3 xícaras (cha) de arroz cozido e frio
1 lata de seleta de legumes lavados e escorrido 
1 lata de milho verde lavado e escorrido
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
1 tomate sem sementes
1 lata de atum (sólido e em água)
1 vidro pequeno de maionese
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal, cheiros verdes e pimenta à gosto.

GUARNIÇÃO:Alface picada, tomates, cenoura ralada e ovos cozidos. Se quiser, pode acrescentar outras verduras, como rúcula.

Modo de Fazer:Misture muito bem todos os ingredientes e coloque numa forma untada com azeite. Leve à geladeira por algumas horas.
Desenforme e faça a guarnição.

Obs: O atum pode ser substituído por presunto picadinho.




PUDIM VERÃO DE COCO


Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata (medida do leite condensado) de leite
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 envelope de gelatina em pó, sem sabor
1/2 xícara de água

Modo de fazer:Polvilhe a gelatina na água, misture e deixe hidratar por 2 minutos. Leve ao microondas por 30 segundos para derreter, ou em banho maria até aquecer bem.
No liquidificador, coloque os outros ingredientes, bata um pouco para misturar e vá acrescentando a gelatina dissolvida aos poucos.
Leve para gelar. Decore com flococo ou coco ralado e adoçado e ameixas em calda (sem caroço). Se desejar, pode servir com a calda da ameixa num recipiente separado.




TORTA DE BANANA COM NOZES E PASSAS




Ingredientes:4 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
4 bananas nanica bem maduras
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de canela em pó

MODO DE FAZER:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente:
1 xícara (chá) de nozes picadas
1 xícara (chá) de passas escuras

Coloque em forma untada e enfarinhada, polvilhe açúcar e canela e asse em forno moderado.
Depois de assada, coloque no prato de servir e cubra com um glacê de limão: suco de 2 limões e açúcar até ficar uma massa que permita espalhar sobre o bolo. Decore com nozes a gosto.



ROSQUINHA DE NÓ CARAMELIZADA


Essa receita é de família...antiga...minha avó fazia para agradar os netos.


Ingredientes da massa:3 ovos
3 metades de casca de ovo de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Farinha de trigo até dar ponto de enrolar

Ingredientes da Calda:4 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água
gotas de baunilha ou 1 pau de canela

Óleo para fritar.

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes da massa, incorporando a farinha aos poucos e amassando bem até dar ponto de enrolar. Faça rolinhos finos e pequenos nozinhos. Frite em óleo, controlando a temperaratura para não queimar.
Faça a calda: coloque os ingredientes na panela, mexa bem e leve ao fogo. Não mexa mais e deixe ferver até chegar em ponto de fio médio e vá passando os nozinhos fritos pela calda e colocando numa assadeira para secar.
Ponto da calda: o ideal é quando ao colocar a colher e erguê-la, a calda escorra, num fio grosso e espesso.




MJADRA  (Arroz com Lentilhas) - receita para 5 pessoas

Minhas homenagens às colônias árabe e libanesa e minhas desculpas por não seguir a receita tradicional, mas como eu disse quando iniciei o blog, adaptei as receitas ao paladar da minha família.

Ingredientes:1 copo (requeijão) de arroz lavado e escorrido
1 copo (requeijão) de lentilhas
6 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara (chá) de azeite
3 e 1/2  cebolas médias
3 dentes de alho socados
Água e sal o suficiente -
50 grs. de bacon picadinho
Pimenta do reino e cheiros verdes picados
1.200 kg de costelinha de porco

Modo de Fazer: Deixe as lentilhas de molho por umas 8 horas. Cozinhe em água com uma colherinha de sal. Escorra e guarde a água do cozimento para fazer o arroz. 
Refogue o arroz com as 3 colheres de óleo, 2 dentes de alho, 1/2 cebola picada. Junte 1/2 colher (sobremesa) de sal e  2 copos (requeijão) de água (use do cozimento da lentilha e se precisar, complete). Cozinhe o arroz normalmente e reserve.
Numa frigideira, junte o azeite e 2 cebolas picadas e rodelas finas e frite até ficar ligeiramente dourada.
Numa panela, junte 3 colheres de óleo e doure o bacon. Junte o alho e 1/2 cebola, refogue e junte a lentilha, mexendo com cuidado. Prove o sal e acrescente, se necessário.

Monte o prato, colocando arroz e lentilhas e misturando levemente. Por cima, deite as cebolas douradas no azeite. Polvilhe cheiros verdes.
Acompanhe com costelinhas de porco.
Costelinhas: Tempere com 30 minutos de antecedência, com sal, pimenta, alho e cebola e refogue até dourar. Vá juntando água aos poucos e cozinhe até que fique bem macias e douradas.





ARROZ DOCE  (minha receita)


Ingredientes:
1 copo (requeijão) de arroz lavado
2 e 1/2 copos (requeijão) de água 
1 litro de leite fervente (separe 1/2 copo sem ferver, para misturar as gemas e o leite em pó).
1 pitada de sal
2 gemas
2 colheres (sopa) de leite em pó
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de açucar
2 paus de canela
8 cravos da índia
3 lascas de casca de laranja
canela em pó

Modo de Fazer:Coloque na panela de pressão o arroz, a água e a pitada de sal. Quando abrir pressão, cozinhe por 5 minutos. Retire a pressão, abra a panela e junte o leite fervente. Deixe ferver um pouco, junte o cravo, a canela em pau e a casaca de laranja. Em separado, misture o leite frio reservado com as gemas e o leite em pó e vá juntando com o arroz, bem devagar e mexendo. Deixe cozinhar mais um pouco. Acrescente o leite condensado  e o açúcar, cozinhe mais um minuto e retire. Coloque numa vasilha de servir e polvilhe a canela em pó.


SALADA DE SOJA


INGREDIENTES:
1 copo (de requeijão) de soja em grãos deixada de molho por 12 horas.
1 cenoura média ralada em tirinhas
1 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
1/2 cebola média picadinha
1/2 xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre branco
1 colher (chá) de sal
1/2 pimenta vermelha picadinha
Cheiros verdes a gosto

Modo de Fazer:Cozinhe a soja por aproximadamente 35 minutos na panela de pressão, ou até que fique macia. Deixe esfriar.
Misture todos os ingredientes e prove. Se quiser, acrescente mais sal. Fica melhor quando feita com algumas horas de antecedência.



DOCE DE ABÓBORA (na panela de pressão)


Para cada quilo de abóbora, usar 700 grs. de açúcar, 5 cravos da índia e 2 paus de canela.
Nota: tem que ser a abóbora de pescoço, não pode ser moranga.
Descasque e corte a abóbora em pedaços grandes (mais ou menos 4 cm de espessura).

Modo de fazer:Coloque na panela de pressão camadas de abóbora e camadas de açucar. Coloque os cravos da índia e a canela.
Tampe a panela de deixe umas 10 horas. Leve ao fogo. Quando começar a girar o pino da panela (pegar pressão), conte de 2 a 3 minutos (depende da abóbora, se estiver mais madura deixe até 3 minutos). Desligue o fogo e não abra a panela até esfriar completamente (umas 5 horas).
Retire delicadamente os pedaços da abóbora. Se a calda estiver muito rala, leve novamente ao fogo para apurar um pouco. Regue o doce com a calda e leve para gelar.
Uma delícia!




MACARRÃO COM BRÓCOLIS E MOLHO DE QUEIJO (3 pessoas)


300 grs. de macarrão gravatinha, cozido em água com sal e 1 fio de azeite, conforme indicado na embalagem. Reservar.
1 maço pequeno de brócolis cozido com um poquinho de sal e refogado com 3 colheres (sopa) de azeite e 3 dentes de alho e 1 pitada de pimenta do reino. Reservar.

Molho de queijo:
Refogar: 3 colheres (sopa) de óleo, 1 dente de alho picadinho e 1/2 cebola picadinha. Juntar:
2 copos de leite, 1 colher (sopa) de amido de milho (dissolver no leite frio), 1 colher (chá) de sal. Depois que engrossar, juntar 100 grs. de mussarela picada,50 grs. de parmesão em lascas, 2 colheres de requeijão. Quando estiver derretido o queijo, juntar 1/2 caixinha de creme de leite. Prove o sal e, se necessário, acrescente mais um pouquinho.

Montagem:1 camada de macarrão, espalhar um pouco de brócolis refogado, espalhar um pouco de queijo mussarela e metade do molho. Repetir as camadas.
Leve ao microondas por 3 minutos para derreter o queijo.

Obs: No total, uso 300 grs de mussarela




CAPONATA  (Minha receita)


Ingredientes:
4 beringelas médias cortadas em rodelas de 1 cm
2 cebolas médias em rodelas
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1 xícara de azeitonas picadas
1 xícara de passas brancas
1/2 xícara de azeite
1/2 xícara de vinagre branco
1 dente de alho, sal, pimenta, orégano e cheiros verdes a gosto.


Modo de fazer: afervente a cebola com 1 colher (sopa) de açúcar, escorra e reserve.
Cozinhe a beringela com sal e  um pouco de vinagre até amaciarem e reserve.
Pique os pimentões e refogue no azeite com o dente de alho. Retire o alho e junte as azeitonas, as passas e os temperos.
Misture delicadamente todos os ingredientes e deixe descansar de um dia para outro antes de servir.



ROCAMBOLE DE MUSSARELA DE BÚFALA


Ingredientes:1 manta de mussarela de búfala
1 patê feito com 400 grs. de ricota amassada, 1/2 vidro de requeijão, sal, orégano e pimenta à gosto, cheiros verdes, 100 grs de nozes picadas e 100 grs. de azeitonas pretas picadas.
300 grs de tomates secos picados
1 maço de rúcula


Modo de Fazer:
Sobre uma folha de papel alumínio, abra a manta de mussarela de búfala e espalhe sobre ela o patê de ricota.
Sobre o patê, espalhe os tomates secos picados e sobre eles uma camada de rúcula.
Enrole bem apertado, feche com o papela alumínio e leve para gelar umas 3 horas.
Corte em rodelas e arrume no prato sobre uma camada de rúcula.




PAVÊ DE LIMÃO


Uma receita simples, fácil e saborosa!

Ingredientes:
1 receita de pão-de-ló ou 1 bolo pronto, sabor baunilha
1 lata de leite condensado
suco de 3 limões grandes (taiti)
1 lata de creme de leite gelado e sem soro
1/2 copo de requeijão ou a mesma quantidade de crem chese
Refrigerante sabor limão
1 colher (de sopa) de raspas de limão

Bata, no liquidificador, o leite condensado com o suco de limão até engrossar. Junte o creme de leite e o requeijão e bata mais um pouco. Reserve.
Corte o bolo em fatias finas, tirando as partes escuras e acomode em uma taça grande. Regue com um pouquinho de refrigerante de limão.
Coloque metade do creme de limão e repita as camadas.
Polvilhe com as raspas de limão e leve para gelar.

Obs: Pode ser feito em tacinhas individuais ou colocar em um copo, como eu fiz.
Muito bom!!!



REQUEIJÃO COM BACON E ALHO:



Ingredientes:

1 caixa de requeijão (aquele famoso)
200 grs. de bacon em cubos
8 dentes de alho cortados em pedacinhos.
Torradinhas para acompanhar


Modo de Fazer:
Doure o bacon e reserve. Na mesma gordura, doure o alho, cuidando para não queimar e reserve.
Retire o requeijão da caixa, coloque no prato de servir e leve ao microondas por mais ou menos 40 segundos, na portência alta.
Retire, polvilhe o alho, um pouquinho da gordura quente e polvilhe o bacon.
Sirva acompanhado de torradas.




VOCÊ PODE DAR A RECEITA?


A culinária é uma alquimia. Mistura-se um ingrediente diferente, modifica-se a quantidade de algum deles e pronto, já temos um outro prato.
Sempre gostei de me aventurar na cozinha. Quando me casei não sabia cozinhar, mas fui copiando receitas, queimando panelas, salgando demais, adoçando de menos, até que os pratos foram ficando cada dias mais saborosos e eu, tomando gosto pela coisa.
Fiquei ousada, passei a modificar as receitas e adequá-las ao paladar da minha família. A família foi aumentando, o tamanho das panelas também, os amigos sempre chegando e todos perguntavam: O que você vai cozinhar hoje?
Os anos se passaram e, nas festas com amigos, quando normalmente cada um leva um prato, passei a ouvir elogios e sempre tinha alguém que perguntava: Você pode dar a receita?
Também, quando tinha meus filhos pequenos, trabalhava e estudava, era uma grande frustração não poder me dedicar a esta atividade tão prazerosa. Cozinhava nos finais de semana e me obriguei a aprender pratos rápidos no feitio, mas que não perdessem na qualidade e no sabor.
É isso que eu pretendo dividir com vocês: a culinária da mulher moderna, que trabalha e/ou estuda e pretende continuar a seduzir pelo paladar.

Vou postar aqui, pratos simples, de visual bonito e elegante e muito fáceis de fazer.


Copiem, façam, saboreiem e escrevam contando como foi a aventura de vocês.







Um comentário: